A costureira Sebastiana Ribeiro, de 76 anos, já sabe o que vai procurar no Hotel de Deus, voltado para a proteção ao idoso e inaugurado nesta terça-feira (17) pelo prefeito Dr Aluizio, na Linha Azul, Virgem Santa. "Vou fazer artesanato, canto, fisioterapia e visitar os médicos", enumerou a moradora da Aroeira. No Hotel de Deus funcionarão três equipamentos públicos principais: o Centro Dia para Idosos, os consultórios médicos e a Instituição de Longa Permanência para Idosos (ILPI).

Foto: Rui Porto Filho
https://jornalorebate.com.br/20-01/hotel.jpg
Hotel de Deus terá consultórios médicos, centro de convivência para o dia e instituição de longa permanência para a noite

"Esse hotel é feito para cada pessoa que tem mais de 60 anos, para tomar café, ir ao médico, fazer consulta com ginecologista, geriatra, ortopedista. Esse projeto também é feito para quem tem mais de 60 anos e não tem onde morar. É um espaço de proteção, de cuidado, de carinho, respeito, para ser acolhedor, humano, para que se possa ter o compromisso de ser feliz e fazer com que a população acima de 60 anos tenha espaço", definiu o prefeito.

A artista Isamara Martins, de 64 anos, apresentou um Ode de Natal na inauguração e elogiou o hotel. "É muito importante que Macaé ofereça tudo isso para o idoso", destacou. Os integrantes da Guarda Sênior, Célio Borges e Waldecir Aguiar já sabem que o comando da corporação passará a ter sua sede no Hotel de Deus e comemoraram o novo espaço.

"O Hotel de Deus veio favorecer centenas de famílias e traz uma nova esperança para os idosos", assinalou Waldecir. As membras da Guarda Sênior, Teresinha Martins, de 68 anos; Cleuva Aparecida, de 64 anos e Ana Maria Anunciada, de 72 anos, classificaram o Hotel de Deus como um espaço de lazer, convivência e aprendizado para a terceira idade.

Hotel de Deus tem serviços distintos 24 horas

De acordo com a secretária de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos e Acessibilidade, Janine Martins, no hotel funcionarão vários setores integrados no cuidado ao idoso. Os consultórios de atenção à saúde funcionarão de 8 às 17 horas, de segunda a sexta-feira, com especialidades como geriatria, fisioterapia, fonoaudiologia e psicologia.

A secretária informou que o Centro Dia para Idosos é um local de convivência voltado para idosos que até então passam o dia dentro de casa, mas que têm família e não precisam dormir fora. "Então ele vem para o Hotel de Deus de manhã, para oportunizar que a família vá para o trabalho, saia do trabalho e busque seu idoso", citou.

O Centro Dia funcionará das 7 às 19 horas e promoverá diversas atividades como ginástica, aula de canto, de artesanato, pintura, espaço de convivência com sala de jogos, de televisão e de leitura. "Neste caso conseguimos fazer a proteção deste idoso que muitas vezes está sozinho em casa e não lembra de tomar seu remédio, esquece o ferro de passar roupa ligado. Haverá um grupo cuidando deste idoso aqui dentro", ressaltou.

Já a Instituição de Longa Permanência para Idosos (ILPI) vai funcionar 24 horas com dormitórios para idosos em situação de vulnerabilidade, que não têm família ou os parentes não querem cuidar. A visitação é à tarde e aos sábados e domingos. Serão servidas seis refeições diárias. "Estamos com capacidade de 15 atualmente, podendo expandir para até 50 de acordo com a necessidade. Esse idoso passa a ficar no Hotel e ter todas as atividades que os idosos do Centro Dia têm, em uma integração", frisou.

A Educação vai implantar o projeto Analfabetismo Zero no Hotel de Deus; a Secretaria de Cultura vai promover oficinas e o curso de cuidador de idoso do Cetep vai realizar as aulas práticas no local. Na inauguração houve apresentação do coral da Casa da Convivência da Secretaria de Saúde, da Orquestra Popular da secretaria de Cultura e auto de Natal do Centro de Convivência do idoso.

Segundo Janine, o público do Hotel de Deus é voltado para o idoso que mora em Macaé e está em situação de vulnerabilidade, com famílias de renda baixa. O processo de seleção passa pelo Centro de Referência de Assistência Social (Creas) e o Centro Dia. O Hotel de Deus fica à margem da Linha Azul, na Virgem Santa, próximo ao Senai de Macaé.

Blue Sol Energia Solar chega ao município sob o comando dos franqueados Emmanoel Azevedo e Henrique Nunes, que têm como meta disseminar a energia limpa e sustentável pela região  

https://jornalorebate.com.br/19-10/blue.jpg

A experiência acumulada em anos de atuação no setor de construção civil e a atuação técnica na Petrobras encaminharam Emmanoel Azevedo, 52 anos, a se interessar pelo universo da energia. O mesmo aconteceu com Henrique Nunes Sodré da Silva, de 28 anos, que fez carreira no setor de exploração de óleo e gás.  

As pesquisas sobre energias limpas e oportunidades de negócios efetivamente viáveis nesse segmento levaram os dois profissionais a somar experiências e investir na abertura da franquia Blue Sol Energia Solar na cidade de Macaé, no Rio de Janeiro.   

De acordo com Azevedo, o prazer da proposta ambiental, a idoneidade e segurança transmitidas pela equipe da rede, pioneira em levar para o franchising as tecnologias para geração de energia solar fotovoltaica, foram importantes para a tomada de decisão e investimento de, aproximadamente, R$ 220 mil para abertura do negócio em um setor apontado por especialistas de todo o mundo como um dos mais promissores na atualidade.  

Os sócios e novos franqueados da Blue Sol Energia Solar esperam disseminar por Macaé o conceito de geração de energia no ponto de consumo e já delinearam sua atuação. “Queremos levar a energia solar a escolas de médio porte, creches, restaurantes, pequenos supermercados, academias de ginástica e natação, clubes, fábricas de pequeno e médio porte, entre outros estabelecimentos”, define Azevedo.  

Os empreendedores acreditam na viabilidade do negócio e, por isso, entendem ser possível conquistar o retorno do investimento em apenas 12 meses. Essa certeza é sustentada por uma conjunção de fatores. Um deles é o crescimento do setor de energia solar. “Por mais que tentem baixar o valor da energia elétrica, a tendência – enquanto a geração se der via hidrelétricas e termoelétricas - será sempre de alta. Consideramos inevitável para o equilíbrio do setor e para a manutenção da oferta de energia no país, o fortalecimento do consumidor como gerador da sua própria energia. A cada ano que passa, a tecnologia fotovoltaica avança mais e se torna mais acessível, o que torna esse mercado cada vez mais promissor”, finalizam os sócios, que já nutrem a expectativa de abertura de uma segunda franquia da marca dentro de um prazo máximo de 18 meses.

Expansão da rede

A nova franquia Blue Sol Energia Solar em Macaé é a 21ª unidade da marca em operação. A meta da rede é fechar 2019 com pelo menos 40 franquias entre abertas e contratadas em todo o país.  

De acordo com Rafael Cafolla, gestor de franquias da Blue Sol Energia Solar, essa é a 2ª operação da marca no Rio de Janeiro, estado onde a franqueadora planeja chegar a 15 unidades. Outra meta da empresa é ter 150 franquias em todo o país até 2025, com pelo menos uma unidade em cada estado da federação, e mais 50 unidades na América Latina.  

O executivo explica que a franqueadora cuida da elaboração dos projetos, fornecimento dos equipamentos, logística e conexão com as distribuidoras de energia elétrica, enquanto a franquia faz a frente comercial e a instalação dos sistemas. Por isso, a marca vem selecionando como franqueados, candidatos que possuam experiência na área comercial, vivência anterior como empresário, diretor ou gerente, habilidade para gestão de pessoas e disponibilidade para gestão da franquia em tempo integral. “Temos 10 anos de know-how no mercado de energia solar e somos a empresa com o maior número de sistemas comercializados em geração distribuída do Brasil. Nossa estrutura está bem preparada para levar os sistemas fotovoltaicos a todo o país”, finaliza o executivo.  

Blue Sol Energia Solar também conta com franquias em Alphaville (SP), Campinas (SP), Araraquara (SP), Jundiaí (SP), Vinhedo (SP), Bauru (SP), Sorocaba (SP), São José dos Campos (SP), Americana (SP), Rio de Janeiro (RJ), Juiz de Fora (MG),  Fortaleza (CE), Recife (PE), Caruaru (PE), Belém (PA), Cuiabá (MT), Goiânia (GO), Brasília (DF), Manaus (AM), Curitiba (PR) e Bento Gonçalves (RS).  

BLUE SOL ENERGIA SOLAR – UNIDADE MACAÉ
Endereço: Avenida Nossa Senhora da Glória, 1375 Cavaleiros
Macaé - RJ - CEP: 27920-360

Mais sobre a Blue Sol Energia Solar:

Empresa pioneira no setor de energia solar fotovoltaica, a Blue Sol Energia Solar foi fundada no ano de 2009. No início do negócio, a empresa fazia a importação, distribuição e revenda de equipamentos para sistemas fotovoltaicos. No entanto, observando o mercado, os sócios entenderam que poderiam contribuir com muito mais para o desenvolvimento do setor. Foi então que, em 2011, passaram a oferecer cursos para capacitação de mão de obra. Hoje, com 10 anos de atividades, a Blue Sol atua em três frentes: capacitação, desenvolvimento de projetos e instalações comerciais e residenciais na área de energia solar fotovoltaica. A empresa opera nacionalmente e contabiliza mais de 15.000 mil profissionais capacitados e mais de 2.000 mil sistemas fotovoltaicos conectados e comercializados.

Relatório do TCE-RJ apontou o Portal da Transparência do Legislativo macaense como um dos poucos a obter nota avançada    

https://jornalorebate.com.br/19-02/dreduardo.jpg

Uma auditoria realizada pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE-RJ) classificou o portal da transparência da Câmara Municipal de Macaé (CMM) como um dos 11% que alcançaram o nível avançado no Norte Fluminense. O monitoramento foi feito em 2018 e avaliou 91 municípios do Rio de Janeiro com relação ao cumprimento da legislação no quesito transparência e acesso à informação.

Os portais da transparência do legislativo nas demais cidades foram classificados como intermediários (66,6%) e incipientes (22%). Conforme informa o próprio relatório do TCE-RJ, “o objetivo desse diagnóstico é verificar o pleno atendimento às legislações e fazer uma avaliação por região.”

A partir deste resultado, o TCE faz recomendações de melhorias para que a Lei da Transparência (131/2009), a Lei de Responsabilidade Fiscal (101/2000) e a Lei de Acesso à Informação (12.527/2011) sejam integralmente cumpridas.

No caso da CMM, os ajustes começaram em 2018. De acordo com o diretor-geral da Câmara, Gabriel Peçanha, 80% das recomendações feitas pelo TCE-RJ já foram cumpridas. “Até o final de fevereiro, chegaremos aos 100%. Trabalhamos com o objetivo de atingir o nível de excelência no próximo relatório”, frisou.

Embora o resultado da auditoria tenha sido positivo, o presidente da CMM, Eduardo Cardoso (PPS), quer melhorar ainda mais a transparência da instituição. “A nossa meta é ter o melhor portal do estado. Queremos que a população esteja mais próxima e que colabore de forma ativa com o Legislativo. O cidadão, sempre que achar necessário, tem a total liberdade de nos contatar para tirar dúvidas e apresentar questionamentos”, disse.

Segundo informações do TCE-RJ, um novo monitoramento está previsto para 2019. Contudo, a data não é divulgada previamente para os avaliados, que devem estar prontos para uma nova auditoria a qualquer momento.

O portal

O cidadão interessado em consultar os processos do legislativo macaense pode acessar todo o conteúdo do Portal da Transparência pelo link: www.cmmacae.rj.gov.br/transparencia. Na página, estão disponíveis os dados financeiros e administrativos, como o Quadro do Detalhamento de Despesa (QDD), a execução orçamentária, a estrutura, remuneração de pessoal e legislação.

Mais conteúdo

Para quem não pode estar presente nas sessões e audiências públicas, é possível acompanhar as transmissões de duas formas: no site oficial (www.cmmacae.rj.gov.br) ou pelo canal TV Câmara – Macaé, no Youtube. Posteriormente, todo o conteúdo é disponibilizado na galeria de vídeos.

Na página, o leitor pode conhecer os projetos apresentados pelos vereadores e, se desejar, entrar em contato direto com os gabinetes para enviar sugestões, propostas, elogios ou críticas. O Legislativo também conta com o serviço de ouvidoria, que pode ser acionado on-line ou pelo telefone 0800-0242772 (gratuito).

Além das notícias e da agenda de eventos, é possível ter acesso às atas oficiais em formato digital e ficar por dentro dos programas institucionais, entre outros.

Acessibilidade

Já está em fase de implantação uma ferramenta que disponibilizará a conversão dos textos em áudio e em linguagem de sinais para os usuários que navegarem no site da CMM. Hoje, o portal já conta com botões de acessibilidade para quem tem deficiência na visão.

Resultado é considerado positivo e principal realização foi a implantação do Centro de Especialidades Odontológicas (CEO)

Em seis meses de atuação, a Coordenação-Geral de Odontologia de Cabo Frio realizou 34.778 procedimentos de julho até meados de dezembro de 2018, quando a atual gestão assumiu o governo. Os serviços de periodontia e cirurgias foram os mais executados. A principal realização da área foi a conquista de emenda parlamentar no valor de R$ 500 mil para construção do Centro de Especialidades Odontológicas (CEO).

Os meses de maior demanda de atendimento foram outubro (7.924) e agosto (7.245). Os resultados foram apresentados ao prefeito Dr. Adriano Moreno no fim do ano passado pela equipe da Saúde Bucal. Além disso, também foram realizadas 3 mil escovações supervisionadas, de outubro a dezembro, pelo Programa de Saúde Escolar (PSE).

"É ótimo que o prefeito Adriano Moreno perceba a importância real do CEO para a saúde bucal da população cabo-friense, tornando acessíveis atendimentos especializados que não eram disponíveis ao público, como a prevenção do câncer bucal, entre outros, e assim desafogar a demanda nas Unidades Básicas de Saúde", avaliou a dra. Wanda Cordeiro Pereira Porto, coordenadora do CEO Cabo Frio.

Ainda em relação ao CEO, outra conquista foi a especialidade de estomatologia em que é possível fazer um diagnóstico de lesões de boca, como prevenção a este tipo de câncer, com apoio da Universidade Federal Fluminense (UFF). O material é coletado pelo Centro de Especialidades, enviado para o laboratório da faculdade e o resultado é enviado por e-mail para o Centro. Para a dentista e coordenadora do PSE, Ana Paula Souza, considera o resultado bastante positivo, apesar das dificuldades enfrentadas pelo governo.

"Mesmo com toda a crise financeira e a grande dívida de Cabo Frio conseguimos desempenhar o nosso trabalho com maestria por meio de ações de promoção, prevenção e atenção à saúde. Nosso objetivo é melhorar cada vez mais a construção do saber das nossas crianças, modificando os seus hábitos e até mesmo ensinando aos seus responsáveis esse aprendizado", avaliou a dentista Ana Paula Ferreira de Souza, coordenadora do Programa de Saúde Escolar (PSE) Cabo Frio.

Atenção unificada atende às diretrizes do Estado para o serviço

https://jornalorebate.com.br/18-12/cabofrio.jpg

Técnicos da Proteção Especial da Secretaria de Assistência Social (Semas) e do Centro de Atendimento Psicossocial Álcool e Drogas (Caps AD) da Secretaria de Saúde reuniram-se nesta terça-feira (11) para debater as abordagens sociais e o atendimento à população em situação de rua, unificando a atuação das duas secretarias. O encontro aconteceu na sede do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), equipamento da Semas para atendimentos de casos de média complexidade.

As normas do cuidado para a população em situação de rua, publicadas na edição de 29/11/2018 do Diário Oficial do Estado do Rio de Janeiro já são executadas pela Assistência Social de Cabo Frio. A partir das reuniões técnicas com trabalhadores de outras áreas, o serviço será ampliado no município. “Tivemos o encontro para fortalecer a rede de atenção municipal às pessoas em situação de rua. O serviço em Cabo Frio já é executado com base nas diretrizes estabelecidas pelo Estado e nessa reunião avançamos com a proposta de ações integradas entre o Sistema Único de Assistência Social (Suas) e o Sistema Único de Saúde (SUS) para abordagens sociais conjuntas a fim de aumentar a adesão dos usuários aos dispositivos e para grupos temáticos promovidos pelo Caps AD na Casa de Passagem”, explicou Nathan Barbosa, coordenador do Creas, para quem a reunião consolidou o trabalho realizado no município.

Entre as diretrizes do Estado para os municípios, no âmbito da Assistência Social, estão o fim das das ações repressivas, garantia da segurança alimentar e nutricional e a promoção de ações de redução de danos entre usuários de substâncias psicoativas, entre outras.

A implementação das passagens de fauna preservará espécies como o Mico-Leão-Dourado, que está sob risco de extinção

https://jornalorebate.com.br/18-11/mico-leao-dourado.jpg

Após decisão em ação civil pública movida pelo MPF em Macaé, a Autopista Fluminense deu início, neste mês, das obras do primeiro viaduto vegetado no Brasil, na rodovia BR-101, no trecho que liga a cidade do Rio de Janeiro a Casimiro de Abreu. Pelo cronograma apresentado, a construção do viaduto, no km 218, deve ser concluído em abril de 2020. Além dessa obra, começaram também a construção de quatro estruturas tipo passarela para passagem de fauna copa a copa, com previsão de conclusão para setembro de 2019. Também está prevista para início em janeiro do ano que vem a construção 6 estruturas metálicas de passagem de fauna copa a copa (tipo via fauna), com término em dezembro de 2019. Outras 14 passagens subterrâneas já estão em andamento e está prevista a construção de mais uma. Processo no 0098462-16.2016.4.02.5116 (2016.51.16.098462-7)

O MPF ajuizou a ação buscando o cumprimento das condicionantes previstas na Licença de Instalação no 927/2013 (2.7 e 2.9) e na Autorização para Licenciamento Ambiental no 02/2002 ( 2.2 e 2.5), decorrentes da obra de duplicação da BR 101, no trecho compreendido entre os Km 190 e Km 261. Essas condicionantes visam à redução do índice de atropelamento de animais na no trecho da rodovia que corta as áreas da Reserva Biológica de Poço das Antas e da Área de Proteção Ambiental da Bacia do Rio São João / Mico-Leão-Dourado.

Duplicação BR-101

A estrada atravessa uma área estratégica tanto para a biodiversidade, quanto para o desenvolvimento nacional, pois conecta a cidade do Rio de Janeiro com o polo de petróleo Macaé/Campos. Com a duplicação, além do problema dos atropelamentos da fauna da Área de Proteção Ambiental Rio São João/Mico-Leão-Dourado, a estrada passa a funcionar como uma verdadeira barreira para os animais que tentam acessar a Reserva Biológica de Poço das Antas, afetando diretamente os esforços para salvar o Mico-Leão-Dourado do risco de extinção. A espécie é endêmica desta área, ou seja, não ocorre em nenhum outro lugar no Brasil e no mundo. Por isso mesmo, a implementação de passagens de fauna será crucial para a preservação das espécies das reservas ambientais.

sus

Conclamamos os agentes de saúde de Macaé e da região Norte Fluminense a se juntarem a nós no processo de organização e mobilização pela valorização da nossa categoria e pela defesa do Sistema Único de Saúde - SUS. É flagrante o estado de precarização dos nossos direitos e do nosso trabalho nos mais diversos municípios do Rio. Essa precarização se dá através do não cumprimento da legislação federal, não realização de concursos públicos, estruturas administrativas inadequadas e usadas como cabides de emprego por apadrinhamentos políticos, do desrespeito ao piso nacional, da falta de estruturação ou não cumprimento de um plano de cargos de nível médio para a categoria, da total ausência de investimento em formação e qualificação, da ausência de transparência em relação ao uso dos repasses federais ou inércia no sentido de se adequar aos parâmetros que habilitam os municípios a receber estes repasses, dos cortes injustificáveis ou não concessões da nossa insalubridade e periculosidade, da ausência de indenização de transporte, de contratações que dissimulam interesses de controle e manipulação, do não fornecimento de uniformes, equipamentos de proteção individual e insumos de trabalho adequados, incluindo-se os produtos químicos utilizados no combate às endemias e os de proteção solar da pele, comumente encontrados fora de sua validade, inconformes e mal armazenados.

O nosso trabalho é a verdadeira cara do SUS com suas características humanizadas, educativas, acolhedoras e preventivas. Os estudos mostram que a cada real investido nas nossas áreas de atenção básica e vigilância em saúde, economizam-se 6 reais de gastos nos tratamentos de doenças pelas unidades de saúde. Verbas federais são disponibilizadas aos municípios que se adequam à legislação federal, criando alternativas de fortalecimento da gestão financeira dos serviços públicos básicos. Era para tudo funcionar muito bem. Mas querem privatizar os serviços de saúde, perpetuar a precarização e os desvios de recursos através das Organizações Sociais – OSs, empurrar as pessoas para gananciosos e traiçoeiros planos de saúde, destruir o SUS e a nossa categoria junto com ele, fortalecendo um sistema privado e lucrativo de morte e adoecimento. Este é o cenário encontrado em Macaé, onde não se consegue distinguir uma separação entre prefeitura e UNIMED, e nos demais municípios de nossa região. O executivo não dialoga conosco e só toma medidas para nos prejudicar. Por sua vez, a exemplo da atual gestão do SINDSERVI/Macaé, encontramos uma grande carência de entidades sindicais que organize e avance nesta importante luta em defesa da saúde pública, sugerindo expressiva existência de relações promíscuas e desonestas destas lideranças sindicais com o executivo, resultando no concreto abandono da luta dos servidores públicos. Na Câmara de Vereadores, excetuando-se os parlamentares Marcel Silvano e Welberth Rezende que mantém os seus gabinetes abertos à nossa luta, ainda não conseguimos uma quantidade expressiva de parlamentares que levantem a nossa bandeira. O Descaso prevalece!

Devido a todos estes fatores, nós agentes de saúde de Macaé e da região Norte Fluminense entendemos que a saúde pública e os nossos direitos só serão respeitados se nós próprios puxarmos para nós a responsabilidade de construir esta luta com firmeza, ousadia e organização. Neste sentido, após o importante acúmulo nos debates do 1º ENCONTRO REGIONAL DE AGENTES DE SAÚDE – NORTE FLUMINENSE, realizado nos dias 25 e 26 de julho de 2018, organizado pelas comissões de educação e saúde da Câmara de Vereadores em parceria com os agentes, damos início a uma agenda mais organizada de lutas específicas da nossa categoria, onde também apontamos a importância de atuarmos unificados nas lutas gerais dos servidores públicos, de realizarmos campanhas de sindicalização para que possamos disputar o comando destes sindicatos inoperantes, em um horizonte próximo, a realização de reuniões periódicas da nossa categoria e de outros encontros de formação, e da criação de uma comissão representativa dos agentes como passo inicial na criação de uma associação de agentes de saúde que tenha abrangência regional.

A JORNADA É LONGA, A LUTA É DIGNA! SOMOS FORTES! SOMOS SUS!

Cartaz Livro Poesias Aurora

A questão dos impactos ambientais no Parque Nacional da Restinga de Jurubatiba deve antes ser solucionada.

terminal macae

O Ministério Público Federal em Macaé (MPF/RJ) expediu recomendação ao Instituto Estadual do Ambiente (INEA) e à Comissão Estadual de Controle Ambiental da Secretaria de Estado do Ambiente (CECA/SEA) para que cancelem imediatamente a Licença Prévia número 034833, concedida pela CECA, para a instalação do Terminal Portuário de Macaé. O MPF pede ainda que o INEA e a CECA/SEA não concedam nenhuma outra licença para o empreendimento portuário no local sem autorização do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), entidade gestora do Parque Nacional da Restinga de Jurubatiba.
A recomendação é um desdobramento do inquérito civil público nº 1.30.015.000274/2013-78, que foi instaurado para acompanhar o processo de licenciamento do Terminal Portuário de Macaé.

O ICMBio emitiu manifestação técnica contrária à emissão da autorização para licenciamento ambiental devido ao Estudo de Impacto Ambiental (EIA) apresentar possíveis impactos sobre os objetivos do Parque Nacional da Restinga de Jurubatiba, solicitando que fossem realizados estudos complementares. Ainda assim, no dia 21 de junho de 2016, foi emitida a Licença Prévia, concedida pela CECA.

O Setor de Apoio Pericial do MPF elaborou parecer técnico acerca da necessidade de autorização das entidades gestores da unidade de conservação no processo de licenciamento, sobretudo do ICMBio, gestor do Parque Nacional da Restinga de Jurubatiba.

Na recomendação do MPF, assinada pelo procurador da República Leandro Mitidieri, foi fixado o prazo de 30 dias para que o INEA e o CECA/SEA informem se irão ou não acatar a recomendação, informando as providências adotadas em relação ao seu cumprimento, acompanhadas de documentos comprobatórios.

Informamos que vamos iniciar mais uma turma do curso básico de fotografia do site Photo On.
Início das aulas em 10/05/17.
O curso tem a duração de dois meses, com aulas teóricas e práticas.
As aulas serão ministradas sempre às segundas e quartas, de 19h às 21h30min.
As inscrições podem ser feitas em www.photoon.com.br.

Romulo Campos
Fotojornalista
www.photoon.com.br

A imagem pode conter: 1 pessoa, em pé
Julio Maximiliano Olivier foi um dos mais destacados médicos de nossa região. Na década de 1920 foi vereador juntamente com Mathias Coutinho de Lacerda, Custodio José da Silva, Miranda Sobrinho e tantos outros.

Considerado o médico dos pobres, faleceu em pleno exercício de sua profissão. Um homem íntegro do qual Macaé poderá sempre se orgulhar.

No estado de abandono que se encontra, na Praça Washington Luiz, vai acabar como o chafariz da Veríssimo de Mello, sumindo.

Por favor, poder público, levem o Dr. Júlio Olivier para um lugar mais digno, onde ele possa ser menos maltratado pelos vândalos.

Nenhum texto alternativo automático disponível.
Este Hotel ficava na Pça Washington Luiz e foi morada de sua familia nos anos 20

Neste Hotel Brasília, na Pça. Washington Luiz também morou o advogado Álvaro Paixão Jr., o Alvinho, que defendeu o jornalO REBATE em várias ações e venceu todas. Alvinho, grande figuras de nossa Macaé das Antigonas.

Nenhum texto alternativo automático disponível.
Este é o Monitor Macahense do dia 25 de janeiro de 1867.
Conta histórias da nossa querida cidade de Macaé, algumas tristes, em virtude da escravidão ainda estar ativa e nossa cidade ser u ponto de venda de escravos. Memória para quem gosta de memória.

Nenhum texto alternativo automático disponível.

Nenhum texto alternativo automático disponível.

Nenhum texto alternativo automático disponível.

Nenhum texto alternativo automático disponível.

Nenhum texto alternativo automático disponível.

Nenhum texto alternativo automático disponível.

Nenhum texto alternativo automático disponível.

Nenhum texto alternativo automático disponível.

Nenhum texto alternativo automático disponível.

Nenhum texto alternativo automático disponível.

Nenhum texto alternativo automático disponível.

Nenhum texto alternativo automático disponível.

Nenhum texto alternativo automático disponível.

Nenhum texto alternativo automático disponível.

Das antigas leis que haviam no Brasil

Nenhum texto alternativo automático disponível.

http://www.jornalorebate.com.br/491/IMG-20170401-WA0008.jpg
Luís Cláudio com sua netinha Valentina

Alegria em escrever este texto em homenagem a meu grande amigo, companheiro e filho. Uma linda convivência que ao longo destes anos cimentou a felicidade em poder ver este momento muito bom para um pai. Tivemos divergências, sim. Brigamos, sim. Mas tudo feito e acontecido para aumentar ainda mais este momento de sublime beleza para um pai. Tive meus erros durante a vida deste lindo menino? Tive. E quem com 80 aninhos não teve?
Os anos passam sem que se perceba. Parece que foi ontem, neste mesmo ano de 1967, que ele nasceu. Ano em que comecei a editar O REBATE. Sua presença de menino nas oficinas do jornal, acariciado por meus colunistas Cláudio Upiano Nogueira Itagiba, Euzébio Luiz da Costa Mello, Armando Barbosa Barreto, Lecino Melo, Izac de Souza e tantos outros que moram nas esfumaçadas névoas do esquecimento, mas que fizeram em seus trejeitos de criança a capa de sabedoria e coragem do homem de 50 anos de hoje.
Muitas vezes rompeu as madrugadas de O REBATE no colo de sua querida mãe Lucia Maria Coelho de Lacerda Gama. Vez outras em tardes amenas embalado pela eterna secretária do jornal Léa Chapeta Matoso nos intervalos da remessa dos jornais para os assinantes.
É, Luis Claudio, você é meu ídolo. Você, com sua mão calejada, construiu um prédio com seus amigos de lutas no Bairro do Mulambo e hoje Novo Cavaleiros. Nunca se meteu em falcatruas, coisa tão comum nos dias de hoje com gente de sua geracão e da minha. Me orgulho de ser seu pai e me sinto orgulhoso quando vejo você cercado de gente simples do Bairro em que o chamam carinhosamente de Theng.
Continue como você é: teimoso, brabo, corajoso e feliz. Poucos podem chegar a minha idade e poder ver um filho amigo, ciumento mas puro com 50 anos.
Beijos, meu velho Ade.
Meu filho, você venceu. Me ORGULHO DE VOCE e sei que seus irmãos, mãe e alguns amigos também.
VIVA O DIA 1 DE ABRIL DE 1967, DIA EM QUE VEIO AO MUNDO MEU FILHO LUIS CLAUDIO.

 

 

http://jornalorebate.com.br/490/IMG-20170223-WA0011.jpg

Em nome da Comissão Municipal da Verdade de Macaé,  na qual trabalhei como pesquisador,  convido os senhores para o lançamento do relatório final,  a ser distribuído gratuitamente no evento.  
O livro traz importantes registros sobre a Ditadura Militar e suas ações no município de Macaé.  
Agradeço a atenção e os aguardo no dia 17/03. 

Atenciosamente,  
Meynardo 

Nenhum texto alternativo automático disponível.

SE OS GATOS DEIXAM, O RATO SOBE NA MESA...

Pois é.... REVOLTANTE!

- A Secretaria de Patrimônio da União bobeou, os ferroviários não questionaram, a Fundação Macaé de Cultura não se pronunciou, o IPHAN-RJ não agiu, a maioria dos atores e responsáveis pela Cultura em Macaé mantiveram-se quietos E A SECRETARIA MUNICIPAL DE MOBILIDADE URBANA INVADIU IMÓVEL DA UNIÃO QUE DEVERIA ESTAR SENDO UTILIZADO COMO ESPAÇO PARA A CULTURA. Só um manifestou-se junto ao Ministério Público Federal.

- A Agência Nacional de Transportes Terrestres-ANTT bobeou, a Ferrovia Centro Atlântica - FCA não fez a parte dela, a Prefeitura de Macaé não exigiu providências em função do abandono e dos riscos que foram disponibilizados à população E A PETROBRAS ERRADICOU MAIS DE 200 METROS DO LEITO HISTÓRICO DA LINHA FÉRREA DO "RAMAL DA IMBETIBA". Só um manifestou-se junto ao Ministério Público Federal.

- A Ferrovia Centro Atlântica - FCA, concessionária do trecho ferroviário que passa por Macaé não faz manutenção adequada na malha ferroviária, não vigia como deveria E A POPUALAÇÃO E A PREFEITURA DE MACAÉ VÃO INVADINDO A FAIXA DE DOMÍNIO REGULAMENTAR. Só um se manifestou contra o estado de coisas e contra o prejuízo que Macaé e o Rio de Janeiro terão com a possível devolução da malha e abandono da mesma.

E ai, quando um "forasteiro", um "Macaé de coração" tenta realizar, apresenta propostas, manifesta-se nos Ministérios Públicos e junto aos órgãos municipais e federais, com todo respeito, UTILIZANDO DE FUNDAMENTAÇÃO LEGAL, não é valorizado. Poucos são os que dão "ouvidos práticos".

ÚLTIMA HORA: Acabei de ser informado pelo aflito amigo Thiago Silva sobre o asfaltamento do leito da linha férrea do "Ramal da Imbetiba, na passagem de nível, na subida para o Costa do Sol. Inegável necessidade; inegáveis omissões, gerando fato que evidencia desmandos, faltas de diálogo e de empenhos, etc. Entendimentos que não permitem vislumbrar soluções. Pela ordem: Muito difícil aquela subida com a passagem sobre o leito da via. Omissões da Ferrovia concessionária, da ANTT (Agência reguladora), da prefeitura de Macaé, daqueles que dizem ser pela memória, pela utilização do modal ferroviário, etc. E o nosso passado vai sendo enterrado, como se não importância tivesse, sem gritar pelas vozes dos que deveriam, sem apresentar alternativas, sem dizer que ainda pode ser importante. Ah, a (ir)responsabilidade não é só do Poder Público, ok? Está lá na Constituição.

APELAR PRA QUEM: Ministérios Públicos abarrotados de manifestações, sem estruturas e segundo alguns... Melhor deixar pra lá pois não é objeto desta postagem. Órgãos públicos municipais, estaduais e/ou federais? Vemos omissões, conivências, lentidões e, por incrível que pareçam, até práticas ilegais. Seguimentos da sociedade organizadas e demais pessoas? Quem age chama, chama, chama... Aparecem meia dúzia, justamente os abarrotados de ações.

Há momentos que dá vontade de dizer "F@%A-$E!".

Do Facebook

Ao todo, mais de nove mil crianças serão beneficiadas em mais de 200 oficinas

O projeto 1001 Histórias com Arte chegou a Macaé! Até o dia 20 de outubro, o ônibus itinerante transformado em uma grande biblioteca ateliê multimeios e adaptado para sediar oficinas gratuitas de artes, cultura e literatura atenderá a alunos de escolas públicas.

Depois de Macaé, o projeto segue para Cabo Frio (de 25 de outubro a 11 de novembro) e Búzios (de 16 de novembro a 1º de dezembro).

“Ao todo, nessa segunda etapa do projeto, serão oferecidas mais de duzentas oficinas para nove mil crianças matriculadas no primeiro e segundo anos do ensino fundamental, o dobro do número de beneficiados da primeira etapa, em 2015”, comemora Carolina Butolo, sócia-fundadora da Spiral Criativa, responsável pelo projeto. Carolina adianta que, em 2017, o 1001 Histórias com Arte, que recebeu menções honrosas de todas as cidades por onde passou, contará com um segundo ônibus, que será adaptado para receber peças de teatro.

Além das atividades nas escolas, nos finais de semana, o ônibus da 1001 Histórias com Arte vai participar de eventos planejados pelos municípios e, a partir de parcerias firmadas com ONGs e instituições culturais que atendem às crianças matriculadas no ensino fundamental, vai oferecer oficinas nos finais de semana. Em dezembro, ao final da programação, será lançada uma exposição transmídia que contará tudo o que aconteceu nas oficinas, além de 1000 exemplares de um livro-catálogo com DVD, onde estará uma apresentação bem detalhada das práticas pedagógicas adotadas. O material será distribuído para escolas e bibliotecas públicas. “Os pontos de partida são sempre temas relacionados com a literatura infantil. Durante as oficinas, as crianças produzem trabalhos utilizando desenho, música, pintura, cinema e teatro, em atividades orientadas por educadores”, explica Carolina. 

Ideia
A ideia do 1001 Histórias com Arte surgiu em 2000, quando a Auto Viação 1001 iniciou o projeto social "1001 Histórias". Esse embrião do projeto atual era um ônibus-biblioteca que oferecia um acervo de livros infanto-juvenis para crianças e jovens de escolas públicas. O projeto percorreu mais de 200 cidades e atendeu cerca de 600 mil crianças em 11 anos.

Balanço
Na primeira etapa, realizada em 2015, o projeto 1001 Histórias com Arte atendeu a 4600 crianças, de 40 escolas, superando a meta inicialmente estabelecida. “Nós investimos mais de 30% do orçamento total na contratação de empreendedores culturais das cidades de São Gonçalo e Niterói, utilizando o projeto como incentivador do mercado cultural local. Outros destaques foram: as parcerias com as Prefeituras para multiplicar o conteúdo e as práticas pedagógicas e a distribuição gratuita de 600 livros com DVD para escolas, bibliotecas, ONGs e instituições que trabalham com crianças. Além disso, mesmo tendo como base a frágil situação econômica do País, conseguimos renovar o patrocínio e ampliá-lo, construindo parcerias importantes com fornecedores, o que possibilitou duplicarmos o atendimento, com apenas 20% de acréscimo orçamentário. Acredito que o balanço não poderia ser melhor”, destaca Carolina.

Realização e apoios
O projeto 1001 Histórias com Arte é uma realização da Spiral Criativa e do Instituto JCA, com patrocínio da Auto Viação 1001, Sit Macaé e Macaense via Lei Rouanet do Ministério da Cultura.

http://jornalorebate.com.br/482/ramada1.jpg

Quem se destina a cidade de Macaé, localizada a cerca de três horas do Rio de Janeiro, já tem a opção de se hospedar no Ramada Plaza Macaé. O empreendimento completou um mês de operação e está praticando tarifas especiais de “soft opening”. O hotel consolida o plano de desenvolvimento da marca Ramada no Brasil, desenvolvida pela Vert Hotéis, representante exclusiva da marca no país.
Macaé é mundialmente conhecida por ser um forte destino corporativo devido aos segmentos econômicos de óleo e gás, além da grande estrutura de “offshore”. A região também tem enorme vocação para o turismo de lazer. Costa atlântica com 23 quilômetros de belas praias, boa rede de serviços com shoppings, cinemas e restaurantes, uma área serrana cercada de Mata Atlântica com rios para a prática de esportes de aventura, cachoeiras, clima de montanha e ótima gastronomia.
O Ramada Plaza Macaé é um hotel de categoria Upper Midscale, com serviços diferenciados, excelentes espaços para eventos e alta gastronomia. O Gerente Geral é o experiente Eduardo Ragassi (foto). Ele tem mais de 25 anos de experiência na gestão hoteleira, tendo passado por importantes redes.
O hotel possui fácil acesso à área central de Macaé. O empreendimento está bem próximo da área portuária, oferece acesso rápido às principais praias e está a menos de 30 minutos da região serrana.
O Ramada Plaza Macaé disponibiliza 80 quartos, sendo duas suítes Master com área externa e jacuzzi. No empreendimento há uma completa estrutrura de lazer com academia, sauna, sala de descanço, piscina em raia e vista panorâmica.
Na área de eventos e convenções, o hotel oferece cinco salas, com toda a estrutura de serviços para a realização de reuniões e eventos corporativos. O local pode receber quatro eventos simultâneos.
O café da manhã é servido diariamente das 6h às 10h. São mais de 80 itens, com pães, sucos, frutas, geleias, pratos quentes, frios, bolos e croissants exclusivos. No restaurante internacional, o mais bem elaborado cardápio e um serviço exclusivo de Steak House. Outras comodidades do hotel incluem acesso gratuito e ilimitado de Wi-Fi em todas as áreas, serviço de guest service e estacionamento.
O Ramada Plaza Macaé está oferecendo tarifas especiais de abertura. O apartamento para casal ou duas pessoas tem tarifas a partir de R$ 285,00, mais 5% de ISS, incluindo café da manhã, estacionamento e internet em toda a área do hotel.

Sobre a Vert Hotéis

http://jornalorebate.com.br/482/ramada2.jpg
Inicialmente, a Vert Hotéis possuía um objetivo de crescer expressivamente em Minas Gerais. Hoje, são cinco hotéis em operação no estado e cinco em desenvolvimento, através de uma parceria estratégica com o grupo Wyndham – maior grupo hoteleiro do mundo. Assim, ampliou as suas aspirações e conseguiu um crescimento rápido, atingindo 40 contratos entre operação e desenvolvimento. Com predominância na região Sudeste, nas grandes capitais e em cidades secundárias dos três principais estados no país, esse forte crescimento proporcionou notoriedade e promoveu o desenvolvimento da rede no Nordeste. Hoje, são dois hotéis em operação na região.
O desenvolvimento na capital paulista virá em 2017, com quatro novos hotéis em operação nas melhores regiões da cidade e sete residenciais com serviço através da marca ESUITES. A expectativa é atingir 20 hotéis em operação no estado de São Paulo até 2018.
No estado do Rio de Janeiro, a rede possui uma unidade em operação na cidade de Campos dos Goytacazes, o RAMADA SUITES CAMPOS DOS GOYTACAZES, com 288 quartos. Em meados de julho será entregue o RAMADA HOTEL RECREIO SHOPPING, e já está em soft opening o RAMADA ENCORE RIBALTA, na Barra da Tijuca. Até o final do ano será inaugurada a unidade RAMADA ENCORE NITEROI.
Outra evidência de que os objetivos foram atingidos, é que a Vert superou em 70% a meta inicial estabelecida pela Wyndham para abertura de hotéis com a marca Ramada, reforçando assim o plano existente de longo prazo de atingir 90 hotéis em 15 anos.
“Conseguimos superar os nossos objetivos com muito trabalho e dedicação. Tudo o que nós desejamos desde o primeiro planejamento estratégico em 2010 se concretizou de maneira rápida e consistente, pois hoje já são cinco hotéis em operação em Belo Horizonte, dois no estado do Rio de Janeiro, um no estado de São Paulo, um no Espírito Santo e dois no Nordeste, e chegaremos ao final de 2016 com pelo menos 20 hotéis em operação pelo Brasil”, destaca Érica Drumond, CEO da Vert Hotéis.

"Não estou brigando com a imprensa, estou brigando com a mentira. E não vou permitir que o dinheiro da população seja gasto em um jornal que vive na ilegalidade". Com estas palavras, o prefeito Dr. Aluízio (PMDB) se referiu, em entrevista concedida à pouco na FM 101, à recente mudança de linha editorial do jornal O Debate que do dia para noite, passou a detonar a prefeitura de Macaé todos os dias em sua manchetes e ser usado como “arma” pela oposição.

Após o editor do jornal (que era funcionários fantasma, leia mais aqui), ser demitido da prefeitura, o jornal endureceu a linha de vez. No entanto, segundo o prefeito, por trás desta recente mudança não está apenas a demissão de seu editor (que ganhava "só 5 mil"). Segundo Dr. Aluízio, o motivo está em um documento, assinado por ele próprio, no dia 22 de janeiro, proibindo todos os órgãos municipais de publicarem anúncios e editais no Debate. O documento segue uma determinação do Tribunal de Justiça, que impede jornal de celebrar qualquer contrato com o poder público.

Citando as recentes condenações judiciais e o inquérito na Polícia Federal, no qual o dono do jornal, Oscar Pires e seu editor, Márcio Siqueira, são réus em um processo de fraude em licitações e formação de quadrilha (leia mais sobre isso aqui), Dr. Aluízio provocou o jornal, declarando que ele não tem moral para criticar quem quer que seja. “Como um jornal que frauda licitações desde o ano 2000, é é réu de um inquérito na Polícia Federal pode falar de quem quer que seja? O Debate é um jornal que vive na ilegalidade e, infelizmente, desaprendeu a falar a verdade. Não devo nada a eles. Devo sim à sociedade”, disse.

Parecer do TCE — Uma das matérias que o prefeito cita como “calúnia” é uma que se refere a um parecer do Tribunal de Contas que desaprovou um edital, de reforma em várias escolas municipais, no valor de R$ 12 milhões. O TCE recomendou que o orçamento fosse redimensionado para apenas R$ 2 milhões. Diante disso, o jornal e vários setores da oposição começaram a insinuar que haveria “superfaturamento” de R$ 10 milhões no edital. “Como pode ter havido superfaturamento em obras que ainda não foram realizadas? O que o Tribunal de Contas fez, foi desaprovar um orçamento, prevendo uma obra mais modesta. Agora, daí dizer que houve qualquer ilegalidade, é uma mentira deslavada”, disse.

Segundo Dr. Aluízio, todos estes ataques são prova do desespero não apenas do jornal, mas também de vários de seus oposicionistas, que não tem argumentos para criticar o governo, por isso precisam fazer “ilações e sensacionalismos”. Temos hoje um jornal que é alvo da Polícia Federal, usado por uma oposição formada por vereadores que são processados por terem funcionários fantasmas e que estão envolvidos em um escândalo de desvio de verba em desapropriações milionárias. E tudo isso falo, porque tenho documentos e provas para mostrar. Eles é que não tem provas do que falam. Por isso precisam recorrer à mentira”, provocou.

(extraído de artigo escrito por Sérgio de Oliveira publicado no jornal Macaé News no dia 21/01/16, com acréscimos levantados por mim em pesquisas no Jornal O Globo, edição de 03/08/08)
1) Desapropriações milionárias superfaturadas pagas com o dinheiro público;
2) Segundo matéria de "O Globo" de 3 de agosto de 2008, o então Prefeito Riverton Mussi teria sido responsável direto por R$ 71 Milhões em desapropriações feitas durante seu mandato, todas beneficiando seus aliados políticos, bem como parentes de vereadores e secretários municipais;
3) Só o Hotel Ouro Negro "lavou" R$ 17 Milhões dos cofres do povo, enquanto uma área alagadiça na Linha Verde pertencente à família do então vereador Chico Machado foi desapropriada por R$ 42 Milhões. Na época ele chegou a alegar que as terras foram pagas por um valor abaixo do mercado, mas, mesmo que fosse, é impróprio e anti-ético que um vereador se beneficie com a desapropriação feita justamente para o mesmo governo que faz parte;
4) Nomes de alguns figurões da política macaense citados nas investigações: Nelio Nochi Emerick, Francisco Mancebo Agostinho, Marilena Garcia, Guto Garcia, Luiz Fernando Peçanha, o pai de santo João Sérgio, também vereador na ocasião, entre outros políticos e empresários da cidade, incluindo o jornal O Debate;
5) Fraudes milionárias em licitação;
6) Vereadores aprovando contas de um prefeito que desapropriou por R$ 1 Milhão um terreno que valia pouco mais de R$ 20 Mil;
7) Há inúmeros escândalos e denúncias de irregularidades no governo municipal ao longo dos anos, como distribuição de milhares de cargos sem concurso público.

Foto de Alberto Murteira.

"É exatamente o jornal "O Debate" que está encrencado nas investigações que a PF está realizando hoje em Macaé, ao estacionar suas belas viaturas na frente da Câmara Municipal!"

http://www.jornalorebate.com.br/476/cp1.jpg

"Segundo a delegacia, a maioria dos processos eram referentes à compra de medicamentos em excesso, realização de obras de baixa qualidade superfaturadas e prestação de serviços sem comprovação, usando verbas federais"

Lembram-se amigos, quando saiu publicado justamente no Jornal O Debate Diário de Macaé matéria falando sobre "Combate à Corrupção", dizendo que a Procuradoria da República em Macaé estava colhendo assinaturas junto aos cidadãos? O disparate é que o próprio jornal O Debate também declarava sua adesão ao movimento, fato inusitado, já que ele mesmo está envolvido em atos de corrupção milionários ligados às administrações públicas de Carapebus e de Macaé, investigado pela Polícia Federal (Operação Marco Zero) e inclusive já tendo recebido proibição judicial de receber verbas públicas de forma direta e indireta da Prefeitura Municipal de Macaé (Processo nº 0001030-40.2007.8.19.0028), condenado por fraude em licitação! Pois bem, para quem não sabia, já que nenhum jornal está dando nomes aos bois, é exatamente o jornal "O Debate" que está encrencado nas investigações que a PF realiza hoje em Macaé. Estima-se que o referido periódico tenha ganho muito dinheiro de forma ilícita durante décadas com o poder público em Macaé, envolvendo diversos governos passados e grandes figurões da política local. O jornal "O Debate - Diário de Macaé" era a peça chave no esquema em que consistia na impressão de exemplares duplos, sendo uma edição para circular na cidade e outra, em menor número, para arquivamento interno do grupo envolvido na fraude. Então as "licitações" não eram divulgadas, ficando restringidas apenas aos seus participantes, e se fosse necessário apresentar alguma prova de que foram lançadas em edital, bastava apresentar os "jornais falsos"! Com isto, rios de dinheiro se escoaram por estas largas tubulações de corrupção!

Segundo como consta no jornal "O Dia" ...a operação desta sexta-feira, dia 15 de janeiro de 2016, é para procurar identificar as empresas vencedoras das licitações suspeitas e seus representantes, além dos funcionários da prefeitura e políticos que possam ter participado do esquema. Os documentos apreendidos serão analisados para confirmar as fraudes licitatórias, além dos possíveis crimes de associação criminosa e peculato.

"Se quiser saber qual é a face dos homens que afundaram a economia de Macaé, eles estão aí todos os dias, almoçando até no centro da cidade. É por causa deles que sua loja fechou, que sua empresa faliu e você está desempregado vivendo de esperanças. Mas até mesmo as suas esperanças eles roubaram".


Nota oficial – Polícia Federal na Câmara de Macaé

Referente à ação da Polícia Federal realizada na manhã desta sexta-feira (15), a Câmara Municipal de Macaé esclarece que atendeu, prontamente, os agentes presentes e disponibilizou todos os documentos requisitados, sobre sete licitações que foram realizadas entre 2011 e 2013.

Cabe ressaltar que a Câmara Municipal de Macaé atua de forma transparente e todos os seus processos tramitam de acordo com a lei.

publicidade
publicidade
Crochelandia

Blogs dos Colunistas

-
Ana
Kaye
Rio de Janeiro
-
Andrei
Bastos
Rio de Janeiro - RJ
-
Carolina
Faria
São Paulo - SP
-
Celso
Lungaretti
São Paulo - SP
-
Cristiane
Visentin

Nova Iorque - USA
-
Daniele
Rodrigues

Macaé - RJ
-
Denise
Dalmacchio
Vila Velha - ES
-
Doroty
Dimolitsas
Sena Madureira - AC
-
Eduardo
Ritter

Porto Alegre - RS
.
Elisio
Peixoto

São Caetano do Sul - SP
.
Francisco
Castro

Barueri - SP
.
Jaqueline
Serávia

Rio das Ostras - RJ
.
Jorge
Hori
São Paulo - SP
.
Jorge
Hessen
Brasília - DF
.
José
Milbs
Macaé - RJ
.
Lourdes
Limeira

João Pessoa - PB
.
Luiz Zatar
Tabajara

Niterói - RJ
.
Marcelo
Sguassabia

Campinas - SP
.
Marta
Peres

Minas Gerais
.
Miriam
Zelikowski

São Paulo - SP
.
Monica
Braga

Macaé - RJ
roney
Roney
Moraes

Cachoeiro - ES
roney
Sandra
Almeida

Cacoal - RO
roney
Soninha
Porto

Cruz Alta - RS