Unicef diz que nanismo pode ser vencido

n711 300x258 Unicef diz que nanismo pode ser vencido
Má nutrição é uma das causas do nanismo nas crianças.

Agência da ONU afirmou que problema afeta 165 milhões de crianças com menos de cinco anos no mundo; relatório mostrou que Brasil está cumprindo as Metas do Milênio para combater a má nutrição.
O Fundo das Nações Unidas para a Infância afirmou que o progresso obtido até agora no combate ao nanismo mostra que é possível vencer o problema.
Segundo o Unicef, 165 milhões de crianças no mundo sofrem de nanismo nutricional, o que representa um em cada quatro menores, de zero a cinco anos. O relatório da agência da ONU calcula que 80% das crianças com está condição vivem em 14 países, a maioria na África e na Ásia.

Lista
O Unicef disse que o Brasil está cumprindo com as Metas do Desenvolvimento do Milênio para combater o nanismo. Mas vários vizinhos sul-americanos fazem parte da lista dos 81 países com mais casos, entre eles, Bolívia, Colômbia, Peru e Venezuela.
Entre os países lusófonos, Moçambique ocupa a 16ª colocação, seguido de Angola, em 28º . Também constam da lista, Guiné-Bissau, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste.
Essa condição é mais grave na Índia, seguida da Nigéria, do Paquistão, da China e da Indonésia. Entre os 10 primeiros estão ainda, Bangladesh, Etiópia, República Democrática do Congo, Filipinas e Tanzânia.

Sucesso
O documento confirmou que uma das chaves para o sucesso na luta contra o problema é colocar a atenção no período que vai desde a gestação da mulher até os dois primeiros anos de vida da criança.
Os especialistas afirmam que o nanismo não significa apenas a criança ser mais baixa em relação ao padrão normal. Ele pode significar também um atraso no desenvolvimento cerebral e da capacidade cognitiva.
Os médicos afirmam que os danos causados ao corpo e ao cérebro das crianças é irreversível. Para o Unicef, essa injustiça, geralmente, é passada por gerações que acaba prejudicando o desenvolvimento da nação.

Risco
Além disso, as crianças com nanismo têm mais risco de morrer de doenças infecciosas.
O diretor-executivo do Unicef, Anthony Lake, afirmou que o nanismo pode eliminar oportunidades na vida da criança e oportunidades para o desenvolvimento do país.
Segundo Lake, os resultados dos avanços alcançados até agora mostram que esse é o momento de se acelerar o processo.

Progresso
Em partes da Índia, onde o problema atinge 61 milhões de crianças, houve progresso. No estado de Maharashtra, o índice de nanismo caiu de 39% em 2005 para 23% no ano passado.
No Peru, a queda foi de 33% num período de cinco anos. Etiópia, Haiti, Nepal, Ruanda, Republica Democrática do Congo, entre outros, também registraram bons resultados.

Combate
O Unicef informou que o nanismo e outras formas de má nutrição são reduzidos com uma série de medidas simples.
Uma delas é melhorar a nutrição das mulheres. Além disso, é importante o aleitamento materno e o consumo de doses suplementares de vitaminas e minerais.

* Publicado originalmente no site Rádio ONU.

(Rádio ONU)
publicidade
publicidade
Crochelandia

Blogs dos Colunistas

-
Ana
Kaye
Rio de Janeiro
-
Andrei
Bastos
Rio de Janeiro - RJ
-
Carolina
Faria
São Paulo - SP
-
Celso
Lungaretti
São Paulo - SP
-
Cristiane
Visentin

Nova Iorque - USA
-
Daniele
Rodrigues

Macaé - RJ
-
Denise
Dalmacchio
Vila Velha - ES
-
Doroty
Dimolitsas
Sena Madureira - AC
-
Eduardo
Ritter

Porto Alegre - RS
.
Elisio
Peixoto

São Caetano do Sul - SP
.
Francisco
Castro

Barueri - SP
.
Jaqueline
Serávia

Rio das Ostras - RJ
.
Jorge
Hori
São Paulo - SP
.
Jorge
Hessen
Brasília - DF
.
José
Milbs
Macaé - RJ
.
Lourdes
Limeira

João Pessoa - PB
.
Luiz Zatar
Tabajara

Niterói - RJ
.
Marcelo
Sguassabia

Campinas - SP
.
Marta
Peres

Minas Gerais
.
Miriam
Zelikowski

São Paulo - SP
.
Monica
Braga

Macaé - RJ
roney
Roney
Moraes

Cachoeiro - ES
roney
Sandra
Almeida

Cacoal - RO
roney
Soninha
Porto

Cruz Alta - RS