Hospital Federal realiza primeira cirurgia por vídeo para retirada do útero

O procedimento para tratamento de mioma e retirada de útero utilizou somente uma única incisão no umbigo, minimamente invasiva. A paciente terá alta em 24 horas

A equipe do Serviço de Ginecologia do Hospital Federal de Bonsucesso (HFB) realizou, na manhã desta segunda-feira, dia 18, a primeira cirurgia de retirada de mioma e útero por laparoscopia.

Ou seja, a single  port de histerectomia laparoscópica é um procedimento conduzido por vídeo, que utiliza somente com uma única incisão no umbigo, minimamente invasiva. A operação foi conduzida pelo cirurgião Marco Aurélio Pinho de Oliveira, responsável pelo Serviço de Ginecologia do Hospital Universitário Pedro Ernesto (UERJ), e pelo cirurgião do Serviço de Ginecologia do HFB, Thiago Rodrigues Dantas Pereira.
Segundo o chefe do Serviço de Ginecologia do HFB, Luiz Zamagna, o cirurgião e professor Marco Aurélio foi convidado por ser um profissional de referência nacional e expressão internacional na área ginecológica, atuando na Fiocruz e na Federação Brasileira de Ginecologia e Obstetrícia. O primeiro procedimento single port realizado no mundo foi em 2008, na Índia, e no Brasil em 2009.

O procedimento teve duração de duas horas e contou com três cirurgiões. A paciente, de 43 anos, tinha mioma uterino, sangramento abundante e dor pélvica. Para Thiago Rodrigues, o método novo é um avanço em termos de histerectomia por usar apenas uma punção. “A mentalidade do nosso Serviço de Ginecologia está focada nos procedimentos minimamente invasivos. Graças aos equipamentos de ponta que temos no hospital, tais como material de vídeo, pinças, suporte de anestesia, entre outros, foi possível realizar esta cirurgia”, disse.

Zamagna explicou as vantagens do procedimento ressaltando que a cirurgia single port é realizada através de uma única incisão no umbigo do paciente. “É uma forma de cirurgia que geralmente resulta em menos complicações e uma recuperação mais rápida. É esteticamente melhor e a paciente sente menos dor”, disse o médico. A paciente terá alta em 24 horas e passa bem.


publicidade
publicidade
Crochelandia

Blogs dos Colunistas

-
Ana
Kaye
Rio de Janeiro
-
Andrei
Bastos
Rio de Janeiro - RJ
-
Carolina
Faria
São Paulo - SP
-
Celso
Lungaretti
São Paulo - SP
-
Cristiane
Visentin

Nova Iorque - USA
-
Daniele
Rodrigues

Macaé - RJ
-
Denise
Dalmacchio
Vila Velha - ES
-
Doroty
Dimolitsas
Sena Madureira - AC
-
Eduardo
Ritter

Porto Alegre - RS
.
Elisio
Peixoto

São Caetano do Sul - SP
.
Francisco
Castro

Barueri - SP
.
Jaqueline
Serávia

Rio das Ostras - RJ
.
Jorge
Hori
São Paulo - SP
.
Jorge
Hessen
Brasília - DF
.
José
Milbs
Macaé - RJ
.
Lourdes
Limeira

João Pessoa - PB
.
Luiz Zatar
Tabajara

Niterói - RJ
.
Marcelo
Sguassabia

Campinas - SP
.
Marta
Peres

Minas Gerais
.
Miriam
Zelikowski

São Paulo - SP
.
Monica
Braga

Macaé - RJ
roney
Roney
Moraes

Cachoeiro - ES
roney
Sandra
Almeida

Cacoal - RO
roney
Soninha
Porto

Cruz Alta - RS