Falta de saneamento básico deixa população exposta a doenças

saneamento Falta de saneamento básico deixa população exposta a doenças
Em 2011, de 45% dos municípios analisados, mais da metade das internações por diarreia foram feitas em crianças. Foto: Rede Brasil Atual/Flickr

O Instituto Trata Brasil anunciou nesta terça-feira (26) os resultados do estudo “Esgotamento Sanitário Inadequado e Impactos na Saúde da População”. O trabalho relaciona a falta de saneamento básico com os problemas de saúde apresentado pela população.

A pesquisa, conduzida por Denise Maria Penna Kronemberger a pedido do Trata Brasil, comprova que ainda existe uma forte associações entre a precariedade no saneamento com a pobreza e os altos índices de internações por diarreia. Os dados foram levantados durante um período de análise que durou três anos, entre 2008 e 2011, e abrangeu os cem maiores municípios brasileiros.

Além de mensurar a qualidade das estruturas sanitárias oferecidas em território nacional, o estudo também permite a identificação do perfil das pessoas que sofreram com doenças decorrentes da falta de saneamento e o impacto disso no Sistema Único de Saúde.

Entre os cem municípios analisados, os que apresentaram os maiores índices de internações em consequência de diarreias foram: Ananindeua (PA), Belford Roxo (RJ), Anápolis (GO), Balém (PA) e Várzea Grande (MT). Um dado que gera muita preocupação diz respeito à grande quantidade de crianças atingidas por esta enfermidade. Em 2011, de 45% dos municípios analisados, mais da metade das internações por diarreia foram feitas em crianças.

“Os resultados reforçam que as crianças são mesmo a parcela mais vulnerável quando a cidade não avança em saneamento básico, principalmente sofrendo com as diarreias. As carências em água potável e esgotos prejudicam o país agora e deixam sequelas para o futuro”, analisou Édison Carlos, presidente executivo do Trata Brasil.

Além de oferecer altos riscos de mortalidade, este cenário também representa muitos gastos financeiros em saúde pública. De acordo com o Instituto, somente em 2011 os gastos com internações por diarreia no território nacional chegou a R$ 140 milhões.

Para ter acesso completo ao estudo, clique aqui.

* Publicado originalmente no site CicloVivo.

(CicloVivo)
publicidade
publicidade
Crochelandia

Blogs dos Colunistas

-
Ana
Kaye
Rio de Janeiro
-
Andrei
Bastos
Rio de Janeiro - RJ
-
Carolina
Faria
São Paulo - SP
-
Celso
Lungaretti
São Paulo - SP
-
Cristiane
Visentin

Nova Iorque - USA
-
Daniele
Rodrigues

Macaé - RJ
-
Denise
Dalmacchio
Vila Velha - ES
-
Doroty
Dimolitsas
Sena Madureira - AC
-
Eduardo
Ritter

Porto Alegre - RS
.
Elisio
Peixoto

São Caetano do Sul - SP
.
Francisco
Castro

Barueri - SP
.
Jaqueline
Serávia

Rio das Ostras - RJ
.
Jorge
Hori
São Paulo - SP
.
Jorge
Hessen
Brasília - DF
.
José
Milbs
Macaé - RJ
.
Lourdes
Limeira

João Pessoa - PB
.
Luiz Zatar
Tabajara

Niterói - RJ
.
Marcelo
Sguassabia

Campinas - SP
.
Marta
Peres

Minas Gerais
.
Miriam
Zelikowski

São Paulo - SP
.
Monica
Braga

Macaé - RJ
roney
Roney
Moraes

Cachoeiro - ES
roney
Sandra
Almeida

Cacoal - RO
roney
Soninha
Porto

Cruz Alta - RS