Pensando alto 1

O resultado das eleições com um forte apelo conservador nos resultados, nos mostraram uma cabisbaixa realidade. Li que o brasileiro é "conservador" e que também  esta satisfeito com muito do que conseguiu, sobretudo os nordestinos, li uns  ataques absurdos e  gratuitos aos nordestinos por não votarem em quem o sudeste ordena.Aí vi as emissoras fazendo campanha descarada, e militares falando asneiras sobre soviets no Brasil. São os reacionários vibrando e mandando ver com textos e mais textos ..
Na verdade os que  me parecem mais conservadores sãos alguns  lideres e maioria de formadores de opinião, que estão entre a gente do povo, ali acessíveis, nas periferias, nos leitos dos hospitais, nas igrejas. Estes os agentes  o Lúmpen  que serve a classe dominnante recebendo seus pequenos favores para  disseminar as teorias de que o fascismo seguramente não denominado assim mas na pratica diária exercido  a solução dos impasses resultantes do desconhecimento  da falta de consciencia de classe  e um momento economico psicologico á deriva . Outro grupo influenciado são os  jovens,  alguns filhos de trabalhadores que escutam os colegas reacionarios  porque vindos de grupos elitizados nas universidades ou seus empregadores abastados que não veem passivamente os rumos que um governo  inclusivo e descentralizador , no Brasil os portará .  Sim, os grupos de direita tem um discurso mais fácil, a esquerda é muito dificil, precisa perfeccionista  ao lidar conosco, povo,certos pensadores criam abismos de orgulho distâncias e caem no erro de não distribuir conhecimento   ... muito se necessita  ... os direitistas utilizam discursos genéricos que se misturam melhor a população com bordões e repetições que a esquerda nao faz ... aliás faltou muita explicação entre os jovens que nao viveram os governos anteriores e  imersos  nos seus cursos tecnicos , faculdades  trabalho q agora  desfrutam a todo vapor nem concebem  o passado q muitos de noós  viveram... 
É muito dificil assim em cima da hora  e explicar  anos de um melhor governo  como o PT totalmente  imbuído da tarefa de criar cidadania através  do Estado  q ingenuamente acreditou q a população perceberia  apenas testemunhando e usufruindo dos projetos sociais ... mas faltou  escola e quando digo escola falo de tomar de assalto a educação   por todo lado um programa consciente desde a idade mais tenra , explicando e dando carga nas ciencias humanas .
Está faltando isso entre Lei  Econômica dos Meios  ... voto para o  Judiciario , imposto sobre grandes fortunas  a reforma tributária e reforma politica .
Não  sei se o povo brasileiro é tão conservador quanto se quer fazer crer ,  mais do que religioso ... repetindo  acho que este último atributo tem feito os brasileiros se  deixarem encantar pela serpente do conservadorismo e da intolerância ...   sao os CERTOS líderes religiosos que o sao ...  e aquela GENTE Q SE APROXIMA DELES, do povo, com discurso facil, simplista  muita gente como crianças q mecanicamente levam o doce  sem questionar , isso  envolve a facilidade da linguagem . Alguns flertam com o fascismo sem perceber   que seja tanto que falta teoria politica básica, pois aí vai : fascismo é a doutrina e a prática política estadista e coletivista que  se opõe a todos aos socialismos e democracias e posturas liberais tendo o reacionarismo no seu âmago .  
Um historiador conservador italiano Renzo de Felice  com o qual discordo em  diversos conteúdos por motivos obvios  é  a teórica q dá lastro histórico filosófico a maioria dos discursos q escuto atualmente  o  de Felice nos deu uma profunda visão  do fascismo  e seu desenvolvimento/ processo básico, como desenvolve-lo  do ponto da direita e  é constantemente repetido  em palavras diversas por muitos de nossos vizinhos de casa sem que saibam,  sobretudo  ao acreditarem que uma mudança e renovação se dá como" revolução "   em vez de retrocesso  e reação , e vindo de qualquer lado acredito em última análise  que ler de Felice é  utilissimo para  a esquerda.


Luigi Salvatorelli

Renzo de Felice

De Felice se utiliza do pensamento de Luigi Salvatorelli http://en.wikipedia.org/wiki/Luigi_Salvatorelli  que apregoa ser os fascismo uma açao e ou reação da burguesia diante da crise ecônomica em choque com as  mudanças revolucionárias provicadas pela classe proletária  seria assim uma revolução  reacionária . De Felice vai além e porta dentro da história italiana  do século 20 a prrática do pensamento de Salvatorelli na biografia de Mussolini ue provocou uma reflexão da sociedade italiana e ainda vendo o fascismo como "revolução de direita" destinada a tranformar o homem novo e o estado novo .


Antonio Gramsci

Houve uma serie intensa de reações, um embate publico entre Norberto bobbio e Renzo de Felice e ainda outros pensadores através dos meios de comunicação. Em uma  época na  necessidade de suplantar o passado fascista italiano e explicá-lo com Norberto Bobbio http://pt.wikipedia.org/wiki/Norberto_Bobbio  este se volta  a idéia  de  Antonio Gramsci http://pt.wikipedia.org/wiki/Antonio_Gramsci (O fascismo, como  a classe de trabalho para o imobilizar, faz parte da tradicional política  das classes dominantes italianos, e da luta da classe trabalhadora contra o capitalismo ") em linhas gerais,  de que o fascismo é contrarevolucionário a reação diante de avanços  e nese sentido muitos avanços foram  trazidos aos trabalahadores na ultima decada no Brasil  Gramsci preconizava que o  fascismo é uma controrevolução  Bobbio pos um fim a discussão contradizendo de Felice e resumindo o  conceito muito claro :
"Não ,  O fascismo não foi uma revolução, mas uma  contra-revolução, que teve alguns aspectos externos da revolução, a violência, o desafio  legalidade, a intolerância, o espírito de intolerância, sectarismo, sem ter  significado histórico, de fato, revelando um movimento profundamente, como foi dito e comprovado no  catástrofico  final , uma anti-história."


Norberto Bobbio

Renzo de Felice divide  o fascismo em enquanto Gramsci o coloca como reação armada por definição De Felice nos mostra um primeiro movimento claro  que não necessariamente termina   dessa forma ou daquela forma mas um comportamento psicosocial . Ele o  coloca  2 fenômenos : o momento e o regime , no primeiro que pode ser  precursor do outro :o momento fascista é o que vemos muitas vezes aqui manifestações que parecem indefinidas  e delas  temos q despertar velozmente ... De Felice ao explicar num viés  de direita  ao explicar  processo , mecanismo é  uma leitura excepcional para nós . Seria o que  estamos vendo  ao redor o primeiro momento  descrito por De Felice da "reação" ?
Segundo ainda essa aproximação do fascismo pelo cidadão comum e que segundo de Felice´´e possivel ser antifascista e nao democrático  esse é o mesmo raciocínio que porta as" minorias "( que pra mim são as maioris  mulheres  gays e os biotipos oprimodos ) defender o racismo sem saber  muitas vezes o q defendem  contra si  mesmos ...   meios de comunicação  com testes tipo " Politicometro"  prpagandeado por revista conservadora  afastava a politica do comportamento pessoal ..  como se isso fosse possivel ... essa uma tática indutiva , muito usada por quem nunca se declara fascista mas o é (caso de Renzo de Felice ) mas gostaria de reafirmar :nunca sera possivel ser fascista e democrático ... 
Mas o fascismo não pode ser visto como revolucionário  por seu caráter alienante ja que as massas não se representam mas um projeto de manutenção do sistema , uma maioria manipulada que não conhece seu lugar e seu momento como também a força que detém.
Um aspecto  interessante é o reaparecimento em todas as eleições  dos  militares da  e seus simpatizantes, acho que   no afã de se sentirem vivos ainda... se  manifestam e  manifestos dramáticos , fascistas. O fascismo tem esse caráter dramaticista  .. em vez de estarem em grande numero respondendo a  processo  os radicais de direita estao dando orientações por aí  E ora , ora   opiniões embasadas nos seus sonhos mais loucos da noite anterior ...   claramente os velhinhos  nao dormem bem ... devem ter muitos pesadelos com o passado q tem...  todas as eleições temos q  tolerarmos  isso ... os intolerantes ... 
Então temos o candidato Aécio  como resultado  o já  clássico embate, tradicional confronto,  mas   no contexto q vimos  qualquer q fosse o candidato enfrentado pelo PT seria polarizado. O Aécio , uma criatura contraditória com um passado incidioso, caráter  repressor,(vide processos de  censura da  Google, Twitter e jornalistas mineiros . Avesso as as ações  que e leis que não o distinguem  o  um  homem de fachada da  direita que emgloba as mais várias tendencias fascistas e  a deriva ou alugadas de gente que  fora e dentro do pais especula com a vida dos brasileiros. O candidato nos porta ao que sempre  vimos uma semente sem nunca vivermos tão plenamante  o reconhecimento da influencia estadunidense entre nós , a polarização , a intolerancia , racismo e fascismo cotidianos todos saidos de detras das cortinas ate entre apresentadora  mau carater e dissimulada da gnews . a discussão do Brasil é essa  é isso que temos que eslarecer  e esclarecer que isso esta nos bastidores do Aécio um nhomeme que não é aprovado nem no estado onde nasceu e govrnou .. um homem com muitas questões a explicar sobre uso do dinheiro publico no seu estado .
A coisa mais importante a constatar ser sobre o mantenimento das politicas acertadas desse governo atual  entre elas o discurso de tornar as universidades públicas privadas como já se vê dnesa estrada  USP entregue a administrção PSDB. Programa de dmissões e cobranças  no discurso   dos partidários pensadors de aécio , afastar  os mais pobres sem tradiçãõ familiar universitária  da do ensino superior através de um  enfraquecimento a médio prazo dos programas de bolsas como PRONATEC,  sabemos que cotas são um assunto que incomoda muito a cúpula do partido de aécio tb e  e e educação  básica gratuita é a meta mas a universidade para todos nao  ... afinal os peões do trabalho escravo e o tipo que interessa a convênios como a Alca e  ou Nafta precisam ter escolaridade apenas suficiente pra ler manuais e bulas. Isso tem um viés bem fascista.    veja aqui
Isso é só um desabafo  mas deste espero o começo de uma nova era de mudanças apesar desse Congresso "entortatado" à direita que vimos ser eleito agora com um sem numero de ricos  .... estudar medidas urgentes para parar um democracia que ameaça a si mesma e um cidadão que se contradiz enquanto humanao é a condição pra Brasil continuar  preservando sua identidade e o bem estar do seu povo antes que ele cante arrependido : eu era feliz e nao sabia .... mesmo um conservador que finito num exílio reconheça que tudo se tornou muito mais conservador que ele .

Paiol de Pólvora

Vinicius de Moraes

Estamos trancados no paiol de pólvora
Paralisados no paiol de pólvora
Olhos vedados no paiol de pólvora
Dentes cerrados no paiol de pólvora
Só tem entrada no paiol de pólvora
Ninguém diz nada no paiol de pólvora
Ninguém se encara no paiol de pólvora
Só se enche a cara no paiol de pólvora
Mulher e homem no paiol de pólvora
Ninguém tem nome no paiol de pólvora
O azar é sorte no paiol de pólvora
A vida é morte no paiol de pólvora
São tudo flores no paiol de pólvora
TV a cores no paiol de pólvora
Tomem lugares no paiol de pólvora
Vai pelos ares o paiol de pólvora

http://letras.mus.br/vinicius-de-moraes/86828/
http://www.youtube.com/watch?v=akbJ9XGMM2w

Camille Helena Claudel é historiadora
publicidade
publicidade
Crochelandia

Blogs dos Colunistas

-
Ana
Kaye
Rio de Janeiro
-
Andrei
Bastos
Rio de Janeiro - RJ
-
Carolina
Faria
São Paulo - SP
-
Celso
Lungaretti
São Paulo - SP
-
Cristiane
Visentin

Nova Iorque - USA
-
Daniele
Rodrigues

Macaé - RJ
-
Denise
Dalmacchio
Vila Velha - ES
-
Doroty
Dimolitsas
Sena Madureira - AC
-
Eduardo
Ritter

Porto Alegre - RS
.
Elisio
Peixoto

São Caetano do Sul - SP
.
Francisco
Castro

Barueri - SP
.
Jaqueline
Serávia

Rio das Ostras - RJ
.
Jorge
Hori
São Paulo - SP
.
Jorge
Hessen
Brasília - DF
.
José
Milbs
Macaé - RJ
.
Lourdes
Limeira

João Pessoa - PB
.
Luiz Zatar
Tabajara

Niterói - RJ
.
Marcelo
Sguassabia

Campinas - SP
.
Marta
Peres

Minas Gerais
.
Miriam
Zelikowski

São Paulo - SP
.
Monica
Braga

Macaé - RJ
roney
Roney
Moraes

Cachoeiro - ES
roney
Sandra
Almeida

Cacoal - RO
roney
Soninha
Porto

Cruz Alta - RS