Manual do pequeno escritor

Quando me preparava para escrever uma crônica o telefone tocou, era minha tia passando a conta da loja de materiais de construção referente a kitchenette que estou construindo em Unamar. Apesar de estar organizado para a empreitada, estou distante da obra, mas tenho o conforto e a confiança de ter tudo sobre o controle de minha tia, a quem carinhosamente me refiro como “a testemunha viva” da história, quando atravessamos a madrugada discutindo na varanda de sua casa. Isso me deixa tranquilo para refletir sobre um certo livro que devorei na juventude: “As veias abertas da América Latina”, de Eduardo Galeano. Este livro era obrigatório para quem iniciava a vida política e era simpatizante do socialismo, tendo o sentimento anticolonialista e anticapitalista como pano de fundo para todas as mazelas do nosso continente.

Hugo Chávez, presidente da Venezuela, em seu primeiro encontro com Barack Obama, presidente dos EUA, presenteou-o com um exemplar do livro a que chamava de: “Um monumento na história latino-americana”.Mais de quarenta anos após o lançamento do livro, o escritor uruguayo Eduardo Galeano, renegou o livro afirmando que não estava preparado para tratar do tema e que o texto era ruim. Eu, imigrante literário, sei que quando uma obra é terminada e divulgada, deixa de pertencer a quem a concebeu, vai viver livre dentro de cada interpretação e se o criador quiser revisá-la, nada vai fazer com que a essência deixe de existir, está consumado e pronto. Assim, como no livro “A poesia de Brecht e a história”, de Leandro Konder, a quem cito aqui para prestar minhas homenagens e reverência.

Tomara que Zuenir Ventura nunca tenha uma dessas crises existenciais e arrependimentos que acometem algumas personalidades, fazendo com que reneguem aquilo o que pregavam. Mas podemos ficar tranqüilos porque o autor de “1968, o ano que não terminou” está muito lúcido com o passado e permite que viva em suas páginas personagens como o estudante Edson Luis assassinado no Calabouço pela ditadura militar; Carlos Lamarca, “o capitão da guerrilha”; o compositor de “Pra não dizer que não falei das flores” Geraldo Vandré e até a atriz italiana Claudia Cardinale, esquerdista, envolvida nas questões das mulheres e homossexuais.

Os mitos e as lendas costumam tomar formas nas reuniões em volta de uma fogueira, onde seus feitos são superlativados e ganham a proporção e o agigantamento dos deuses inventados. A mitologia latino-americana é muito rica, nos foram passadas pelos Incas, Maias e Astecas. A literatura não-ficção retrata um período da humanidade que não é lenda e nem mito, nem tem como ser alterada, é preciso ser estudada como o livro “Essa escola chamada vida”, uma delícia de leitura dos depoimentos que Frei Beto e Paulo Freire deram ao jornalista Ricardo Kotscho, o livro é pequeno, mas abriga o conhecimento, assim como a kitchenette, é pequena, mas do tamanho exato para abrigar “uma meia-dúzia” de pessoas boas de conversa.

Ricardo Mezavila
Escritor

publicidade
publicidade
Crochelandia

Blogs dos Colunistas

-
Ana
Kaye
Rio de Janeiro
-
Andrei
Bastos
Rio de Janeiro - RJ
-
Carolina
Faria
São Paulo - SP
-
Celso
Lungaretti
São Paulo - SP
-
Cristiane
Visentin

Nova Iorque - USA
-
Daniele
Rodrigues

Macaé - RJ
-
Denise
Dalmacchio
Vila Velha - ES
-
Doroty
Dimolitsas
Sena Madureira - AC
-
Eduardo
Ritter

Porto Alegre - RS
.
Elisio
Peixoto

São Caetano do Sul - SP
.
Francisco
Castro

Barueri - SP
.
Jaqueline
Serávia

Rio das Ostras - RJ
.
Jorge
Hori
São Paulo - SP
.
Jorge
Hessen
Brasília - DF
.
José
Milbs
Macaé - RJ
.
Lourdes
Limeira

João Pessoa - PB
.
Luiz Zatar
Tabajara

Niterói - RJ
.
Marcelo
Sguassabia

Campinas - SP
.
Marta
Peres

Minas Gerais
.
Miriam
Zelikowski

São Paulo - SP
.
Monica
Braga

Macaé - RJ
roney
Roney
Moraes

Cachoeiro - ES
roney
Sandra
Almeida

Cacoal - RO
roney
Soninha
Porto

Cruz Alta - RS