Contra o rei

Não há pessoa no mundo que consiga fugir de uma monarquia incrustada no cerne político e econômico da sociedade humana. O Rei de Ourives é feito de ar. Envolve-nos, inebria-nos. Induz nossa liberdade de escolha. Ele possui uma capacidade de domínio inédita: a do convencimento por meio da propaganda massiva e científica. Não, não se trata de uma pessoa, mas sim de um conceito. Um conceito global.

O Rei de Ourives joga em todos os times ao mesmo tempo. Ele é francês napoleônico e inglês de Lorde Nelson. Não escolhe lados. Nega-se a descartar alguém por motivos de raça, cor, credo, religião, etc. Parece justo, não é? Seria, caso o elo que o edifica não se apoiasse no consumo. Todos são iguais, todos são consumidores. Contagiadas pela necessidade, todas as pessoas podem lhe trazer algum tipo de benefício.

Como consequência, a corrupção dos homens. A disputa mercadológica entre pequenas, médias ou grandes empresas mexe com a sociedade, de modo que a selvageria se desdobra num interminável jogo de posses e de poder. Os agentes do Rei de Ourives movimentam bolsos repletos de dinheiro; financiam campanhas de políticos em troca de benefícios após a eleição. Em suma, ampliam a desigualdade social.

O Rei de Ourives pode agir para o bem ou para o mal. Seu poder tem o condão de decidir o destino das pessoas. Quando um mundo melhor se torna o objetivo, o Rei será lembrado. O amor dos súditos estará estampado em sorrisos de satisfação. Quanto vale o amor de um grupo de desconhecidos? Todo o dinheiro do mundo. Essa deveria ser nossa maior lição, nosso grande legado. Infelizmente, o pensamento coletivo ainda não evoluiu a tais patamares.

A monarquia de Ourives, quando digna de reprimendas, precisa ter fim. O poder atribuído ao Rei é absoluto demais. Quando iremos aprender? Não aprenderemos nada até que uma camisa continue custando o salário de uma família inteira. Os pedintes sofrem enquanto os privilegiados desfrutam irresponsavelmente de abundância. Lutemos por uma sociedade mais justa. O Rei de Ourives não pode vencer.


publicidade
publicidade
Crochelandia

Blogs dos Colunistas

-
Ana
Kaye
Rio de Janeiro
-
Andrei
Bastos
Rio de Janeiro - RJ
-
Carolina
Faria
São Paulo - SP
-
Celso
Lungaretti
São Paulo - SP
-
Cristiane
Visentin

Nova Iorque - USA
-
Daniele
Rodrigues

Macaé - RJ
-
Denise
Dalmacchio
Vila Velha - ES
-
Doroty
Dimolitsas
Sena Madureira - AC
-
Eduardo
Ritter

Porto Alegre - RS
.
Elisio
Peixoto

São Caetano do Sul - SP
.
Francisco
Castro

Barueri - SP
.
Jaqueline
Serávia

Rio das Ostras - RJ
.
Jorge
Hori
São Paulo - SP
.
Jorge
Hessen
Brasília - DF
.
José
Milbs
Macaé - RJ
.
Lourdes
Limeira

João Pessoa - PB
.
Luiz Zatar
Tabajara

Niterói - RJ
.
Marcelo
Sguassabia

Campinas - SP
.
Marta
Peres

Minas Gerais
.
Miriam
Zelikowski

São Paulo - SP
.
Monica
Braga

Macaé - RJ
roney
Roney
Moraes

Cachoeiro - ES
roney
Sandra
Almeida

Cacoal - RO
roney
Soninha
Porto

Cruz Alta - RS