Dicas para evitar o estresse

No artigo “Cuidado com o estresse de fim de ano”, publicado semana passada, vimos que o estresse é uma resposta “positiva” do organismo diante de situações de perigo, preparando o mesmo para luta ou fuga. Também foi apontado o quanto o estresse, por dar energia ao organismo, camufla doenças e a baixa imunidade e quando a pessoa relaxa e sai do estresse fica suscetível a infecções oportunistas, dores pelo corpo e contraturas musculares. Agora vamos ver como evitar de se manter em estresse continuado.

Dica 1) Quando a pessoa sentir que está ficando estressada, principalmente se for em atividades duradouras como o trabalho, pois o excesso e a manutenção do estresse sobrecarrega e prejudica o organismo, ela deve relaxar. Diferentemente do que as pessoas leigas acham que o ser humano é igual a uma pilha, que ao se emocionar negativamente vai se carregando e precisaria descarregar através de agressividade: batendo em almofadas, quebrando coisas, lutando, etc., para sentir-se aliviada, o que o organismo precisa é relaxar para se aliviar. Pesquisas feitas tanto na Universidade de Iowa, com 600 participantes, como da Universidade de Kent, na Inglaterra com 149 participantes comprovaram que é através do relaxamento que a pessoa sai do estresse e não socando e gritando.

Portanto, nos momentos de folga, procure ficar só, numa posição confortável e relaxe todo o corpo. Respire com calma e ao expirar o ar dos pulmões sinta relaxar.

Dica 2) Diante do acúmulo do trabalho e da pressão de cumprir metas a pessoa, além do estresse, tende a ficar ansiosa. Ela quer finalizar todas as atividades o quantos antes e as vezes chega a se atrapalhar no que é prioritário. A dica é fazer uma lista de atividades a realizar, ordená-la por prioridade e montar um cronograma para ter ideia do tempo que vai levar para concluir todas as tarefas. Ter ideia do tempo que vai levar cada uma das tarefas e saber que tem tempo hábil para realiza-las faz a pessoa manter a calma. E estando tranquila não há estresse.
Estas duas dicas quando aplicadas ajudam você a não se manter num estresse que pode ser prejudicial a sua saúde.

Psicólogo Flávio Melo Ribeiro
CRP12/00449

A Viver – Atividades em Psicologia desenvolveu programas psicoterapêuticos que possibilitam ser trabalhados em grupos e individual.
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. (48) 9921-8811 (48) 3223-4386
Página no Facebook: Viver – Atividades em Psicologia

publicidade
publicidade
Crochelandia

Blogs dos Colunistas

-
Ana
Kaye
Rio de Janeiro
-
Andrei
Bastos
Rio de Janeiro - RJ
-
Carolina
Faria
São Paulo - SP
-
Celso
Lungaretti
São Paulo - SP
-
Cristiane
Visentin

Nova Iorque - USA
-
Daniele
Rodrigues

Macaé - RJ
-
Denise
Dalmacchio
Vila Velha - ES
-
Doroty
Dimolitsas
Sena Madureira - AC
-
Eduardo
Ritter

Porto Alegre - RS
.
Elisio
Peixoto

São Caetano do Sul - SP
.
Francisco
Castro

Barueri - SP
.
Jaqueline
Serávia

Rio das Ostras - RJ
.
Jorge
Hori
São Paulo - SP
.
Jorge
Hessen
Brasília - DF
.
José
Milbs
Macaé - RJ
.
Lourdes
Limeira

João Pessoa - PB
.
Luiz Zatar
Tabajara

Niterói - RJ
.
Marcelo
Sguassabia

Campinas - SP
.
Marta
Peres

Minas Gerais
.
Miriam
Zelikowski

São Paulo - SP
.
Monica
Braga

Macaé - RJ
roney
Roney
Moraes

Cachoeiro - ES
roney
Sandra
Almeida

Cacoal - RO
roney
Soninha
Porto

Cruz Alta - RS