UERJ Resiste

Nos últimos meses a população brasileira acompanhou a escalada da dívida da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, apontada pelo governo como mais uma vítima da crise econômica enfrentada nacional e regionalmente. Porém, não há dúvidas de que a conjuntura atual da instituição não é apenas fruto do contexto econômico problemático, mas principalmente da má administração das finanças públicas no Rio de Janeiro e da priorização histórica de outros investimentos em detrimento da educação.
As consequências desse sucateamento da UERJ são sentidas quotidianamente pelos alunos, professores e funcionários da instituição e trazem consigo um importante debate sobre a educação pública no país. Além desses elementos em jogo, a temerosa gestão pública, que há anos vem tratando de destruir tão importante patrimônio, também coloca em risco a vida de diversos pacientes no Hospital Universitário Pedro Ernesto. É um verdadeiro banquete de violação dos direitos constitucionalmente garantidos à educação, saúde e dignidade da pessoa humana.
Torna-se fundamental lembrar que diversas agências de avaliação, nacionais e internacionais, colocam a UERJ entre as maiores universidades da América Latina. São mais de 60 anos mantendo programas em múltiplas áreas de conhecimento. Trata-se de um núcleo rico de ensino, pesquisa e fonte respeitável de desenvolvimento científico e de políticas públicas, além do já mencionado fundamental papel do HUPE. Não há dúvidas, portanto, de que a instituição tem valor inestimável para toda a sociedade.
Porém, completamente sucateada, a UERJ chega ao capítulo mais triste de sua história. Entre outras barbaridades, está sem pagamentos dos servidores e liberação dos recursos necessários para o funcionamento de sua estrutura, faltando até os serviços de limpeza, coleta de lixo e vigilância. O déficit nas contas é alarmante e 35% do orçamento previsto para 2016 não foi repassado, segundo dados da Secretaria de Estado de Fazenda. 
O cenário caótico e marcado pelo abandono do poder público torna o debate da educação no país vulnerável enquanto alvo de propostas que se desencontram fortemente da construção histórica do movimento social e estudantil. A solução para a universidade precisa afirmar seu caráter público e gratuito, no caminho para garantir uma educação de qualidade para todos e todas e que rejeite programas de privatização. 

*Advogado

** Acadêmica em Direito

publicidade
publicidade
Crochelandia

Blogs dos Colunistas

-
Ana
Kaye
Rio de Janeiro
-
Andrei
Bastos
Rio de Janeiro - RJ
-
Carolina
Faria
São Paulo - SP
-
Celso
Lungaretti
São Paulo - SP
-
Cristiane
Visentin

Nova Iorque - USA
-
Daniele
Rodrigues

Macaé - RJ
-
Denise
Dalmacchio
Vila Velha - ES
-
Doroty
Dimolitsas
Sena Madureira - AC
-
Eduardo
Ritter

Porto Alegre - RS
.
Elisio
Peixoto

São Caetano do Sul - SP
.
Francisco
Castro

Barueri - SP
.
Jaqueline
Serávia

Rio das Ostras - RJ
.
Jorge
Hori
São Paulo - SP
.
Jorge
Hessen
Brasília - DF
.
José
Milbs
Macaé - RJ
.
Lourdes
Limeira

João Pessoa - PB
.
Luiz Zatar
Tabajara

Niterói - RJ
.
Marcelo
Sguassabia

Campinas - SP
.
Marta
Peres

Minas Gerais
.
Miriam
Zelikowski

São Paulo - SP
.
Monica
Braga

Macaé - RJ
roney
Roney
Moraes

Cachoeiro - ES
roney
Sandra
Almeida

Cacoal - RO
roney
Soninha
Porto

Cruz Alta - RS