Negros racialistas, cantor e vereador não se opõem ao racismo e capitalismo

Circula através da rede social Facebook um vídeo intitulado “Por qual mundo você luta?” pertencente ao programa semanal de debates Quatro V da TV Drone, o 1° canal WebTV isto é não-tripulado da rede mundial de computadores Internet. No vídeo, o jovem vereador paulistano Fernando Holiday (DEM) que é preto, negro, ou afrodescendente mostra ser adepto do racialismo, isto é da ideologia e ou/crença fundamentalistas na não-comprovada cientificamente existência de “raças” humanas. Apesar disso, o vereador se expressou de forma passional, sectária e incoerente pois atacou as políticas racialistas que podem ser públicas ou privadas.
Embora racialista, o vereador se opôs às paternalistas espécies de políticas de cotas baseadas antropologicamente na cor da pele dos pretos, negros ou afrodescendentes. E as do gênero piedade social que pretendem “humanizar” o capitalismo, as ações afirmativas (AAs). Daí, o vereador ter afirmado: “Nós negros e pobres”, sem ter considerado que nos Estados Unidos, África do Sul, Nigéria e Haiti há burguesias negra e branca ou euro descendente. Não no Brasil onde o capitalismo se desenvolveu e constituiu uma burguesia inteiramente branca. Porém, os negros outrora escravizados à força permaneceram pobres, explorados e oprimidos.      
Apesar de ter o mesmo “sonho dourado” do vereador em ver também constituída uma inexequível burguesia preta, negra ou afrodescendente na capitalista e racista sociedade brasileira. O cantor, escritor, ator, cineasta e militante de movimentos sociais negros racialistas, MV Bill defendeu tanto as já citadas espécies de políticas de cotas quanto o gênero alcunhado como AAs. Que são as Leis Federais 12.288/2010 o estatuto da igualdade “racial” (EIR) e a 12.711/2012 a de cotas “raciais” reservando vagas nas universidades privadas e públicas para negros, indígenas e egressos de escolas públicas. Ambas urgem ser revogadas.
Por último, acerca do vídeo em um grupo de estudos e debates no Facebook foi citado este ensinamento do saudoso Mestre Paulo Freire (1921-1997): “Se a educação sozinha não pode transformar a sociedade, tão pouco sem ela a sociedade muda”. E foi colocado o subtítulo: “Cotas versus meritocracia”. Uma vez que o significado político de cotas foi explicado, o de meritocracia é o de que se trata de palavra afeta à sociedade dividida em classes, isto é, capitalista e racista. Então propugnamos outros ensinamentos, palavra-de-ordens contrárias e reivindicações antirracistas específicas em relação ao título do vídeo: “Por qual mundo você luta?”.             
A luta dos pretos/negros contra o racismo e o (imperialismo) colonialismo na África e diáspora é específica, estratégica e indissociável da luta de classes” livro Nacionalismo Negro do marxista Trotsky (1879-1940). “Racismo e capitalismo são os dois lados de uma única e mesma moeda” do maior herói negro mundial o mártir internacional da Consciência Antirracista, o sindicalista e líder socialista sul-africano Stephen Bantu Biko o Steve (1946-1977). Por escolas inclusas as técnicas profissionalizantes e universidades públicas, de excelência na qualidade e universalistas isto é de direitos ou acesso igual para todos e todas.
Abaixo o PROUNI, o ENEM, o SISU e ou/qualquer filtro/discriminação ao ensino universitário os outrora apelidados de vestibular!  
Abaixo a lei da mordaça!
Abaixo as reformas do ensino médio, da previdência, trabalhista e a PEC 55 a do congelamento dos gastos!
Fora Temer e o Congresso Nacional!
Pela Assembleia Popular Nacional Constituinte!
Pelo governo dos trabalhadores!
*jornalista – é militante do Movimento Negro Socialista (MNS) e da seção brasileira da Corrente Marxista Internacional (CMI) a Esquerda Marxista (EM) corrente interna do PSOL.                     

publicidade
publicidade
Crochelandia

Blogs dos Colunistas

-
Ana
Kaye
Rio de Janeiro
-
Andrei
Bastos
Rio de Janeiro - RJ
-
Carolina
Faria
São Paulo - SP
-
Celso
Lungaretti
São Paulo - SP
-
Cristiane
Visentin

Nova Iorque - USA
-
Daniele
Rodrigues

Macaé - RJ
-
Denise
Dalmacchio
Vila Velha - ES
-
Doroty
Dimolitsas
Sena Madureira - AC
-
Eduardo
Ritter

Porto Alegre - RS
.
Elisio
Peixoto

São Caetano do Sul - SP
.
Francisco
Castro

Barueri - SP
.
Jaqueline
Serávia

Rio das Ostras - RJ
.
Jorge
Hori
São Paulo - SP
.
Jorge
Hessen
Brasília - DF
.
José
Milbs
Macaé - RJ
.
Lourdes
Limeira

João Pessoa - PB
.
Luiz Zatar
Tabajara

Niterói - RJ
.
Marcelo
Sguassabia

Campinas - SP
.
Marta
Peres

Minas Gerais
.
Miriam
Zelikowski

São Paulo - SP
.
Monica
Braga

Macaé - RJ
roney
Roney
Moraes

Cachoeiro - ES
roney
Sandra
Almeida

Cacoal - RO
roney
Soninha
Porto

Cruz Alta - RS