Alynne da Silva Coutinho, Miss Macaé 2008: Um reinado que já dura 3 anos

O ano era 2008. O Brasil ainda estava às voltas com a vitória da Miss Brasil 2007, a mineira Natália Guimarães, que foi a Vice-Miss Universo 2007, ao tirar o 2º lugar, só perdendo para a japonesa Riyo Mori. No início de 2008, havia muita expectativa em torno das escolhas de novas misses dos municípios brasileiros. Em Macaé, Alynne da Silva Coutinho foi aclamada no início de 2008, à Miss Macaé, para ser a representante municipal no concurso de Miss Estado do Rio de Janeiro 2008, este que foi realizado numa quinta - feira, dia 20 de março de 2008, à partir das 22h, no Canecão, Rio de Janeiro - RJ, com 20 candidatas representativas de municípios fluminenses.
http://www.jornalorebate.com.br/247/alynne2.jpg
Alynne em 2004 ao ser coroada Miss Brasília

Polêmicas a parte, não aconteceu a disputa para a escolha da Miss Macaé 2008, sendo assim não foi formado um corpo de jurados, já que não aconteceu o tradicional desfile de passarela com candidatas, portanto, nenhuma eleição. Nem ao menos, a Miss Macaé 2007 Milena Frossard (a última Miss Macaé eleita em concurso) foi chamada para passar a faixa e coroar Alynne, e com isso, se despedir oficialmente do título. Alynne, como não recebeu oficialmente a faixa da antecessora, não viveu essa etapa inicial de seu reinado. Inclusive, Milena ficou chateada com essa falha na organização, já que este não só seria também um momento mágico de sua trajetória como miss, mas também uma parte da etapa final de seu reinado, pois assim como ela quando foi eleita recebeu a faixa da antecessora Lívia Batista Almeida (Miss Macaé 2004), ela teria de entregar o seu título oficialmente à nova miss que representaria a nossa cidade no concurso de beleza do estado. Na verdade, Milena só foi saber que posteriormente à ela, Macaé teve outra candidata anunciada como Miss Macaé, quase três anos depois, num domingo, 18 de julho de 2010, ao ler no Jornal Macaense O Debate, uma vasta matéria sobre as misses macaenses de todos os tempos, entitulada "Misses Macaé: belas mulheres entram para a nossa história", com quatro fotos, sendo duas de Alynne.

http://www.jornalorebate.com.br/247/alynne3.jpg
Alynne e as demais 19 candidatas a Miss Estado do Rio de Janeiro 2008 sendo recebidas por autoridades cariocas na cidade do Rio de Janeiro em foto

Para entender melhor sobre o procedimento da aclamação de Alynne, é importante saber que as misses que são anunciadas sem eleição, são chamadas de "biônicas". Esse termo é uma variação da expressão "senador biônico", criada pelo regime militar para designar o terço de senadores que deveriam ser indicados pelas assembléias estaduais para conter o avanço do MDB, partido de oposição nas eleições parlamentares de 1978. E na história das Misses, existem os casos de misses "biônicas", como o de Alynne, já que em 2008, a organização do evento do Miss Macaé lançou mão desse expediente para indicá-la como candidata ao concurso estadual de beleza. Mas nos casos de aclamação de uma miss, a miss antecessora precisa transferir oficialmente a faixa, o título. Em caso contrário, é considerada uma gafe séria cometida pela organização do evento, como foi nesse caso.

http://www.jornalorebate.com.br/247/alynne4.jpg
Alynne em 2003 acima do peso (de preto) e em 2010,
gracas a Herbalife, muito mais magra (de jeans e camisa)

Deixando de lado às discussões, Alynne - juntamente com outras 19 candidatas -, participou do certame estadual fluminense, defendendo Macaé. Reunidas seis dias antes - desde sexta-feira, 14/03, - para atividades de aperfeiçoamento na concentração, visando o sucesso para o dia da final do concurso, as vinte misses municipais levantavam às 7 horas da manhã, e trabalhavam com toda uma rotina de fotos, filmagens, ensaios de dança e palestras que só se concluíam por volta das 13 horas. Nesse período, qualquer contato com a família ou com outra pessoa que não fosse da organização do concurso, só podia ser por telefone. Entretanto, na véspera da final da disputa, Alynne e as demais candidatas arriscaram desafiar a tal da dieta tradicional das saladas, ao consumirem alimentos calóricos como arroz, feijão, macarrão, pizzas e mousse de chocolate. Apesar do clima de competição, Alynne disse na época em entrevista à jornalista Alícia Uchoa, que ela e todas as demais candidatas estavam convivendo como amigas, e que o fato de terem de dividir o quarto com pelo menos mais uma concorrente, fazia acontecer melhor a boa convivência, já que todas elas compartilhavam dos mesmos problemas comuns: Inseguranças, medos, sonhos, expectativas, desejos, aflições, e vontade de vencer o certame. A candidata macaense disse também que nesse meio, se tiver muita competição, o clima fica ruim, pois todas as concorrentes iriam se esbarrar em outros trabalhos fora dali. A Miss Macaé também revelou que estava com 25 anos, e que essa era a idade limite para uma moça ser miss, e que era preciso um intervalo de três anos entre as inscrições. E explicou que ela e todas as outras garotas tinham o objetivo de vencer o Miss Estado do Rio de janeiro, e posteriormente o Miss Brasil.

http://www.jornalorebate.com.br/247/alynne5.jpg
Alynne e algumas  das candidatas municipais de 2008

No dia da final, uma noite marcada pelo brilho aconteceu, e quando as cortinas se abriram e o show de luzes coloridas iluminavam o palco, berros e referendações vinham das torcidas. As misses iniciaram a magnitude da noite ao surgirem no palco do Canecão. Todas as concorrentes estavam de vestido branco curto e asas de borboletas. O dançarino Jaime Arôxa foi o responsável pela direção e criação da coreografia. Sapateado, canto, interpretação, e cover de Marilym Monroe foram as atividades das misses no palco do espetáculo no começo. As misses deram um show de apresentação, provando que além de belas e elegantes, são talentosas.
As atrações musicais foram contadas com o cantor Victor Aznnar, e a cantora Eliana Pittman. Ambos levantaram toda a platéia, levando-a ao delírio.
O desfile de traje de banho foi o momento mais esperado da noite, já que as meninas desfilaram de biquínis coloridos que valorizavam suas formas.
No desfile de traje de gala, as candidatas desfilaram com vestidos longos.
A platéia inquieta fazia barulho, era tanta euforia típica fluminense, que chegou a atrapalhar os apresentadores do evento.
Dentre as vinte candidatas, foram anunciadas dez semifinalistas. A Miss Macaé Alynne não figurou entre as semifinalistas. Depois, foram escolhidas cinco finalistas. Por último, a Miss Estado do Rio de Janeiro 2007, a niteroiense Aiana Soares faz a sua despedida para o público fluminense, e entrega o título à Camila Paiva Hentzy de Faria, Miss Estado do Rio de Janeiro 2008, vitória teresopolitana.
Alynne, apesar de não ter vencido, e por conseqüência, não ter tido a oportunidade de defender o estado fluminense no concurso Miss Brasil 2008, tinha beleza e experiência de sobra para participar de tal disputa, pois antes, em 2004, ela foi Miss Brasília 2004, e representou o distrito federal brasileiro no concurso Miss Brasil 2004 - ano do cinqüentenário oficial do Miss Brasil - realizado no dia 15 de Abril de 2004 no Credicard Hall em São Paulo. Nessa ocasião, Alynne também não conseguiu ficar entre as dez semifinalistas. E teve um problema com seu vestido longo azul, ele simplesmente estourou, ia do meio das costas até o cóccix, mas nada que costureiras e camareiras não resolvessem a tempo. Ela, no início de 2004, em apenas dois meses chegou a emagrecer vinte quilos, para ser miss. Isso, graças ao tratamento de Herbalife. Na época, ela que tinha 21 anos, era Cliente e distribuidora da Herbalife. Chegou a ser capa da revista "Today" pelo sucesso do emagrecimento.
De acordo com o jornal "Folha de São Paulo" de 17 de abril de 2004, em matéria da jornalista Laura Capriglione, sobre a participação de Alynne no Miss Brasil 2004, dizia que a miss gostava muito de cinema e ciclismo, media 1,82m, pesava 66 kg e que suas medidas eram: 91-71-93 cm. A matéria enfatizou que Alynne cursava Ciências Sociais, e que ambicionava ser uma socióloga reconhecida, e que também queria ser modelo. A reportagem citou que ela nasceu em Muriaé - que na linguagem indígena significa: "ter sabor de cana doce" -, em Minas Gerais, no dia 8 de setembro de 1982, que seu livro favorito é "Senhora", e autor favorito, Roberto Damata, o melhor filme que já assistiu, "Armagedon", ator favorito, Ben Affleck e atriz Glória Pires.
Em 18/03/2010, Alynne, ex miss Brasília e atual miss Macaé, fêz uma declaração ao site "Dieta & Nutrição" explicando que a Herbalife é a solução para o emagrecimento. Em seu depoimento, ela disse que sempre foi uma garota gulosa, e que abusava principalmente de massas e biscoitos, e que não agüentava mais só usar roupas largas, e se esconder dentro de casa, com vergonha do seu corpo. Alynne desabafou que se sentia muito deprimida, e que seu sonho de ser modelo era impossível de se tornar real, já que ela tinha quilos a mais. Mas ela conheceu o Programa de Controle de Peso Herbalife, através de seu tio, Distribuidor, que havia conseguido grandes resultados. Ela entrou nessa empreitada, e começou a emagrecer, pois reduziu medidas e controlou seu apetite. E em 2004, na mesma época, conseguiu ser Miss Brasília, e passou a ter como ingressar na carreira de modelo, pois graças à sua força de vontade e a Herbalife, ela deu início à realização de seu sonho. A Herbalife em 2004 proporcionou a Alynne, uma redução de peso rápida e saudável. Ela manteve o novo peso em diante e isso a ajudou a ser anunciada à Miss Macaé 2008. Hoje, Alynne é magra e muito mais feliz. E pode até degustar moderadamente de algumas guloseimas.
Alynne com certeza é um dos exemplos de pessoas com determinação e força de vontade. Nossa Miss Macaé 2008 (que já foi Miss Brasília 2004) permanece sendo nossa atual miss, pois em 2009 e 2010, Macaé não elegeu, nem aclamou a sua miss. Estamos caminhando para o ano de 2011, e Alynne está completando 3 anos de reinado em Macaé, como miss. Ficamos na expectativa de que em 2011, Macaé anuncie a sua miss, mas caso isso não aconteça, Alynne continua no trono com o título, e assim permanecerá até quando Macaé anunciar a próxima representante no Concurso Miss Estado do Rio de Janeiro.

Raphael Guedes Marinho.

publicidade
publicidade
Crochelandia

Blogs dos Colunistas

-
Ana
Kaye
Rio de Janeiro
-
Andrei
Bastos
Rio de Janeiro - RJ
-
Carolina
Faria
São Paulo - SP
-
Celso
Lungaretti
São Paulo - SP
-
Cristiane
Visentin

Nova Iorque - USA
-
Daniele
Rodrigues

Macaé - RJ
-
Denise
Dalmacchio
Vila Velha - ES
-
Doroty
Dimolitsas
Sena Madureira - AC
-
Eduardo
Ritter

Porto Alegre - RS
.
Elisio
Peixoto

São Caetano do Sul - SP
.
Francisco
Castro

Barueri - SP
.
Jaqueline
Serávia

Rio das Ostras - RJ
.
Jorge
Hori
São Paulo - SP
.
Jorge
Hessen
Brasília - DF
.
José
Milbs
Macaé - RJ
.
Lourdes
Limeira

João Pessoa - PB
.
Luiz Zatar
Tabajara

Niterói - RJ
.
Marcelo
Sguassabia

Campinas - SP
.
Marta
Peres

Minas Gerais
.
Miriam
Zelikowski

São Paulo - SP
.
Monica
Braga

Macaé - RJ
roney
Roney
Moraes

Cachoeiro - ES
roney
Sandra
Almeida

Cacoal - RO
roney
Soninha
Porto

Cruz Alta - RS