Salgueiro 2013: dois bons sambas concorrentes são as esperanças para voltar a ser campeã

A escola de samba Acadêmicos do Salgueiro está realizando as eliminatórias para a escolha de seu ‘hino' oficial para o Carnaval 2013 cujo enredo "Fama" com o patrocínio da revista de celebridades CARAS é desenvolvido pelo casal de carnavalescos, Renato e Márcia Lávia Lage. Ambos também desenvolveram o enredo "Cordel branco e encarnado" deu o vice-campeonato à agremiação em 2012. Porém, no último título de campeão do Salgueiro em 2009, o enredo "Tambor" foi desenvolvido apenas pelo carnavalesco Renato Lage. Já o último samba-enredo nota 10 em letra e melodia foi o de 2011 quando a agremiação ficou na 5ª colocação, intitulado "Salgueiro apresenta: O Rio (de Janeiro) no cinema".
Haja vista, embora sua Ala de Compositores seja de boa qualidade, nem sempre o Salgueiro combina conquista de título com excelência em letra e melodia na qualidade de samba-enredo. O exemplo disso é o samba-enredo campeão de 1993 "Peguei um Ita no Norte" que não tem letra e melodia assim tão belas. Ainda que seja um samba popularíssimo, cantado até hoje. Não por mera coincidência, um dos melhores entre os concorrentes a ‘hino' oficial de 2013 têm três dos compositores do samba nota 10 de 2011 (Miudinho, Anderson Benson e Luiz Pião), porém, a liderança da parceria é do compositor Demá Chagas, que é o mesmo de 1993, mais Alessandro Falcão e Elcinho Saara.
Quem abrilhanta o canto é o excelente intérprete-puxador de volta ao Império Serrano para o Carnaval 2013, Nêgo. O acompanhamento rítmico-musical é da bateria autointitulada Furiosa sob a batuta do mestre Marcão. O outro bom samba é da parceria liderada por Marcelo Motta mais João Ferreira, Gê Lopes e Thiago Daniel. O canto é do ótimo intérprete-puxador oficial da Vila Isabel, Tinga, acompanhado rítmico-musicalmente pela Furiosa. É considerado samba que corre por fora, o da parceria dos compositores Ricardo Pança, André Luiz, Marcelo Mineiro, Fábio Cardeal, Júlio Cesar e Paulo Lima, cantado por Vander Timbalada e pelo intérprete oficial do Império da Tijuca, Pixulé.
Também são considerados sambas que podem surpreender: O da parceria Moisés Santiago, Waltinho Honorato, Elton Carvalho, Tuninho Z10, Jácob e Tuninho Fernandes, cujos cantos são do próprio Santiago e Z10 mais os intérpretes Alexandre Di Mendes e um dos três oficiais da Estação 1ª de Mangueira, Ciganerey. E o da parceria Xande de Pilares, Sereno, Betinho de Pilares, Luiz Fernando, Líbero e Jassa cujo canto é do excelente intérprete-puxador oficial da Mocidade Independente de Padre Miguel, Luizinho Andanças. A escola de samba Salgueiro tem sido nos últimos anos sempre cotada a ser campeã graças ao comando de sua guerreira-presidente Regina Celi Fernandes.
Reeleita em 2012 para novo mandato de três anos, ela tem mostrado que está gabaritada para um cargo mais compatível com sua liderança. Por exemplo, a própria presidência da Liga Independente das Escolas de Samba do Rio de Janeiro (LIESA). Porém, surpreendentemente ela revelou-se submissa, permanecendo relegada à função de 1ª secretária do Conselho Fiscal na chapa única que reelegeu presidente até 2015, o economista e fiel escudeiro dos contraventores penais do jogo do bicho, Jorge Castanheira. Afinal, na LIESA o poder além de sexista e machista, tem o domínio controlado pelas mãos de ferro de tais contraventores e outros acusados judicialmente de práticas criminosas.
*jornalista - é torcedor da Portela a Majestade do Samba.
publicidade
publicidade
Crochelandia

Blogs dos Colunistas

-
Ana
Kaye
Rio de Janeiro
-
Andrei
Bastos
Rio de Janeiro - RJ
-
Carolina
Faria
São Paulo - SP
-
Celso
Lungaretti
São Paulo - SP
-
Cristiane
Visentin

Nova Iorque - USA
-
Daniele
Rodrigues

Macaé - RJ
-
Denise
Dalmacchio
Vila Velha - ES
-
Doroty
Dimolitsas
Sena Madureira - AC
-
Eduardo
Ritter

Porto Alegre - RS
.
Elisio
Peixoto

São Caetano do Sul - SP
.
Francisco
Castro

Barueri - SP
.
Jaqueline
Serávia

Rio das Ostras - RJ
.
Jorge
Hori
São Paulo - SP
.
Jorge
Hessen
Brasília - DF
.
José
Milbs
Macaé - RJ
.
Lourdes
Limeira

João Pessoa - PB
.
Luiz Zatar
Tabajara

Niterói - RJ
.
Marcelo
Sguassabia

Campinas - SP
.
Marta
Peres

Minas Gerais
.
Miriam
Zelikowski

São Paulo - SP
.
Monica
Braga

Macaé - RJ
roney
Roney
Moraes

Cachoeiro - ES
roney
Sandra
Almeida

Cacoal - RO
roney
Soninha
Porto

Cruz Alta - RS