Solar dos Mellos prossegue com programação da 7º Primavera dos Museus

Solar dos Mellos prossegue com programação da 7º Primavera dos Museus  Nesta terça-feira (24) foi a vez de alunos da rede municipal de ensino visitarem o Solar dos Mellos, que está realizando uma programação especial dentro da 7ª Primavera dos Museus. O evento tem como tema esse ano 'Museus, Memória e Cultura Afrobrasileira'. Até quinta-feira (26) alunos do 8º e do 9º ano do Colégio Municipal Engenho da Praia e da Escola Estadual Municipalizada Polivalente Anísio Teixeira participam de ação educativa no Museu, que conta 'As memórias do Quilombo', sobre o Carucango, que existiu na serra macaense até 1831.  Trinta e cinco alunos do Colégio Municipal Engenho da Praia participaram da palestra nesta terça-feira, à tarde, ministrada pelo professor de Geografia, Tiago Xavier. Pela manhã, a palestra é com o professor de História, Bruno Rodrigues. O objetivo é que os alunos conheçam e discutam sobre a história do município.  A programação da 7ª Primavera dos Museus, no Solar dos Mellos, começou na segunda-feira (23), com a palestra 'Escravidão e Quilombos em Campos e Macaé (Séculos XVII - XIX)', ministrada pela pesquisadora Márcia Amantino, que reuniu professores da Rede Municipal de Ensino de diversas áreas, graduandos de História, técnicos e gestores municipais.  A 7ª Primavera dos Museus, que acontece em todo país desde 2007, é uma ação conjunta do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) e a vice-presidência de Acervo e Patrimônio Histórico da Fundação Macaé de Cultura em parceria com a Coordenadoria Extraordinária de Igualdade Racial. As atividades estão previstas até sábado (28).  Segundo a vice-presidente de Acervo e Patrimônio Histórico da Fundação Macaé de Cultura, Gisele Muniz, essa iniciativa visa dar visibilidade aos museus como organismos vivos da cidade e um espaço para encontros e debates. Já a Coordenadora Extraordinária de Igualdade Racial, Zoraia Braz, destacou a importância desse tema no ano em que o município comemora 200 anos.  Na sexta-feira (27), das 18h às 19h, haverá a mesa-redonda 'A contribuição cultural do negro na construção da sociedade contemporânea', seguida de samba de roda. Já no sábado (28), as atividades começam às 10h com roda de capoeira. Em seguida, entre 10h30 e 15h, haverá oficinas de instrumentos, máscaras e turbantes. A programação termina às 16h com o desfile que expõe os turbantes e os instrumentos criados nas oficinas no quintal do museu. O e-mail e telefone para contato são museumacae@yahoo.com.br e (22) 2759-5049.

Nesta terça-feira (24) foi a vez de alunos da rede municipal de ensino visitarem o Solar dos Mellos, que está realizando uma programação especial dentro da 7ª Primavera dos Museus. O evento tem como tema esse ano "Museus, Memória e Cultura Afrobrasileira". Até quinta-feira (26) alunos do 8º e do 9º ano do Colégio Municipal Engenho da Praia e da Escola Estadual Municipalizada Polivalente Anísio Teixeira participam de ação educativa no Museu, que conta "As memórias do Quilombo", sobre o Carucango, que existiu na serra macaense até 1831.

Trinta e cinco alunos do Colégio Municipal Engenho da Praia participaram da palestra nesta terça-feira, à tarde, ministrada pelo professor de Geografia, Tiago Xavier. Pela manhã, a palestra é com o professor de História, Bruno Rodrigues. O objetivo é que os alunos conheçam e discutam sobre a história do município.

A programação da 7ª Primavera dos Museus, no Solar dos Mellos, começou na segunda-feira (23), com a palestra "Escravidão e Quilombos em Campos e Macaé (Séculos XVII - XIX)", ministrada pela pesquisadora Márcia Amantino, que reuniu professores da Rede Municipal de Ensino de diversas áreas, graduandos de História, técnicos e gestores municipais.

A 7ª Primavera dos Museus, que acontece em todo país desde 2007, é uma ação conjunta do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) e a vice-presidência de Acervo e Patrimônio Histórico da Fundação Macaé de Cultura em parceria com a Coordenadoria Extraordinária de Igualdade Racial. As atividades estão previstas até sábado (28).

Segundo a vice-presidente de Acervo e Patrimônio Histórico da Fundação Macaé de Cultura, Gisele Muniz, essa iniciativa visa dar visibilidade aos museus como organismos vivos da cidade e um espaço para encontros e debates. Já a Coordenadora Extraordinária de Igualdade Racial, Zoraia Braz, destacou a importância desse tema no ano em que o município comemora 200 anos.

Na sexta-feira (27), das 18h às 19h, haverá a mesa-redonda "A contribuição cultural do negro na construção da sociedade contemporânea", seguida de samba de roda. Já no sábado (28), as atividades começam às 10h com roda de capoeira. Em seguida, entre 10h30 e 15h, haverá oficinas de instrumentos, máscaras e turbantes. A programação termina às 16h com o desfile que expõe os turbantes e os instrumentos criados nas oficinas no quintal do museu. O e-mail e telefone para contato são Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. e (22) 2759-5049.

publicidade
publicidade
Crochelandia

Blogs dos Colunistas

-
Ana
Kaye
Rio de Janeiro
-
Andrei
Bastos
Rio de Janeiro - RJ
-
Carolina
Faria
São Paulo - SP
-
Celso
Lungaretti
São Paulo - SP
-
Cristiane
Visentin

Nova Iorque - USA
-
Daniele
Rodrigues

Macaé - RJ
-
Denise
Dalmacchio
Vila Velha - ES
-
Doroty
Dimolitsas
Sena Madureira - AC
-
Eduardo
Ritter

Porto Alegre - RS
.
Elisio
Peixoto

São Caetano do Sul - SP
.
Francisco
Castro

Barueri - SP
.
Jaqueline
Serávia

Rio das Ostras - RJ
.
Jorge
Hori
São Paulo - SP
.
Jorge
Hessen
Brasília - DF
.
José
Milbs
Macaé - RJ
.
Lourdes
Limeira

João Pessoa - PB
.
Luiz Zatar
Tabajara

Niterói - RJ
.
Marcelo
Sguassabia

Campinas - SP
.
Marta
Peres

Minas Gerais
.
Miriam
Zelikowski

São Paulo - SP
.
Monica
Braga

Macaé - RJ
roney
Roney
Moraes

Cachoeiro - ES
roney
Sandra
Almeida

Cacoal - RO
roney
Soninha
Porto

Cruz Alta - RS