Gabriel O Pensador faz homenagem a um dos fundadores do Cinema de Guerrilha

Gabriel O Pensador voltou aos palcos de São Paulo e se apresentou nessa terça-feira (22) no Teatro Renault (centro), com participação especial do rapper paulista Emicida e direito a batalha de MCs.
Com suas letras engajadas e rimas politizadas, o cantor aproveitou o show para homenagear o ator Fernando da Silva Cândido --um dos fundadores do Cinema de Guerrilha da Baixada fluminense-- que morreu em 31 de julho no Rio de Janeiro, após ser atingido por spray de pimenta e gás lacrimogênio durante manifestação em 20 de junho.

Gabriel O Pensador em São Paulo

João Masini/Divulgação

Gabriel O Pensador em show no Teatro Reanult em 22 de outubro de 2013; cantor homenageou Fernando da Silva Candido, fundador do Cinema de Guerrilha da Baixada Fluminense
Gabriel vestiu uma camiseta com a foto da vítima e os dizeres "Fernandão vive", e, ao lado de Che Leal, cantou "Pra Onde Vai?".
Quem foi ao evento também teve a oportunidade de ouvir hits antigos -como "Cachimbo da Paz", "Rap do Feio", "Até Quando" e "Retrato de um Playboy" (cantada com Emicida)-- e músicas do novo álbum como "Sem Crise" e "Nunca Serão", cujo clipe foi dirigido por José Padilha.

CASO
A Coordenadoria de Direitos Humanos do Ministério Publico do Rio instaurou procedimento para apurar as causas da morte do artista. De acordo com colegas, ele sofria de problemas respiratórios depois de se recuperar de uma tuberculose que teve há seis anos. O caso dele teria se agravado após ser atingido por spray de pimenta e gás lacrimogênio, lançados por PMs, em um ato na frente da Alerj (Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro).
Fernandão, como os amigos o chamavam, tinha nanismo e protestava pelos direitos dos anões. O jovem de 34 anos também foi um dos fundadores do Cinema de Guerrilha da Baixada fluminense, que une cineastas e atores com poucos recursos e oferecer oficinas a jovens da periferia.
"Ele morreu por problemas respiratórios e infecção no pulmão. Mas ele dizia no hospital que o gás lacrimogêneo e o spray de pimenta pioraram o quadro dele", disse, à época, Ricardo Rodrigues, sócio de Fernando no projeto na Baixada.

publicidade
publicidade
Crochelandia

Blogs dos Colunistas

-
Ana
Kaye
Rio de Janeiro
-
Andrei
Bastos
Rio de Janeiro - RJ
-
Carolina
Faria
São Paulo - SP
-
Celso
Lungaretti
São Paulo - SP
-
Cristiane
Visentin

Nova Iorque - USA
-
Daniele
Rodrigues

Macaé - RJ
-
Denise
Dalmacchio
Vila Velha - ES
-
Doroty
Dimolitsas
Sena Madureira - AC
-
Eduardo
Ritter

Porto Alegre - RS
.
Elisio
Peixoto

São Caetano do Sul - SP
.
Francisco
Castro

Barueri - SP
.
Jaqueline
Serávia

Rio das Ostras - RJ
.
Jorge
Hori
São Paulo - SP
.
Jorge
Hessen
Brasília - DF
.
José
Milbs
Macaé - RJ
.
Lourdes
Limeira

João Pessoa - PB
.
Luiz Zatar
Tabajara

Niterói - RJ
.
Marcelo
Sguassabia

Campinas - SP
.
Marta
Peres

Minas Gerais
.
Miriam
Zelikowski

São Paulo - SP
.
Monica
Braga

Macaé - RJ
roney
Roney
Moraes

Cachoeiro - ES
roney
Sandra
Almeida

Cacoal - RO
roney
Soninha
Porto

Cruz Alta - RS