Balada de um Palhaço

RESPEITÁVEL PÚBLICO:

O Autor na Praça e Balada Literária 2014 apresentam uma leitura aberta de “Balada de um Palhaço”, de Plínio Marcos, com os palhaços Clerouak e Paulo Federal

Plínio Marcos “viajou fora do combinado” – como diz seu amigo Rolando Boldrin – há 15 anos, em 19 de novembro de 1999, para celebrar a vida e a arte deste grande dramaturgo e escritor, O Autor na Praça em parceria com a Balada Literária e o Departamento de Bibliotecas do Município de São Paulo apresentam uma leitura aberta de sua peça “Balada de um Palhaço”. Os nossos convidados para esta apresentação são nada mais que os intrépidos palhaços Clerouak e Paulo Federal. A leitura acontecerá no dia 21 de novembro, sexta-feira, as 20h no auditório da Biblioteca Pública Alceu Amoroso Lima, em Pinheiros - SP. Plínio Marcos é o padrinho do projeto O Autor na Praça, que começou com ele em maio de 1999, a tenda na Feira de Artes da Praça Benedito Calixto, onde acontece o projeto há 15 anos, leva seu nome: Espaço Plínio Marcos.

Sobre a leitura - Partindo da trajetória na pesquisa da linguagem do palhaço, iniciada pelos dois artistas no início de 1990 e na continuidade das trocas artísticas mesmo após seguirem seus projetos pessoais. O convite do projeto O Autor na Praça mais uma vez vem chamar esses palhaços a mergulharem no universo marginal da obra de Plinio Marcos. A releitura da peça pretende exatamente revisitar o texto de extrema importância no cenário teatral do final dos anos 1980, ressaltando sua atualidade no que diz respeito às relações humanas desses dois personagens Menelão e Bobo Plin.

www.facebook.com

Direção, concepção e atuação: Clerouak e Paulo Federal
Produção, realização e divulgação: O Autor na Praça, Edson Lima e a dupla de palhaços.

Saiba mais sobre Plínio Marcos no sítio oficial: www.pliniomarcos.com ou www.facebook.com/facePlinioMarcos

Sobre Clerouak: - Palhaço e músico Clerouak, traz no sangue suas aptidões com as artes ,neto de Capitão de Congado Mineiro e palhaço de circo, ele vem pesquisando a linguagem dos palhaços e se apresentando há mais de quinze anos.Começou trabalhando em festas e eventos, em seguida desenvolveu um trabalho em dupla onde fundou o Sarau dos Charles, posteriormente transformando se num trio com a chegada de Paulo Federal (o palhaço Adão), se apresentavam em teatros e nas ruas de diversas cidades brasileiras. Em 1998 "OsCharles" como eram conhecidos foram contemplados com o prêmio jornada Sesc. Desde 2001 iniciou suas pesquisas em torno da cultura popular brasileira como o Grupo de Cavalo Marinho Boi Marinho, dirigido por Helder Vasconcelos. Em 2003 gravou o seu CD de músicas Étnicas, “Música do Quarto Mundo”, onde pesquisou a musicalidade de diferentes culturas do mundo entre elas a música Árabe, o Blues,e ritmos tradicionais brasileiros. Em 2004 iniciou seus trabalhos com a também palhaça e musicista Maria Lulú Azul. Além de sua trajetória unindo a música com o palhaço Clerouak teve participações curiosas na história da música, participou da banda punk Garotos Podres onde gravou em 1993 o disco Canções para Ninar. No cinema, atuou no filme "Carandiru" com direção de Hector Babenco. Saiba mais:   www.facebook.com/clerouak.palhaco.

Sobre Paulo Federal – Iniciou a carreira como palhaço em 1996 atuando nas ruas. Trabalhou com Cristiane Paoli Quito e Gabriel Guimard com quem fundou a CIA MEGAMINI. Foi integrante do trio Os Charles & Cia apresentando o "Sarau dos Charles" em vários pontos da cidade. Foi professor na Casa do Teatro durante cinco anos. É desenhista de estórias em quadrinhos e, na carreira solo do palhaço Adão, desenvolve um projeto de contação de estórias. Em parceria com Danilo Dal Farra (palhaço Gastão) atua no espetáculo de rua "A rOda". É palhaço-atleta, árbitro e cenógrafo do espetáculo "Jogando no Quintal – Jogo de Improvisação de Palhaços". facebook.com/paulo.c.gomesmartins.

Leitura aberta da peça “Balada de um Palhaço” de Plínio Marcos
Dia 21 de novembro de 2014, sexta-feira, às 20h – Entrada Gratuita.
Auditório da Biblioteca Pública Alceu Amoroso Lima – Tel. 3082 5023
Av. Henrique Schaumann, 777 (Esq. Rua Cardeal Arcoverde) - Pinheiros – SP.
Realização: O Autor na Praça, Balada Literária 2014 e Departamento de Bibliotecas do Município de São Paulo.
Apoio: Evandro Lima.
Informações: Edson Lima – 3739 0208 / 95030 5577.


publicidade
publicidade
Crochelandia

Blogs dos Colunistas

-
Ana
Kaye
Rio de Janeiro
-
Andrei
Bastos
Rio de Janeiro - RJ
-
Carolina
Faria
São Paulo - SP
-
Celso
Lungaretti
São Paulo - SP
-
Cristiane
Visentin

Nova Iorque - USA
-
Daniele
Rodrigues

Macaé - RJ
-
Denise
Dalmacchio
Vila Velha - ES
-
Doroty
Dimolitsas
Sena Madureira - AC
-
Eduardo
Ritter

Porto Alegre - RS
.
Elisio
Peixoto

São Caetano do Sul - SP
.
Francisco
Castro

Barueri - SP
.
Jaqueline
Serávia

Rio das Ostras - RJ
.
Jorge
Hori
São Paulo - SP
.
Jorge
Hessen
Brasília - DF
.
José
Milbs
Macaé - RJ
.
Lourdes
Limeira

João Pessoa - PB
.
Luiz Zatar
Tabajara

Niterói - RJ
.
Marcelo
Sguassabia

Campinas - SP
.
Marta
Peres

Minas Gerais
.
Miriam
Zelikowski

São Paulo - SP
.
Monica
Braga

Macaé - RJ
roney
Roney
Moraes

Cachoeiro - ES
roney
Sandra
Almeida

Cacoal - RO
roney
Soninha
Porto

Cruz Alta - RS