“Vivências da Ecologia” no novo espaço do Nupem

O Espaço Convivência Professor Fábio Rubio Scarano, inaugurado no Núcleo em Ecologia e Desenvolvimento Socioambiental de Macaé (NUPPEM/UFRJ), está realizando o curso “Vivências da Ecologia”. Com a participação de professores de 15 municípios, a temática enfocada no curso é “Conhecer o ecossistema de Macaé”.

De acordo com o professor e presidente deliberativo do Nupem, Francisco Esteves, o espaço, inaugurado neste fim de semana, servirá para estimular a população quanto à vivência da natureza. “A intenção é que através do conhecimento dos impactos sejam elaborados projetos”, ressaltou.
Para o vice-presidente da Fundação Educacional de Macaé, Joelson Tavares, esta é a prova que a UFRJ está se consolidando em Macaé. “A inauguração mostra a preocupação e a responsabilidade que a universidade tem em relação à pesquisa e extensão”, disse.

No espaço, professores, estudantes, profissionais ligados ao meio ambiente e a comunidade terão a oportunidade de participar de atividades voltadas para educação ambiental, palestras e mini-cursos. No curso “Vivências da Ecologia” serão abordados temas como a Lagoa de Imboassica e o Parque Naciobal de Jurubatiba.

Laboratório é inaugurado no Nuppem

Além do Espaço de Convivência, foi inaugurado o Laboratório Integrado de Atividades de Extensão Professor Reinaldo Luiz. “Esta homenagem do NUPEM/UFRJ a estes dois cientistas e educadores exemplares, é o reconhecimento pelo papel desempenhado por eles para o avanço da Ecologia brasileira e para a estruturação administrativa e científica desta Unidade Acadêmica da UFRJ”, ressaltou, o professor Francisco de Assis Esteves.

Segundo ele, o laboratório de Extensão e o Centro de Convivência do Nupem- UFRJ fazem parte de um sonho antigo.

“Em 1983, pensamos em um núcleo, que pudesse ajudar a trilhar o caminho da sustentabilidade. Nossa preocupação foi com o meio ambiente e sua legalidade. Lutamos muito e nos integramos à criação do Parque Nacional Jurubatiba e batalhamos para que a área não se transformasse em plantação de coco”, destacou.

Durante o evento de inauguração, o professor Reinaldo Luiz Bozelli ministrou a palestra “Comunicação da Academia com a Sociedade na Área Ambiental”. “Estou muito satisfeito com esta inauguração e com tudo que está acontecendo diante disso. Macaé está tendo um crescimento grande e depois de dez anos de luta conseguimos um espaço para pesquisa e extensão. A UFRJ está se consolidando em Macaé. Só assim a sociedade pode ser multiplicadora de informações do município”, falou.

Já professor e diretor de Pesquisa do Jardim Botânico, Fábio Scarano, afirmou “Nossa trajetória é marcada por lutas. Todas em prol da natureza. Hoje, podemos afirmar que conseguimos ajustar as questões ambientais da cidade com a realidade econômica e social. Podemos lembrar o projeto Pólen e do Parque Nacional de Jurubatiba”, falou o professor, que ministrou a palestra “Comunicação da Academia com os Tomadores de Decisão na Área Ambiental”.
publicidade
publicidade
Crochelandia

Blogs dos Colunistas

-
Ana
Kaye
Rio de Janeiro
-
Andrei
Bastos
Rio de Janeiro - RJ
-
Carolina
Faria
São Paulo - SP
-
Celso
Lungaretti
São Paulo - SP
-
Cristiane
Visentin

Nova Iorque - USA
-
Daniele
Rodrigues

Macaé - RJ
-
Denise
Dalmacchio
Vila Velha - ES
-
Doroty
Dimolitsas
Sena Madureira - AC
-
Eduardo
Ritter

Porto Alegre - RS
.
Elisio
Peixoto

São Caetano do Sul - SP
.
Francisco
Castro

Barueri - SP
.
Jaqueline
Serávia

Rio das Ostras - RJ
.
Jorge
Hori
São Paulo - SP
.
Jorge
Hessen
Brasília - DF
.
José
Milbs
Macaé - RJ
.
Lourdes
Limeira

João Pessoa - PB
.
Luiz Zatar
Tabajara

Niterói - RJ
.
Marcelo
Sguassabia

Campinas - SP
.
Marta
Peres

Minas Gerais
.
Miriam
Zelikowski

São Paulo - SP
.
Monica
Braga

Macaé - RJ
roney
Roney
Moraes

Cachoeiro - ES
roney
Sandra
Almeida

Cacoal - RO
roney
Soninha
Porto

Cruz Alta - RS