Aluna destaque no vestibular dá dicas para estudantes

Ser aprovado no vestibular das melhores universidades do país é motivo de orgulho e comemoração para qualquer jovem que termina o Ensino Médio. Passar em 1º lugar então, nem se fala. É uma conquista que poucos experimentam. A ex-aluna do Instituto Nossa Senhora da Glória – INSG/Castelo, Marina França, faz parte deste seleto grupo de estudantes. Ela mal terminou o Ensino Médio e já foi aprovada em 1º lugar para o curso de Arquitetura da Universidade Federal Fluminense (UFF) e em 3º lugar para o curso de Administração da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ).

Marina, que ainda aguarda o resultado do vestibular da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), agora compartilha a sua experiência com outros alunos do INSG/Castelo. Ela não faz segredo sobre a receita do seu sucesso e revela que a boa colocação é fruto de muito estudo, organização e disciplina. “Criei meu próprio método de estudo. Revia o conteúdo das aulas em casa e fazia muitos exercícios de vestibulares anteriores”, disse.
Para a jovem, estudar em casa é fundamental. “O professor é um apoio. Mas para assimilar e reter todo o conteúdo, precisamos construir um pensamento lógico que nos ajude a entender, sem decorar.” Outra dica importante é conhecer o perfil das universidades, o que ajuda a conhecer a linha de exame de cada uma delas.
O professor de português do INSG/Castelo, Hélio Maia, afirma que não é necessário abrir mão do lazer para passar no vestibular, basta se organizar. Segundo ele, a diversão é tão importante quanto o estudo. “Sair com os amigos, namorar e praticar esportes ajuda a combater o estresse e a ansiedade.” Nesse sentido, a melhor maneira de passar no vestibular é viver sem excessos, recomenda o professor.

INSG/Castelo aprova 25% mais alunos no vestibular
Os estudantes que fizeram o Ensino Médio no Instituto Nossa Senhora da Glória – INSG/Castelo comemoram. Eles encararam uma rotina pesada de estudos em 2009 e conquistaram vaga nas melhores universidades do estado do Rio de Janeiro. A escola aprovou 25% mais alunos em relação ao ano anterior, resultado das mudanças implantadas pela direção no último ano - como o Ensino Médio em horário integral.
Entre os destaques do vestibular 2010 está a aluna Marina França, aprovada em 1º lugar para o curso de Arquitetura da Universidade Federal Fluminense (UFF) e em 3º lugar no curso de Administração da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ). Para ela, o ensino integral contribuiu para aprofundar os estudos. “Aumentamos a interatividade com os professores. Tivemos mais tempo para participar de debates, tirar dúvidas, fazer exercícios de vestibulares anteriores e reforçar alguns conteúdos”, disse.
Em 2009, apenas o 3º ano era oferecido em horário integral no INSG/Castelo. A partir deste ano, a mudança foi estendida a todo o Ensino Médio. Para o coordenador pedagógico Júlio Boldrini, esse é um dos motivos para o aumento de 25% no número de alunos aprovados. “Com o ensino integral sendo oferecido desde o primeiro ano, a expectativa é elevar ainda mais o índice de aprovação dos nossos alunos nos próximos anos”, aposta o coordenador.
Além da UFF e UERJ, o INSG/Castelo teve estudantes aprovados no Centro Federal de Educação Tecnológica (Cefet/RJ), Pontifícia Universidade Católica (PUC/RJ) e IBMEC, entre outras renomadas instituições de ensino. A Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) ainda não divulgou as notas do vestibular 2010, que deve sair no próximo dia 15.

publicidade
publicidade
Crochelandia

Blogs dos Colunistas

-
Ana
Kaye
Rio de Janeiro
-
Andrei
Bastos
Rio de Janeiro - RJ
-
Carolina
Faria
São Paulo - SP
-
Celso
Lungaretti
São Paulo - SP
-
Cristiane
Visentin

Nova Iorque - USA
-
Daniele
Rodrigues

Macaé - RJ
-
Denise
Dalmacchio
Vila Velha - ES
-
Doroty
Dimolitsas
Sena Madureira - AC
-
Eduardo
Ritter

Porto Alegre - RS
.
Elisio
Peixoto

São Caetano do Sul - SP
.
Francisco
Castro

Barueri - SP
.
Jaqueline
Serávia

Rio das Ostras - RJ
.
Jorge
Hori
São Paulo - SP
.
Jorge
Hessen
Brasília - DF
.
José
Milbs
Macaé - RJ
.
Lourdes
Limeira

João Pessoa - PB
.
Luiz Zatar
Tabajara

Niterói - RJ
.
Marcelo
Sguassabia

Campinas - SP
.
Marta
Peres

Minas Gerais
.
Miriam
Zelikowski

São Paulo - SP
.
Monica
Braga

Macaé - RJ
roney
Roney
Moraes

Cachoeiro - ES
roney
Sandra
Almeida

Cacoal - RO
roney
Soninha
Porto

Cruz Alta - RS