Cuba apresenta novo plano de negócios para investimentos estrangeiros

O ministro de Comércio Exterior e Investimento Estrangeiro de Cuba, Rodrigo Malmierca, apresentou um plano de negócios para estimular a participação do capital estrangeiro no desenvolvimento econômico do país. Durante a realização da 32ª Feira Internacional de Havana, o representante do governo assinalou a importância que o capital estrangeiro pode ter na criação de cadeias produtivas, na mudança de padrões tecnológicos, na substituição de importações e na diversificação da matriz energética.
Ministro de Comércio Exterior e Investimento Estrangeiro de Cuba, Rodrigo Malmierca,Ministro de Comércio Exterior e Investimento Estrangeiro de Cuba, Rodrigo Malmierca, Malmierca destacou que a economia de Cuba deve alcançar maiores taxas de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB), no entanto, disse que as alíquotas ainda estão abaixo da média para a região caribenha. Segundo ele, para reverter essa tendência é preciso alcançar um crescimento econômico superior a 5% e atingir taxas de acumulação equivalentes a 20%.
O ministro cubano afirmou que esta edição da Feira de Havana é dedicada à promoção da Lei 118 sobre investimento estrangeiro, aprovada neste ano pelo Parlamento. O mecanismo legal já em vigor está dotado de maior transparência, elemento essencial para atrair capital, e também oferece garantias aos investidores, além de um tratamento fiscal como incentivos fundamentais.
“Em nosso caso pensamos que existe este clima favorável. Temos também a vontade de corrigir os erros cometidos no passado e fortalecer a confiança dos investidores, a partir do acompanhamento e solução dos problemas que possam obstaculizar a operação com os negócios com investimento estrangeiro”, afirmou Malmierca em entrevista para a Prensa Latina.
Ele mencionou entre alguns dos benefícios da legislação, a garantia de plena segurança jurídica; a possibilidade de prorrogação dos prazos de autorização de negócios; estabilidade política, social e jurídica; localização geográfica, no centro de um mercado em expansão; e altos indicadores em educação, serviço social e saúde da população.
Segundo o ministro, este plano de negócios constitui apenas um primeiro passo e isso deverá ser atualizado periodicamente. Malmierca delineou as oportunidades para o investimento estrangeiro a Zona Especial de Desenvolvimento de Mariel, “um lugar privilegiado para o comércio e centro de negócios da região”, disse ele.

Atualidade
Os principais investimentos estrangeiros que se realizaram no país até provêm da Espanha, Canadá, Itália, Venezuela, França e Reino Unido. Os setores mais estratégicos nos quais se investiu são minas e energia, turismo, indústrias, alimentar e agricultura.
Malmierca disse que para o desenvolvimento de novas oportunidades de investimento, bem como a concretização de negócios será necessário que os processos de negociação e aprovação sejam mais rápidos e eficientes e será imprescindível também que trabalhemos na preparação de especialistas em temas econômicos e jurídicos associados à atividade de investimento estrangeiro.

Théa Rodrigues, da redação do Portal Vermelho,
Com informações da Prensa Latina

publicidade
publicidade
Crochelandia

Blogs dos Colunistas

-
Ana
Kaye
Rio de Janeiro
-
Andrei
Bastos
Rio de Janeiro - RJ
-
Carolina
Faria
São Paulo - SP
-
Celso
Lungaretti
São Paulo - SP
-
Cristiane
Visentin

Nova Iorque - USA
-
Daniele
Rodrigues

Macaé - RJ
-
Denise
Dalmacchio
Vila Velha - ES
-
Doroty
Dimolitsas
Sena Madureira - AC
-
Eduardo
Ritter

Porto Alegre - RS
.
Elisio
Peixoto

São Caetano do Sul - SP
.
Francisco
Castro

Barueri - SP
.
Jaqueline
Serávia

Rio das Ostras - RJ
.
Jorge
Hori
São Paulo - SP
.
Jorge
Hessen
Brasília - DF
.
José
Milbs
Macaé - RJ
.
Lourdes
Limeira

João Pessoa - PB
.
Luiz Zatar
Tabajara

Niterói - RJ
.
Marcelo
Sguassabia

Campinas - SP
.
Marta
Peres

Minas Gerais
.
Miriam
Zelikowski

São Paulo - SP
.
Monica
Braga

Macaé - RJ
roney
Roney
Moraes

Cachoeiro - ES
roney
Sandra
Almeida

Cacoal - RO
roney
Soninha
Porto

Cruz Alta - RS