Dez passos para entender didaticamente como os bancos nos empurraram abismo abaixo


O Casamento Desigual (1525-1530), atribuída a um seguidor do artista flamengo Quentin Metsys

Em apenas dez passos você poderá entender claramente como os grandes bancos globais, os verdadeiros detentores do poder no capitalismo, estão empurraram o planeta e em especial 99% de sua população abismo abaixo. Eu achava que era coisa para economista com muitos anos de estudo, para experts. Mas, não -ainda bem! A leitura combinada de um entrevista e um artigo veiculados no Outras Palavras esclarece tudo.
1. Comece pela entrevista do economista norte-americano Michael Hudson clicando aqui -não se apavore, é curta. Ele é especialista em sistema financeiro e consultor de governos como os da Grécia, Islândia e China. Ao lê-la, você entenderá o processo de submissão da economia mundial ao sistema financeiro explicado de maneira simples, direta. O dilema brasileiro atinge todo o capitalismo neste momento: “Quando se diz ‘pagar os bancos’, o que eles realmente querem dizer é pagar os detentores de títulos bancários. São basicamente o 1% mais rico. O que estamos vendo realmente neste relatório [do FMI, nota minha], neste crescimento de dívida, é que o 1% da população detêm aproximadamente 3/4 de todos os créditos. Significa que há uma escolha: ou você salva a economia, ou você salva o 1% de perder um único centavo”.
2. Lendo a entrevista você compreenderá (se eu compreendi todos podem!): é ilusão pensarmos que a PEC 241, que liquida com gastos públicos no país, e a reforma da Previdência são “invenções” dos golpistas brasileiros; descobrimos com Hudson que as duas políticas (redução brutal dos gastos públicos e reforma de sistemas previdenciários) são globais, ditadas pelo processo de financeirização do capitalismo.
3. O que deixa claro: o golpe não foi um evento nacional, “bananeiro”, mas parte de um processo global conduzido pelo sistema financeiro e os rentistas de todo o mundo. Há desmonte de políticas públicas e reformas dos sistemas previdenciários acontecendo em todo o planeta para, como no Brasil, destinar os recursos públicos para os bancos e o pagamento dos juros das dívidas públicas a eles e aos rentistas.
4. Há um agrupamento misto de pessoas que se consideram “moderninhas” com gente que tem muita clareza do que está em jogo que dizem e escrevem: na pós-modernidade a luta de classes teria acabado e os conceitos de esquerda e direita estariam superados. Não se deixe enganar. A luta de classes está em um momento dos mais cruentos da história da humanidade e todos os aparatos ideológicos como as redes de TV, o jornalismo conservador e a indústria do entretenimento estão mobilizados para desmobilizar os pobres, confundindo-os e vendendo ilusões e mentiras. Se você está no Brasil: pare imediatamente de assistir a TV Globo e a imprensa golpista. Eles só veiculam mentiras, pois fazem parte deste grupo de rentistas que quer liquidar os gastos sociais e a Previdência para que os recursos sejam direcionados todos para eles.Sim, é só disso que se trata: para quem irá o dinheiro.
5. Leia a seguir este artigo de Ranulfo Paiva Sobrinho e Junior Ruiz Garcia, publicado originalmente no Portal EcoDebate e depois no Outras Palavras. Clique aqui. Entenda como a situação pré-falimentar do Deutsche Bank aponta a possibilidade de uma crise muito pior a de 2008.
6. Aprenda com os autores, se você não sabe (eu não sabia), como se dá o processo de criação do dinheiro no sistema bancário. E como os bancos chamados de dealers primários (entre eles o Deutsche Bank) definem este processo de criação do dinheiro subordinando os governos nacionais e os bancos centrais. Descubra, espantado, que estes bancos, verdadeiros gigantes de pés-de barro, são dealers primários de uma série de governos nacionais e podem desencadear um efeito dominó capaz de levar o mundo a uma crise sem precedentes –ao que tudo indica tal crise, está a caminho. Não é algo de uma complexidade apenas para economistas! Você e eu podemos entender!
7.Veja sem falta a figura construída por Ranulfo Paiva Sobrinho e você saberá como há um teia de aparência forte mas de fato frágil que interliga os grandes bancos e os governos dos países capitalistas. Clique aqui. Melhor ainda, clique no link a seguir e veja a imagem interativa. Na medida em que você passar o cursor sobre cada banco, verá o tamanho das conexões e ameaças que eles representam para o planeta: http://bit.ly/2elIPu0.
8. Por fim, saiba o tamanho da encrenca em que o Brasil está metido. Cinco dos dez dealers primários do Banco Central brasileiro são bancos estrangeiros!
9. Estes bancos, junto com os brasileiros, especialmente Itaú, Bradesco e BTG Pactual (também dealers primários) empurram a lógica dos juros goela abaixo do país, com apoio dos rentistas e dos meios de comunicação. Eles muito provavelmente serão tragados num processo de crise global se de fato o Deutsche Bank quebrar. Os cinco bancos estrangeiros que criam dinheiro no Brasil são: Santander, Bank of America/Merryl Linch, Credit Suisse/CSB, JP Morgan e Goldman Sachs. Veja a lista na imagem abaixo (se quiser, veja a lista na própria página do Tesouro Nacional clicando aqui.

dealers
Dealers primários no Brasil. Fonte: Tesouro Nacional.

10. Agora, faça o seguinte: pegue cada um destes bancos estrangeiros e volte às figuras de Ranulfo logo acima no item 7: você verá as conexões de cada um destes cinco bancos no dominó financeiro global (se você for à imagem interativa será simples e surpreendente).
Só a mobilização dos pobres e a união das forças progressistas em cada país e globalmente pode frear esta ameaça que pesa sobre o Brasil e toda a humanidade.



 

publicidade
publicidade
Crochelandia

Blogs dos Colunistas

-
Ana
Kaye
Rio de Janeiro
-
Andrei
Bastos
Rio de Janeiro - RJ
-
Carolina
Faria
São Paulo - SP
-
Celso
Lungaretti
São Paulo - SP
-
Cristiane
Visentin

Nova Iorque - USA
-
Daniele
Rodrigues

Macaé - RJ
-
Denise
Dalmacchio
Vila Velha - ES
-
Doroty
Dimolitsas
Sena Madureira - AC
-
Eduardo
Ritter

Porto Alegre - RS
.
Elisio
Peixoto

São Caetano do Sul - SP
.
Francisco
Castro

Barueri - SP
.
Jaqueline
Serávia

Rio das Ostras - RJ
.
Jorge
Hori
São Paulo - SP
.
Jorge
Hessen
Brasília - DF
.
José
Milbs
Macaé - RJ
.
Lourdes
Limeira

João Pessoa - PB
.
Luiz Zatar
Tabajara

Niterói - RJ
.
Marcelo
Sguassabia

Campinas - SP
.
Marta
Peres

Minas Gerais
.
Miriam
Zelikowski

São Paulo - SP
.
Monica
Braga

Macaé - RJ
roney
Roney
Moraes

Cachoeiro - ES
roney
Sandra
Almeida

Cacoal - RO
roney
Soninha
Porto

Cruz Alta - RS