Venezuela: aprofunda-se o processo revolucionário

A luta de classes e o processo revolucionário aprofundam-se na Venezuela. O episódio da não renovação da concessão do sinal aberto ao canal de televisão RCTV expôs as contradições de classe, antagônicas, na sociedade venezuelana.

A educação e a elevação do nível de consciência da classe operária, das classes dominadas, no processo de mobilização e na defesa da Revolução Bolivariana, são decisivos para a vitória do campo revolucionário e a derrota do campo reacionário, das classes dominantes da Venezuela associadas e apoiadas pelo imperialismo. É fundamental mobilizar as massas para avançar na compreensão dos reais interesses de classe em jogo, interesses antagônicos. É uma intensa luta política e ideológica, com seus desdobramentos, na disputa pelo poder.

A declaração do secretário geral do Partido Comunista da Venezuela (PCV) e a convocação pelo presidente Hugo Chávez de uma manifestação neste sábado em Caracas, contra os golpistas e fascistas, para a qual são esperadas dois milhões de pessoas, apontam para este caminho. Transcrevemos abaixo as afirmações do secretário geral do PCV.

Além disso, a solidariedade internacional, tomando posição claramente na defesa do processo revolucionário na Venezuela, denunciando a "desmesurada" campanha de desinformação antichavista, combatendo na prática a conciliação de classe, é um importante apoio à Revolução Bolivariana e, nesse sentido, para a luta dos povos contra o imperialismo na Venezuela, na América Latina e no mundo. Transcrevemos abaixo matéria sobre manifesto de intelectuais argentinos e ingleses que expressa esse posicionamento.



Deputado Oscar Figuera na Assembléia Nacional:
“O Poder da Revolução Bolivariana está no povo mobilizado”


O secretário geral do Partido Comunista da Venezuela, deputado Oscar Figuera, enfatizou que a defesa da Revolução é feita pelo povo venezuelano nas ruas: “O Poder da Revolução Bolivariana está no povo mobilizado, em sua capacidade de mobilização e na liderança de Hugo Chávez Frías que vem desenvolvendo a revolução em nível nacional e continental”, afirmou.

O deputado manifestou que vivemos um momento especial, que o plano do imperialismo vem se desenvolvendo desde o momento do triunfo de Hugo Chávez Frias em 1998, que não foi finalizado em abril de 2002, nem em janeiro de 2003, “é um plano apoiado no tempo, porque se trata de liquidar um projeto estratégico; de liquidar o projeto da revolução continental que avança a partir da revolução bolivariana”, e acrescentou “este plano tem tido seu próprio desenvolvimento, que hoje se expressa em ganhar as consciências dos estudantes, das mulheres e dos trabalhadores e trabalhadoras, no marco da luta de classes nacional e internacional e de uma profunda luta ideológica”, ressaltou.

O deputado foi enfático ao ressaltar que “Não se pode defender a revolução desmobilizando o povo”. A mobilização deve ser – acrescentou – organizada, sem anarquia, e reiterou: “a morte da revolução é a desmobilização”.

Oscar Figuera advertiu que os revolucionários não podemos deixar os espaços livres para que o imperialismo e a oligarquia nativa continuem manipulando, ocupando os espaços concretos das universidades, das praças e das ruas, “se isso acontecer, estaremos permitindo que progressivamente se vá isolando o povo venezuelano e perderemos o que é uma condição do processo venezuelano, o caráter popular e de luta do povo”, disse.

Finalmente declarou que a não concessão à RCTV é um problema mais político do que jurídico: “Há que ser claro com o povo. A não concessão do espectro radioelétrico à RCTV é uma decisão política que é parte de uma luta do povo para tirar do inimigo um espaço para manipular e enganar o povo”. É por isso – afirmou – que a revolução recupera este espaço para enfrentar em melhores condições a luta ideológica contra o inimigo de classe.

publicidade
publicidade
Crochelandia

Blogs dos Colunistas

-
Ana
Kaye
Rio de Janeiro
-
Andrei
Bastos
Rio de Janeiro - RJ
-
Carolina
Faria
São Paulo - SP
-
Celso
Lungaretti
São Paulo - SP
-
Cristiane
Visentin

Nova Iorque - USA
-
Daniele
Rodrigues

Macaé - RJ
-
Denise
Dalmacchio
Vila Velha - ES
-
Doroty
Dimolitsas
Sena Madureira - AC
-
Eduardo
Ritter

Porto Alegre - RS
.
Elisio
Peixoto

São Caetano do Sul - SP
.
Francisco
Castro

Barueri - SP
.
Jaqueline
Serávia

Rio das Ostras - RJ
.
Jorge
Hori
São Paulo - SP
.
Jorge
Hessen
Brasília - DF
.
José
Milbs
Macaé - RJ
.
Lourdes
Limeira

João Pessoa - PB
.
Luiz Zatar
Tabajara

Niterói - RJ
.
Marcelo
Sguassabia

Campinas - SP
.
Marta
Peres

Minas Gerais
.
Miriam
Zelikowski

São Paulo - SP
.
Monica
Braga

Macaé - RJ
roney
Roney
Moraes

Cachoeiro - ES
roney
Sandra
Almeida

Cacoal - RO
roney
Soninha
Porto

Cruz Alta - RS