Projeto, que conta com o patrocínio da Líder Aviação, também falará sobre risco aviário

Que tal embarcar num ônibus e assistir a um espetáculo teatral sem, no entanto, precisar sair do lugar? Essa é a proposta da Cia. Buzum!, que, desde 2010, realiza espetáculos itinerantes em escolas públicas em dezenas de cidades brasileiras. As peças, encenadas por bonecos, são apresentadas no interior do ônibus da companhia, capaz de receber até 55 crianças por sessão. De acordo com a Buzum!, a iniciativa busca contribuir para o aprendizado escolar, trazendo, de forma lúdica, temáticas que podem ser discutidas em sala de aula. Além disso, o projeto oferece arte gratuita a estudantes que, muitas vezes, nunca assistiram a uma apresentação teatral.

Com mais de três mil apresentações na bagagem, a próxima parada do Buzum! será em Macaé, onde a trupe se apresentará, com o patrocínio da Líder Aviação, em dez escolas da cidade, entre os dias 19 e 28 de fevereiro. Segundo a diretora da companhia, Mari Gutierrez, a peça escolhida foi Filhotes do Brasil, que tem como ideia central trabalhar a relação entre pais e filhos, por meio de esquetes encenadas por bonecos de diversas espécies de animais, algumas inclusive em extinção. “Esse trabalho da BuZum! tem uma grande empatia com as crianças", conta Mariane. "Além da temática ser muito próxima, fizemos uma parceria com o Instituto Saberes, para elaborar um material didático para que os professores trabalhem os temas em sala de aula", acrescenta.

Além de Filhotes do Brasil, a Buzum! apresentará, ainda, uma cena que aborda o tema Risco Aviário, que é o perigo de colisão entre uma aeronave e uma ave. Ele pode ser evitado com a acomodação correta do lixo, principalmente nos entornos do aeroporto. Outro assunto abordado pela trupe é a ameaça que as pipas, canetas laser e balões juninos representam para a aviação. Embora pareçam frágeis, eles podem causar danos a alguns componentes das aeronaves, o que pode comprometer a segurança de passageiros e tripulantes. “Nosso objetivo é despertar o interesse das crianças quanto aos fatores de risco, que algumas vezes elas desconhecem. Por meio das mensagens levadas pelo conhecimento, elas ficarão mais atentas, cuidando melhor do entorno, transmitindo o que aprenderam na escola aos familiares”, explica Reynaldo Pinto Ribeiro, coordenador de segurança operacional da Líder Aviação.

Com mais de 440 mil passageiros transportados em 2013, o aeródromo da cidade ocupa, Segundo a Infraero, 12ª posição no ranking de movimentação dos aeroportos administrados pela estatal, superando capitais como Belo Horizonte e Florianópolis. A maioria dos voos é feita por helicópteros que operam para empresas de óleo e gás que atuam no litoral.

Ações de conscientização da Líder Aviação em Macaé:
Presente em Macaé desde 1986, a Líder Aviação desenvolve diversas ações para promover a segurança de voo e conscientizar comunidades situadas no entorno do aeroporto da cidade. Entre os projetos, está o Segurança de Voo vai às escolas, resultado de uma parceria com a Infraero e outras operadoras aéreas. A iniciativa percorre escolas da cidade oferecendo palestras, apresentações e atividades lúdicas que abordam temas relacionados à segurança das operações aéreas, como o risco aviário e a ameaça representada por pipas, canetas laser e balões.

BuZum!
Nos três anos em que está na ativa, e 3.600 apresentações na bagagem, o projeto conta com um público de mais de 160 mil crianças em 125 cidades (entre São Paulo, Rio, Maranhão, Paraná, Espírito Santo e Bahia). Foram visitadas mais de 250 escolas, tendo sido percorridos mais de 120 mil quilômetros. Adaptado em um ônibus que se transforma em sala de teatro, o BuZum! é equipado com palco, iluminação, ar condicionado e espaço para a plateia com capacidade para receber até 55 espectadores por sessão.
Todas as apresentações acontecem em seis sessões diárias, três pela manhã, a partir de 9h30 e três pela tarde, a partir de 13h30

Duração: 20 minutos

Faixa etária: 3 a 10 anos

Ficha Técnica
Autor: Beto Andreetta
Direção: Wanderley Piras e Adriana Telg
Elenco: Roberta Belony, Jonatã Puente, Ana Elisa e Natália Kesper.
Trilha Sonora: Beto Andreetta
Criação de Bonecos: Dino Soto
Confecção dos Bonecos: Lucas Luciano e Thiago Paiva
Administração: Jackson Iris
Direção de Produção: Mari Gutierrez
Produção Executiva: Ludmila Almeida
Realização: BuZum!

publicidade
publicidade
Crochelandia

Blogs dos Colunistas

-
Ana
Kaye
Rio de Janeiro
-
Andrei
Bastos
Rio de Janeiro - RJ
-
Carolina
Faria
São Paulo - SP
-
Celso
Lungaretti
São Paulo - SP
-
Cristiane
Visentin

Nova Iorque - USA
-
Daniele
Rodrigues

Macaé - RJ
-
Denise
Dalmacchio
Vila Velha - ES
-
Doroty
Dimolitsas
Sena Madureira - AC
-
Eduardo
Ritter

Porto Alegre - RS
.
Elisio
Peixoto

São Caetano do Sul - SP
.
Francisco
Castro

Barueri - SP
.
Jaqueline
Serávia

Rio das Ostras - RJ
.
Jorge
Hori
São Paulo - SP
.
Jorge
Hessen
Brasília - DF
.
José
Milbs
Macaé - RJ
.
Lourdes
Limeira

João Pessoa - PB
.
Luiz Zatar
Tabajara

Niterói - RJ
.
Marcelo
Sguassabia

Campinas - SP
.
Marta
Peres

Minas Gerais
.
Miriam
Zelikowski

São Paulo - SP
.
Monica
Braga

Macaé - RJ
roney
Roney
Moraes

Cachoeiro - ES
roney
Sandra
Almeida

Cacoal - RO
roney
Soninha
Porto

Cruz Alta - RS