Marcel Silvano reprova contas do ex-prefeito Riverton

Com apenas três votos favoráveis à decisão do TCE, Câmara de Macaé aprova contas do ex-prefeito, alegando que houve apenas “erro contábil e que não houve desvio”

Para decepção daqueles que acreditam na mudança na política macaense, a Câmara Municipal de Macaé aprovou nesta terça-feira, 11, as contas do ex-prefeito Riverton Mussi, reprovada pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE) no final de 2013. Somente três vereadores votaram favorável à decisão do TCE, entre eles Marcel Silvano, que liderou a defesa pela reprovação.

Marcel disse em plenário que a aprovação não foi surpresa, um momento importante, principalmente num cenário político um tanto confuso e conturbado que Macaé se encontra. Na sua declaração, o petista disse que é hora de separar o joio do trigo e de revelar quem é ligado ao governo passado e quem está disposto a acompanhar os passos de mudança.

Apesar das 17 impropriedades apresentadas pelo TCE, onde foram apontados diversos pontos, inclusive tratando de saúde, educação, Fundeb, gasto excessivo de pessoal, os vereadores, principalmente os que exerceram cargos de secretários da gestão passada, aprovaram as contas do ex-prefeito justificando que o TCE também comete erros e que este, no relatório, alega “erro contábil” e que em nenhum momento cita “desvio de verba”.

Marcel disse que, de fato, no relatório consta que R$ 259 milhões de reais não foram registrados de acordo com as normas da contabilidade, mas que ainda sim, diante de 17 impropriedades, o Tribunal possui uma competência técnica para tomar a decisão. “Fico muito preocupado de não ter uma posição firme e clara do governo. É importante para situar a bancada de apoio do governo de Aluizio e importante para mim, para entender com quem eu caminho. Vale aqui, além do voto técnico, cabe aqui um voto político. É um ambiente político eleitoral e que tenhamos a clareza para a sociedade entender quem está com quem”, ressaltou o vereador.

Num plenário lotado de assessores do ex-prefeito, bem como aqueles que o acompanham durante anos e torcem pela sua candidatura a deputado estadual, Marcel Silvano recebeu algumas vaias ao afirmar que a atual gestão municipal, no ano passado, colocava as dívidas do governo anterior como desculpas para quase tudo.

“São diversos os argumentos e as pessoas estão no direito de também defender o que sempre defenderam. Para mim, a vaia é democrática, assim como o aplauso. Hoje, passa a ficar claro se o governo significa avanço ou continuidade. É um voto que dá condições de explicar à sociedade quem é quem, enfatizou Marcel.

Após a Casa rejeitar a decisão do TCE, Marcel  leu o parecer técnico e alertou os presentes de que, mesmo que a decisão da Câmara não seja igual a do Tribunal, isso não exime a responsabilidade das pessoas citadas e não está garantida a candidatura do ex-prefeito. Segundo o parecer, isso não está garantido e elas continuarão sendo julgadas e fiscalizadas nos órgãos devidos”, alertou.

Diante de seu posicionamento, vereadores que clamam pela candidatura do ex-prefeito como deputado, lançaram críticas ao petista e ao seu grupo político, principalmente em relação ao vice-prefeito Danilo Funke, que já lançou a sua candidatura a deputado estadual e declarou apoio ao senador Lindberg Farias para governador do Estado, diferente do prefeito Dr. Aluízio, que aliou-se Luiz Fernando Pezão (PMDB).

“Temos um grupo político, estamos construindo uma candidatura à Alerj e que a gente sempre teve e continua tendo lado. Nós não somos adesistas e nem oportunistas. A gente aposta e acredita que Macaé pode melhorar, porque era muito ruim e continua precisando de respostas. Temos liberdade e faz parte da consciência democrática de cada um se posicionar”, concluiu Marcel Silvano.

Érica Nascimento
Jornalista - MTB - 29639/RJ

publicidade
publicidade
Crochelandia

Blogs dos Colunistas

-
Ana
Kaye
Rio de Janeiro
-
Andrei
Bastos
Rio de Janeiro - RJ
-
Carolina
Faria
São Paulo - SP
-
Celso
Lungaretti
São Paulo - SP
-
Cristiane
Visentin

Nova Iorque - USA
-
Daniele
Rodrigues

Macaé - RJ
-
Denise
Dalmacchio
Vila Velha - ES
-
Doroty
Dimolitsas
Sena Madureira - AC
-
Eduardo
Ritter

Porto Alegre - RS
.
Elisio
Peixoto

São Caetano do Sul - SP
.
Francisco
Castro

Barueri - SP
.
Jaqueline
Serávia

Rio das Ostras - RJ
.
Jorge
Hori
São Paulo - SP
.
Jorge
Hessen
Brasília - DF
.
José
Milbs
Macaé - RJ
.
Lourdes
Limeira

João Pessoa - PB
.
Luiz Zatar
Tabajara

Niterói - RJ
.
Marcelo
Sguassabia

Campinas - SP
.
Marta
Peres

Minas Gerais
.
Miriam
Zelikowski

São Paulo - SP
.
Monica
Braga

Macaé - RJ
roney
Roney
Moraes

Cachoeiro - ES
roney
Sandra
Almeida

Cacoal - RO
roney
Soninha
Porto

Cruz Alta - RS