Marcel Silvano se posiciona em defesa do Marco Civil da Internet

Parlamentar defendeu a importância da aprovação e implantação da regulamentação da internet

Apoiando o posicionamento do Deputado Federal, Alessando Molon (PT-RJ),  o vereador Marcel Silvano (PT), defendeu aprovação urgente do projeto do Marco Civil da Internet, pelo Congresso Nacional. Molon é relator do projeto e tem liderado esse debate no Brasil, que ficou famoso após o escândalo de espionagem sofrida pela presidenta Dilma Roussef.  
“O Marco Civil é a Constituição da internet no país. É ali que vai regulamentar, inclusive a neutralidade da rede, que garante a igualdade no tráfego de dados, o que contraria os interesses das grandes operadoras, que querem vender pacotes de serviços com preços diferenciados. Temos que garantir a privacidade do usuário e a liberdade de expressão proporcionada pelas mídias alternativas”, citou o parlamentar Marcel Silvano, durante sessão na Câmara.
Caso o Marco Civil não passe, os grandes grupos de comunicação e telecomunicação serão beneficiados em detrimento dos que lutam pela democratização tanto da internet, como da comunicação.
A questão é tão importante que algumas figuras de renome internacional quando o assunto é a internet, já se pronunciaram em defesa do projeto. Entre esses nomes, podemos citar o físico britânico Tim Barnes-Lee, um dos criadores da internet, que durante um seminário ocorrido em maio passado no Rio de Janeiro afirmou: “Precisamos disso, tanto quanto precisamos de uma imprensa livre. A web é o reflexo da sociedade, é por onde as pessoas se expressam. Se controlarmos isso, vamos perder o ponto mais importante da democracia que é o direito de expressão”.
Outro que saiu em defesa do Marco Civil foi o filósofo francês Piérre Lévy, uma das maiores autoridades em cybercultura no mundo que no último dia 14, em um seminário também no Rio, declarou: “O Marco Civil da Internet brasileiro é algo muito bom e o melhor é que ele foi feito de forma colaborativa. Ele defende a liberdade de expressão ao proteger os provedores em todos os níveis, é algo positivo”.


publicidade
publicidade
Crochelandia

Blogs dos Colunistas

-
Ana
Kaye
Rio de Janeiro
-
Andrei
Bastos
Rio de Janeiro - RJ
-
Carolina
Faria
São Paulo - SP
-
Celso
Lungaretti
São Paulo - SP
-
Cristiane
Visentin

Nova Iorque - USA
-
Daniele
Rodrigues

Macaé - RJ
-
Denise
Dalmacchio
Vila Velha - ES
-
Doroty
Dimolitsas
Sena Madureira - AC
-
Eduardo
Ritter

Porto Alegre - RS
.
Elisio
Peixoto

São Caetano do Sul - SP
.
Francisco
Castro

Barueri - SP
.
Jaqueline
Serávia

Rio das Ostras - RJ
.
Jorge
Hori
São Paulo - SP
.
Jorge
Hessen
Brasília - DF
.
José
Milbs
Macaé - RJ
.
Lourdes
Limeira

João Pessoa - PB
.
Luiz Zatar
Tabajara

Niterói - RJ
.
Marcelo
Sguassabia

Campinas - SP
.
Marta
Peres

Minas Gerais
.
Miriam
Zelikowski

São Paulo - SP
.
Monica
Braga

Macaé - RJ
roney
Roney
Moraes

Cachoeiro - ES
roney
Sandra
Almeida

Cacoal - RO
roney
Soninha
Porto

Cruz Alta - RS