Memória: Corrupção uma velha conhecida de Macaé

Não temos dúvidas que palavra corrupção é uma velha conhecida de Macaé. Nas décadas de 60 e 70, essa malvada palavra foi por um tempo a mais pronunciada pela classe política da cidade. O combativo jornalista José Milbs, (foto) através das páginas do quase centenário semanário "O Rebate", o qual é proprietário e diretor, dedicou aos leitores uma coletânea de vários artigos que, determinantemente apontava vários desmandos na governança municipal. 

Os artigos de Milbs, com o título "Ainda existe corrupção neste pais?" denunciava na então época, entre outras mazelas, a compra de um apartamento no Hotel Panorama, por Cr$ 18 milhões de cruzeiros. A indignação do nobre jornalista era porque a aquisição foi feita  em um prédio que ainda iniciava a  construção na praia de Imbetiba e a prefeitura, vivia de pires na mão para poder pagar os salários atrasados de seus servidores. A divulgação dos artigos provocou um verdadeiro reboliço na cidade, fazendo  surgir a  criação de uma CPI na Câmara de Vereadores. 

"Em Macaé, ressalvados de alguns nomes em ambos partidos é um aglomerados de homens que pensam que política é para enriquecimento pessoal. Para empregarem toda família. Para para pagarem dívidas bancárias com o dinheiro do povo. Para troca de influência. Para participarem de festas e jantares... engravatados. Poderia me silenciar, mas acontece que acima dos interesses familiares, profissionais e financeiros, estou em débito com o povo de Macaé. Estou débito porque fui político e participei de comícios dos muitos elementos que aí estão a se vender e trair o compromissos assumidos. A minha arma é o jornal... enquanto houver possibilidades de justiça neste país!", ponderou o estimado Milbs em um de seus artigos publicados na época.

O Veterano jornalista Zé Milbes,  deste muito jovem teve uma efetiva participação no cotidiano do município. Foi líder estudantil, presidente da Federação dos Estudantes de Macaé e político. Com atuação no jornalismo é um dos profissionais da imprensa dos mais respeitados na região. É considerado um aquivo vivo em Macaé, onde tem emprestado uma valiosa contribuição para o engrandecimento  cultural  da história de Macaé. 


O Jornalista Milbs, certamente nos dias atuais,  já não estranha mais com a enorme  propagação da palavra corrupção.
(Clique para ampliar)

PS: O texto acima é publicado com detalhes importantes no livro  "Erros e Acertos de Uma Cidade Princesa", cujo lançamento acontecerá muito proximamente. 

publicidade
publicidade
Crochelandia

Blogs dos Colunistas

-
Ana
Kaye
Rio de Janeiro
-
Andrei
Bastos
Rio de Janeiro - RJ
-
Carolina
Faria
São Paulo - SP
-
Celso
Lungaretti
São Paulo - SP
-
Cristiane
Visentin

Nova Iorque - USA
-
Daniele
Rodrigues

Macaé - RJ
-
Denise
Dalmacchio
Vila Velha - ES
-
Doroty
Dimolitsas
Sena Madureira - AC
-
Eduardo
Ritter

Porto Alegre - RS
.
Elisio
Peixoto

São Caetano do Sul - SP
.
Francisco
Castro

Barueri - SP
.
Jaqueline
Serávia

Rio das Ostras - RJ
.
Jorge
Hori
São Paulo - SP
.
Jorge
Hessen
Brasília - DF
.
José
Milbs
Macaé - RJ
.
Lourdes
Limeira

João Pessoa - PB
.
Luiz Zatar
Tabajara

Niterói - RJ
.
Marcelo
Sguassabia

Campinas - SP
.
Marta
Peres

Minas Gerais
.
Miriam
Zelikowski

São Paulo - SP
.
Monica
Braga

Macaé - RJ
roney
Roney
Moraes

Cachoeiro - ES
roney
Sandra
Almeida

Cacoal - RO
roney
Soninha
Porto

Cruz Alta - RS