Shell tem permissão final para explorar o Ártico

Com a chegada do navio Fennica ao Oceano Ártico, governo dos EUA concede licença que faltava para empresa operar na região


Ativistas do Greenpeace em frente a plataforma de petróleo da Shell que vai operar no Ártico (© Keri Coles / Greenpeace)

Uma semana após o presidente Obama anunciar visita ao Alasca para conhecer comunidades tradicionais ameaçadas pelas mudanças climáticas, o governo dos Estados Unidos concedeu último aval necessário para que a empresa anglo-holandesa Shell perfure poços em busca de petróleo no Ártico.

Com a volta do navio quebra-gelo Fennica ao Mar de Chukchi, região do Alasca que faz parte do Ártico, o Departamento do Interior da administração Obama liberou a exploração nas águas geladas do Oceano Ártico. A Shell gastou cerca de 7 bilhões de dólares para operar na região.

Para a diretora executiva do Greenpeace EUA, Annie Leonard, o presidente Obama não pode anunciar uma visita ao Alasca para constatar os impactos do aquecimento global e ao mesmo tempo liberar a exploração de combustíveis fósseis na região ártica.

“Essa permissão significa que a administração Obama está abandonando o Ártico a um destino que depende da Shell. Enquanto o presidente conseguiu certo progresso na redução de emissões, seu legado ambiental será determinado pela sua decisão de manter ou não os combustíveis fósseis sob a terra”, comenta Leonard.

A petrolífera encaminhou o pedido assim que o navio Fennica se aproximou do Oceano Ártico. O quebra-gelo seria necessário, segundo o governo norte americano, por conter equipamentos de contenção de vazamento. “No entanto, as águas geladas e tempestuosas do Ártico representam um alto grau de dificuldade para a limpeza, uma vez que o óleo demora muito mais para se dissolver em baixas temperaturas”, explica Thiago Almeida, da campanha Salve o Ártico do Greenpeace Brasil.

No mês passado, ativistas do Greenpeace se penduraram da ponte St. John, em Portland, nos Estados Unidos, para bloquear a saída do Fennica que seguia rumo ao Ártico.

publicidade
publicidade
Crochelandia

Blogs dos Colunistas

-
Ana
Kaye
Rio de Janeiro
-
Andrei
Bastos
Rio de Janeiro - RJ
-
Carolina
Faria
São Paulo - SP
-
Celso
Lungaretti
São Paulo - SP
-
Cristiane
Visentin

Nova Iorque - USA
-
Daniele
Rodrigues

Macaé - RJ
-
Denise
Dalmacchio
Vila Velha - ES
-
Doroty
Dimolitsas
Sena Madureira - AC
-
Eduardo
Ritter

Porto Alegre - RS
.
Elisio
Peixoto

São Caetano do Sul - SP
.
Francisco
Castro

Barueri - SP
.
Jaqueline
Serávia

Rio das Ostras - RJ
.
Jorge
Hori
São Paulo - SP
.
Jorge
Hessen
Brasília - DF
.
José
Milbs
Macaé - RJ
.
Lourdes
Limeira

João Pessoa - PB
.
Luiz Zatar
Tabajara

Niterói - RJ
.
Marcelo
Sguassabia

Campinas - SP
.
Marta
Peres

Minas Gerais
.
Miriam
Zelikowski

São Paulo - SP
.
Monica
Braga

Macaé - RJ
roney
Roney
Moraes

Cachoeiro - ES
roney
Sandra
Almeida

Cacoal - RO
roney
Soninha
Porto

Cruz Alta - RS