Lider ferroviário e ex vereador dos anos 60 morre na Região de Petróleo

[jodyr+e+iza.jpg]Aos 74 anos de idade, levando um grande conhecimento de vida onde sempre esteve presente em vários setores da intelegência e da pesquisa, Jodyr Souto Corrêa morre em Macaé. Uma mente que pulsava muitas pulsações à frente de seus contemporâneos, foi músico, maestro, estudioso em alimentos naturais,artista plástico, poeta, aluno e professor do SENAI, grande pesquisador de artes, pintura e artezanato foi um ícone de minha geração.
Simples ao ponto de se espantar com sua biografia quando a gente falava sobre seus dotes. "Vocês acham que sou tudo isso? sorria e olhava de soslaio como se estivesse se procurando em tudo que ele era. Plantou, com Tamires, sua filha, um galho de Ciriguela aqui no Sitio onde edito O REBATE...
Convidado por um grupo de ferrovários, aceitou ser candidato a vereador em 1966. Foi na Câmara que nos tornamos companheiros e amigos. Demos, juntos, suporte politico ao então Prefeito Cláudio Moacyr e passamos a discutir uma mudança radical na vida política de Macaé. Éramos muitos jovens. Eu com 28 anos e ele com 31. Criamos um forte grupo dentro do MDB e ganhamos a legenda do partido nas eleições de 1970. Eu indicado para Prefeito e ele como vice.
Jodyr lutou muito para manter unido o seu grupo politico de ferroviários que não achavam que era a hora dele ser candidato a vice e sim concorrer a reeleição. Como Jodyr, embora não acreditando na via parlamentar para as graves dificuldades do POVO, não queria e não quis esta via. Rachado em suas bases partimos para a eleição. Eu com grande apoio da juventude estudantil e ele com a base operária. Com uma pulsação política acima do normal do grupo, parecia que a gente,inconscientemente já antevia os anos 2000 com a perpetuação da elite no poder municipal.
[jodyr+correia.jpg]A gente via, sem que alguém nos entendesse, o Revisionismo, o oportunismo e o acoramento de alguns setores da esquerda.
Partimos para a eleição e o MDB perdeu para ARENA por uma diferença de 200 votos. De lá para cá o meu amigo Jodyr ficou desgostoso com a política. Cansado de uma luta que ele achava perdida, procurou outros meios para sobreviver seu trabalho social.
Participou da eleição de sua irmã Iza Corrêa, como primeira mulher a disputar uma eleição para Prefeito no ano de 1982 e, por convite de outros amigos, entrou para o PT de onde eu sai...
Jodyr era um grande idealista. Sofreu muito com a perda prematura de sua filha Tamires, morta aos 17 anos e da perda de Jodymar que teve a vida interrompida por um motorista irresponsável que bateu em seu carro.
Um corpo frágil e uma mente forte não poderia habitar outro corpo humano e ter tantas amarguras. Jodyr passou por tudo isso e continuava vencendo as atribulações que o mundo lhe fazia passar.
O último contato que tive com este meu velho amigo foi a uns 30 dias. Me mandou um email, via sua filha e fiel companheira Iza, onde ele me agradecia o texto que fiz sobre a morte de seu amado Jodimar. Dizia da alegria de me ter como amigo e um dos poucos, da política antiga, que lembrava dele. Era a fala de um homem de bem que estava sentindo a falta de alguma das mais lindas presenças que o ser necessida: O reconhecimento.
[clarinete.jpg]Não sei se as pessoas seriam mais felizes se a gente tivesse vencido às eleições no ano de 1970. Sei que tinhamos alguma coisa muito mais a frente e que fariamos uma radical mudança. Perdemos? ou perdeu Macaé?
Hoje perde a Região de Petróleo e a familia Souto Correa, um dos mais ilistres ferrovários que conheci e pude vivenciar. Sempre que pudemos rever os tempos de nossas noites indormidas ele recordava a presença de um grande companheiro Waldyr Tavares que o iniciou nas leituras que fazia nos anos de sua militância. Jodyr foi uma liderança que o oportunismo e o revisionista dos anos 70 deixou escapar por erros históricos que jamais serão perdoados.../
Em nome de O REBATE, onde ele também publicou alguns textos e algumas charges, nos anos 60, desejo externar aos seus familiares, especialmente aos seus filhos Katia, Jodyr, Marcelo e Iza, os sentimentos e tristezas que passamos a ter com sua ausência...
(José Milbs de Lacerda Gama, memorialista e editor de O REBATE
publicidade
publicidade
Crochelandia

Blogs dos Colunistas

-
Ana
Kaye
Rio de Janeiro
-
Andrei
Bastos
Rio de Janeiro - RJ
-
Carolina
Faria
São Paulo - SP
-
Celso
Lungaretti
São Paulo - SP
-
Cristiane
Visentin

Nova Iorque - USA
-
Daniele
Rodrigues

Macaé - RJ
-
Denise
Dalmacchio
Vila Velha - ES
-
Doroty
Dimolitsas
Sena Madureira - AC
-
Eduardo
Ritter

Porto Alegre - RS
.
Elisio
Peixoto

São Caetano do Sul - SP
.
Francisco
Castro

Barueri - SP
.
Jaqueline
Serávia

Rio das Ostras - RJ
.
Jorge
Hori
São Paulo - SP
.
Jorge
Hessen
Brasília - DF
.
José
Milbs
Macaé - RJ
.
Lourdes
Limeira

João Pessoa - PB
.
Luiz Zatar
Tabajara

Niterói - RJ
.
Marcelo
Sguassabia

Campinas - SP
.
Marta
Peres

Minas Gerais
.
Miriam
Zelikowski

São Paulo - SP
.
Monica
Braga

Macaé - RJ
roney
Roney
Moraes

Cachoeiro - ES
roney
Sandra
Almeida

Cacoal - RO
roney
Soninha
Porto

Cruz Alta - RS