Investigar ataques à sede do Cimi

Organizações internacionais pedem que ministros alemães pressionem governo do AC a investigar ataques à sede do Cimi

Fonte da notícia: Assessoria de Comunicação-Cimi

A sede Regional no Acre do Conselho Indigenista Missionário (Cimi) foi invadida pela segunda vez em menos de um mês na madrugada dessa segunda-feira (13). O computador central foi levado e equipamentos destruídos. Vários dos arquivos da biblioteca e da sala da secretaria foram queimados.
No dia 22 de setembro um ataque semelhante aconteceu no local. Grades e forros do teto arrancados, cabos de todos os computares cortados e um HD externo que continha o backup da contabilidade foi levado. Na época, a perícia constatou que os invasores usavam luvas e até agora nenhum suspeito foi identificado.
Em solidariedade ao Cimi, organizações do estado do Acre organizaram um ato de apoio na manhã desta sexta-feira (17) em frente à sede da entidade. Uma carta, assinada por 53 organizações oriundas de 19 países, além de organismos internacionais, foi encaminhada aos ministros alemães Gerd Müller, da Economia Cooperação e Desenvolvimento, e Barbara Hendricks, do Ministério Federal do Meio Ambiente, Conservação da Natureza, Construção e Segurança Nuclear.
A carta solicita às autoridades que demandem do governo do Acre ações imediatas em relação às invasões da sede do Cimi e as ameaças constantes contra membros da entidade e povos indígenas no estado.
Leia trecho da carta ou acesse aqui o documento completo.
"O escritório regional na Amazônia Ocidental do Cimi (Cimi-AO), em Rio Branco, Acre, é um dos 11 escritórios regionais do Cimi no Brasil. No Acre, o Cimi tem apoiado os povos indígenas que enfrentam interesses de fazendeiros e madeireiros que invadem seus territórios e deixam para trás devastação e destruição de floresta. Estes mesmos povos são testemunhas da indiferença em relação ao desmatamento e à violação dos seus direitos por parte das instituições governamentais.
Em 2013, métodos semelhantes e atos de violência, como esses que ocorrem agora contra Cimi-AO, foram usados contra a Comissão Pastoral da Terra (CPT). A CPT apoia camponeses que defendem o direito as suas terras e suas formas de sobrevivência, com muitos conflitos também em torno da destruição florestal para criar gado e extrair madeira. Até o momento, nada foi feito pelas instituições governamentais para investigar de forma séria e punir os responsáveis, nem pelos atos de violência contra o CPT, nem pelas invasões e ameaças contra Cimi-AO nestas últimas semanas, apesar das denúncias feitas pelas próprias organizações e também por organizações de apoio a nível nacional e internacional.
Nós pedimos que os senhores demandem ao governo do Acre ações imediatas. O governo deve mostrar de forma inequívoca que não tolera este tipo de violência contra organizações da sociedade civil no seu estado e contra aqueles que se levantam para defender os direitos a seus territórios. As instituições do Estado devem investigar e punir aqueles que são responsáveis pelos atos de violência.
Nós fazemos este apelo para que os senhores se juntem a nós e solicitem ação imediata por parte do governo do Acre, que deveria publicamente denunciar a violência contra os defensores das florestas do Acre. As autoridades competentes deveriam imediatamente iniciar uma investigação profunda sobre as invasões e ameaças contra os membros do Cimi-AO. Ao mesmo tempo, pedimos que os senhores cobrem da Ministra Ideli Salvatti, da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, medidas urgentes do Programa Nacional de Proteção aos Defensores de Direitos Humanos no sentido de garantir segurança ao Cimi e sua equipe no Acre, sem descuidar da investigação dos atentados noticiados nesta carta".
++++

http://radios.ebc.com.br

Sede do Conselho Indigenista Missionário é invadida no Acre
Pela segunda vez, em menos de um mês, sede do Cimi sofre ataque.

Baixar áudio
Invasão à sede Regional no Acre do Conselho Indigenista Missionário (Cimi)
Inúmeras denúncias têm sido feitas pelo Conselho Indigenista Missionário (Cimi) e à semelhança do que aconteceu com a Comissão Pastoral da Terra, por defender a luta dos camponeses, a sede do conselho, no Acre, foi invadida e vandalizada pela segunda vez em um mês. Entenda a questão na entrevista do coordenador do CIMI, Lindomar Padilha, ao Planeta Lilás.
 
Acompanhe o Planeta Lilás de segunda a sexta-feira, às 10h, na MEC AM
Produtor
Denise Viola e Rafaela Diniz
Vandalismo Sede CIMI

++++
Sobre o Planeta Lilás

Rádio MEC  AM Rio de Janeiro, emissora da Empresa Brasil de Comunicação
Programa Planeta Lilás apresentado por Denise Viola

Planeta Lilás se propõe a manter um espaço de debate no rádio sobre as questões de gênero e sustentabilidade. O programa é um desdobramento de uma iniciativa que reuniu mulheres de diversas redes na Cúpula dos Povos, durante a Rio +20, em junho de 2012, em torno de um programa de rádio que abordou esses assuntos..

Pode ser ouvido ao vivo no link: http://radios.ebc.com.br/planeta-lilas.

++++
Acerca da Pravda.ru

"Pravda..ru é uma grande empresa de notícias e opinião, na Internet. A edição digital periódica, Pravda.ru, tem licença do Ministério da Imprensa da Rússia ¹ ÝË-2037, 03.11.1999. Pravda.ru foi a primeira empresa na Runet (Internet russa) a editar notícias. Este trabalho começou em Outubro de 2000, em versão inglesa, e é actualmente a edição online mais popular, no que toca à frequência de citações e de renovação da informação. Tem versão em português e existem planos para publicar versões em chinês e árabe. A Pravda.ru tem uma reputação estável e sólida e mantém-se num ranking muito alto.
É visitada mensalmente por 4 milhões de internautas e o número diário de pageviews é de 250 mil. A Pravda.ru compreende as seguintes edições: Pravda.ru - notícias e análise em russo; English.pravda.ru - em inglês; Port.pravda.ru- em português; Italian.pravda.ru - em italiano; Electorat.info - edição dedicada aos eleitores e às eleições a todos os níveis . Yoki.ru - edição especial de informação para jovens; Pravda.ru/foto/- uma fotogaleria exclusiva; Farc.ru - portal recreativo e informático; e Escover.ru - edição informática e analítica dedicada à ecologia."
105064 Staraya Basmannaya Street, 16/2 Moscow Russia
Telephones +7 (495) 287 41 69

 

publicidade
publicidade
Crochelandia

Blogs dos Colunistas

-
Ana
Kaye
Rio de Janeiro
-
Andrei
Bastos
Rio de Janeiro - RJ
-
Carolina
Faria
São Paulo - SP
-
Celso
Lungaretti
São Paulo - SP
-
Cristiane
Visentin

Nova Iorque - USA
-
Daniele
Rodrigues

Macaé - RJ
-
Denise
Dalmacchio
Vila Velha - ES
-
Doroty
Dimolitsas
Sena Madureira - AC
-
Eduardo
Ritter

Porto Alegre - RS
.
Elisio
Peixoto

São Caetano do Sul - SP
.
Francisco
Castro

Barueri - SP
.
Jaqueline
Serávia

Rio das Ostras - RJ
.
Jorge
Hori
São Paulo - SP
.
Jorge
Hessen
Brasília - DF
.
José
Milbs
Macaé - RJ
.
Lourdes
Limeira

João Pessoa - PB
.
Luiz Zatar
Tabajara

Niterói - RJ
.
Marcelo
Sguassabia

Campinas - SP
.
Marta
Peres

Minas Gerais
.
Miriam
Zelikowski

São Paulo - SP
.
Monica
Braga

Macaé - RJ
roney
Roney
Moraes

Cachoeiro - ES
roney
Sandra
Almeida

Cacoal - RO
roney
Soninha
Porto

Cruz Alta - RS