OAB-ES divulga nota de desagravo a advogado ofendido pela Amages

Nota repudia violações das prerrogativas de Marcos Dessaune (foto), cometidas pelos juízes Carlos Magno Moulin e Flávio Jabour Moulin

O Conselho Seccional da Ordem dos Advogados do Brasil no Estado (OAB-ES) realizou, na sessão dessa quarta-feira (25), a leitura da nota de desagravo da entidade ao advogado Marcos Vervloet Dessaune contra nota pública veiculada pela Associação de Magistrados do Espírito Santo (Amages). O texto foi lido pelo presidente da OAB-ES, Homero Junger Mafra, e foi aprovado à unanimidade. A nota de desagravo, que serve como uma espécie de reparação moral ao advogado ofendido, será publicada no site da Ordem e nos jornais A Gazeta e A Tribuna.

No texto (leia íntegra abaixo), a OAB capixaba condena a atitude da Amages e garante que vai adotar todas as medidas para garantir as prerrogativas e o livre exercício profissional de Marcos Dessaune, que foi alvo de ataques da entidade ligada à magistratura após a veiculação de reportagem no jornal Século Diário sobre a decisão da Comissão Nacional de Defesa das Prerrogativas e Valorização da Advocacia (CNDPVA), que concluiu pela ocorrência de abusos por parte dos juízes Carlos Magno Moulin Lima e Flávio Jabour Moulin.

A publicação e o jornalista José Rabelo, que assinou a reportagem, também foram alvos das ofensas na intitulada “nota de repúdio” da Amages.

pedido de desagravo foi aprovado pelo Conselho na sessão realizada na sessão do último dia 26 de novembro. Na ocasião, o colegiado avaliou a necessidade de garantir a reparação moral ao causídico atacado no texto publicado em julho do ano passado. O relator do pedido, conselheiro Carlos Augusto da Motta Leal, entendeu pela pertinência do desagravo em função do “desequilíbrio de forças” no episódio.

Na nota, a Amages saiu em defesa dos magistrados – que são da diretoria da entidade – após a comprovação pelo Conselho Federal da OAB da prática de violações contra advogados capixabas. O CNDPVA reconheceu, após conceder ampla defesa aos juízes, a prática de abuso e impedimentos por parte dos magistrados em relação a Marcos Dessaune. Entre os casos citados está o uso de perfis falsos por Carlos Magno e Flávio Moulin para ofender o advogado em matéria jornalística publicada no jornal digital Congresso em Foco.


“NOTA DE DESAGRAVO

A ORDEM DOS ADVOGADOS DO BRASIL – SEÇÃO ESPÍRITO SANTO, vem externar o seu mais veemente protesto diante dos termos de uma intitulada “Nota de Repúdio”, lançada pela Associação dos Magistrados do Espírito Santo e publicada em jornais capixabas, atingindo, com aquela manifestação, o advogado Marcos Vervloet Dessaune, agora publicamente desagravado.

A ORDEM DOS ADVOGADOS DO BRASIL – SEÇÃO ESPÍRITO SANTO, afirma que adotará, na linha da decisão proferida por seu Conselho Seccional, todas as medidas destinadas a garantir as prerrogativas e o livre exercício profissional do advogado atingido, ao tempo em que reitera sua mais dura condenação a todo e qualquer ato que implique em cerceio ao exercício da advocacia.

Fiel a seu compromisso com a garantia de uma ordem jurídica justa e aos princípios que a informam, afirma a OAB-ES que a independência do advogado é qualidade essencial para o exercício profissional da advocacia, razão pela qual reitera que estará sempre estará ao lado dos advogados, quando injustamente atingidos.”

publicidade
publicidade
Crochelandia

Blogs dos Colunistas

-
Ana
Kaye
Rio de Janeiro
-
Andrei
Bastos
Rio de Janeiro - RJ
-
Carolina
Faria
São Paulo - SP
-
Celso
Lungaretti
São Paulo - SP
-
Cristiane
Visentin

Nova Iorque - USA
-
Daniele
Rodrigues

Macaé - RJ
-
Denise
Dalmacchio
Vila Velha - ES
-
Doroty
Dimolitsas
Sena Madureira - AC
-
Eduardo
Ritter

Porto Alegre - RS
.
Elisio
Peixoto

São Caetano do Sul - SP
.
Francisco
Castro

Barueri - SP
.
Jaqueline
Serávia

Rio das Ostras - RJ
.
Jorge
Hori
São Paulo - SP
.
Jorge
Hessen
Brasília - DF
.
José
Milbs
Macaé - RJ
.
Lourdes
Limeira

João Pessoa - PB
.
Luiz Zatar
Tabajara

Niterói - RJ
.
Marcelo
Sguassabia

Campinas - SP
.
Marta
Peres

Minas Gerais
.
Miriam
Zelikowski

São Paulo - SP
.
Monica
Braga

Macaé - RJ
roney
Roney
Moraes

Cachoeiro - ES
roney
Sandra
Almeida

Cacoal - RO
roney
Soninha
Porto

Cruz Alta - RS