OLHE COMO ANDAM AS CABEÇAS DOS PARLAMENTARES NO BRASIL...

Lamentavelmente perdemos duas batalhas sobre o uso de animais: na religião e na experimentação animal. Absurdo utilizar animais para oferecer para os espíritos e na área didática das faculdades.


UFPI recebe autorização para realizar experimentos com animais

Após 20 dias sem fazer pesquisa e sem usar animais nas aulas práticas, a Universidade Federal do Piauí conseguiu autorização do Conselho Nacional de Controle de Experimentação Animal (Concea) para realizar atividades de ensino e pesquisa científica. A concessão foi dada nesta segunda-feira (27).

De acordo com a regulamentação, todas as aulas práticas devem ter o acompanhamento do Comitê de Ética e Experimentação Animal da Universidade. A Universidade também teve que garantir prezar pelo bem estar do animal, contratar veterinários e melhorar a estrutura dos biotérios.

Segundo o pró-reitor Pedro Vilarinho a cerca de um mês a tinha recebido uma carta proibindo de fazer experimentos com animais e exigindo que a instituição fizesse o credenciamento junto do Concea. “Durante esse período, fomos conseguindo a documentação e cumprindo as exigências do Conselho. Hoje, conseguimos nos credenciar”, disse o pró-reitor.

As medidas tomadas pela Universidade foram o bom funcionamento do Comitê de Ética e Experimentação Animal; a nomeação de dois professores para responder pelos cargos de Coordenador Geral e Setorial do Biotério, já nomeados e em efetivo exercício; a contratação de dois veterinários, concursados, nomeados e em efetivo exercício para exercer a função como responsáveis técnicos dos biotérios; a transferência dos biotérios existentes na UFPI para responsabilidade da PROPESQ, medida já aprovada pelo Conselho de Administração da UFPI (CAD).

A partir de agora, todos os procedimentos a serem realizados com animais precisam antes ser analisados pelo Comitê de Ética, que só vai liberar a atividades após verificar se toda a metodologia está correta e garante o bem estar do animal.

Em julho de 2014 a OAB investigou uma denúncia de morte cruel durante aula ministrada no laboratório de Fisiologia da UFPI. Tratava-se de um cachorro de grande porte, que teria sido cruelmente sacrificado para demonstração em uma aula prática do curso de Medicina Veterinária.

O vídeo mostrava que o objetivo da aula seria ensinar aos alunos o processo de desfibrilação. O animal, além do corte no tórax que evidencia o coração ainda batendo, tinha ferimentos no pescoço e nas pernas.

Segundo a denúncia, o professor estaria usando medicamentos vencidos e protocolo anestésico inadequado para a abertura de tórax do animal aparentemente sadio. O procedimento teria resultado em grande dor e sofrimento ao cão.

Fonte: Portal do Dia


Deputados derrubam projeto que proíbe sacrifício de animais em rituais

Às vezes eu devia calar a boca, mas, se o fizer não vou dormir.

Eu tenho quase certeza que a derrubada do projeto não foi por causa da religião, mas, sim porque isto não é matéria da alçada do Estado e sim da Federação.

Ou seja, o caminho não é por aí, infelizmente. A persistência nesta direção só fortalece esta gente que insiste em viver nas trevas..... Eu sinto muito, mas, é triste ver que as pessoas não se dão ao trabalho de ler a Constituição...

Jornal do Almoço - Rede Globo - 28/04/15

publicidade
publicidade
Crochelandia

Blogs dos Colunistas

-
Ana
Kaye
Rio de Janeiro
-
Andrei
Bastos
Rio de Janeiro - RJ
-
Carolina
Faria
São Paulo - SP
-
Celso
Lungaretti
São Paulo - SP
-
Cristiane
Visentin

Nova Iorque - USA
-
Daniele
Rodrigues

Macaé - RJ
-
Denise
Dalmacchio
Vila Velha - ES
-
Doroty
Dimolitsas
Sena Madureira - AC
-
Eduardo
Ritter

Porto Alegre - RS
.
Elisio
Peixoto

São Caetano do Sul - SP
.
Francisco
Castro

Barueri - SP
.
Jaqueline
Serávia

Rio das Ostras - RJ
.
Jorge
Hori
São Paulo - SP
.
Jorge
Hessen
Brasília - DF
.
José
Milbs
Macaé - RJ
.
Lourdes
Limeira

João Pessoa - PB
.
Luiz Zatar
Tabajara

Niterói - RJ
.
Marcelo
Sguassabia

Campinas - SP
.
Marta
Peres

Minas Gerais
.
Miriam
Zelikowski

São Paulo - SP
.
Monica
Braga

Macaé - RJ
roney
Roney
Moraes

Cachoeiro - ES
roney
Sandra
Almeida

Cacoal - RO
roney
Soninha
Porto

Cruz Alta - RS