CADE aceita argumentos da Petrobras e revê Medida Cautelar sobre compra do Grupo Ipiranga

A Petrobras informa que o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE) alterou hoje alguns itens da Medida Cautelar adotada no último dia 17 de abril com relação à compra dos ativos do Grupo Ipiranga. Com as alterações, o CADE reconhece a manutenção da participação minoritária da Petrobras na Central Petroquímica do Sul (Copesul) após a aquisição. Com relação à distribuição de combustíveis, concede prazo de dez dias para que os compradores – Petrobras e Grupo Ultra - apresentem ao CADE um modelo alternativo de governança corporativa que preserve a concorrência no setor.


PETROQUÍMICA
Por unanimidade do plenário, o Cade revogou a vedação à participação da Petrobras em discussões ou decisões estratégicas e de política comercial da Copesul. No lugar desta vedação, passarão a vigorar as próprias regras do Acordo de Acionistas firmado entre Petrobras e Braskem em decorrência da aquisição.
Os conselheiros do CADE levaram em conta os esclarecimentos da Petrobras sobre a participação da companhia como acionista minoritária na Copesul antes mesmo da aquisição dos ativos do Grupo Ipiranga. Em sua argumentação, a Petrobras demonstrou que a aquisição do controle do Grupo não lhe confere influência relevante do ponto de vista concorrencial sobre a Copesul, tendo em vista que a Petrobras continuará minoritária naquela central petroquímica e manterá presença minoritária em seu Conselho de Administração.
DISTRIBUIÇÃO
Com relação ao mercado de distribuição de combustíveis, o CADE esclareceu que os termos da Medida Cautelar não impedem Petrobras e Ultrapar - as adquirentes dos negócios de distribuição do Grupo Ipiranga - de manterem entendimentos com o objetivo de formular desenho de governança corporativa que afaste qualquer risco à concorrência. O CADE concedeu dez dias à Petrobras e à Ultrapar para apresentação da proposta, autorizando a realização de reuniões entre as partes com esta finalidade.

 

publicidade
publicidade
Crochelandia

Blogs dos Colunistas

-
Ana
Kaye
Rio de Janeiro
-
Andrei
Bastos
Rio de Janeiro - RJ
-
Carolina
Faria
São Paulo - SP
-
Celso
Lungaretti
São Paulo - SP
-
Cristiane
Visentin

Nova Iorque - USA
-
Daniele
Rodrigues

Macaé - RJ
-
Denise
Dalmacchio
Vila Velha - ES
-
Doroty
Dimolitsas
Sena Madureira - AC
-
Eduardo
Ritter

Porto Alegre - RS
.
Elisio
Peixoto

São Caetano do Sul - SP
.
Francisco
Castro

Barueri - SP
.
Jaqueline
Serávia

Rio das Ostras - RJ
.
Jorge
Hori
São Paulo - SP
.
Jorge
Hessen
Brasília - DF
.
José
Milbs
Macaé - RJ
.
Lourdes
Limeira

João Pessoa - PB
.
Luiz Zatar
Tabajara

Niterói - RJ
.
Marcelo
Sguassabia

Campinas - SP
.
Marta
Peres

Minas Gerais
.
Miriam
Zelikowski

São Paulo - SP
.
Monica
Braga

Macaé - RJ
roney
Roney
Moraes

Cachoeiro - ES
roney
Sandra
Almeida

Cacoal - RO
roney
Soninha
Porto

Cruz Alta - RS