Candidata à presidência do México planeja copiar modelo da Petrobras

A candidata à presidência do México Josefina Vázquez Mota qualificou como um "modelo muito inspirador" o da abertura de capital da Petrobras e disse que o mesmo poderia servir para a Petróleos Mexicanos (Pemex).
"Eles chegaram inclusive a capitalizar parte das ações sem perder o controle da empresa, e eu acho que este pode ser um destino para Pemex", afirmou em entrevista à Agência Efe a candidata do conservador Partido Ação Nacional (PAN).
Vázquez destacou a evolução que a empresa brasileira teve desde que começou a privatizar seu capital. "O que Petrobras alcançou ao longo dos anos foi um exemplo muito importante de como uma empresa deficitária se transformou em uma instituição sólida".
Ex-ministra e ex-parlamentar, Vázquez Mota, de 51 anos, é a segunda colocada nas pesquisas eleitorais para as eleições de 1º de julho, atrás do candidato do Partido Revolucionário Institucional (PRI), Enrique Peña Nieto.
A exploração petrolífera no México está a cargo da Pemex, uma das principais fontes de geração de divisas do país (o quarto produtor mundial de petróleo). A companhia é inteiramente estatal.
Embora a Constituição mexicana estabeleça a proibição de outorgar concessões petrolíferas a particulares, uma reforma legislativa de 2008 abriu a possibilidade que Pemex assinasse este tipo de contratos, sob um regime de compensação.
Só a partir de 18 de agosto de 2011 a Pemex começou a licitar a iniciativa privada a exploração de campos petrolíferos, em processo muito lento que despertou críticas dos que querem impulsionar a essa companhia.
Segundo Vázquez Mota, a empresa necessita investimentos para missões como a prospecção em águas profundas, tecnologia e pesquisa.
"No caso de Pemex é urgente que ela se modernize. Precisamos fazer dela uma empresa de classe mundial", insistiu Vázquez Mota.
A candidata citou como exemplo a situação "muito lamentável" gerada pela publicação de fotos polêmicas da filha do líder do sindicato da Pemex, Carlos Romero Deschamps. Nas imagens, a filha do dirigente, Paulina Romero, aparece viajando em aviões privados, em hotéis de luxo e a bordo de um iate.
"Nos indigna e nos lastima, quando temos verdadeiramente um problema com tantos desafios, com milhões de pessoas na pobreza", afirmou Vázquez Mota.
Carlos Romero Deschamps é candidato a senador pelo PRI. O principal adversário de Vázquez, Peña Nieto afirmou neste sábado que Romero é um dirigente trabalhador que "tem o respeito de seu sindicato".
publicidade
publicidade
Crochelandia

Blogs dos Colunistas

-
Ana
Kaye
Rio de Janeiro
-
Andrei
Bastos
Rio de Janeiro - RJ
-
Carolina
Faria
São Paulo - SP
-
Celso
Lungaretti
São Paulo - SP
-
Cristiane
Visentin

Nova Iorque - USA
-
Daniele
Rodrigues

Macaé - RJ
-
Denise
Dalmacchio
Vila Velha - ES
-
Doroty
Dimolitsas
Sena Madureira - AC
-
Eduardo
Ritter

Porto Alegre - RS
.
Elisio
Peixoto

São Caetano do Sul - SP
.
Francisco
Castro

Barueri - SP
.
Jaqueline
Serávia

Rio das Ostras - RJ
.
Jorge
Hori
São Paulo - SP
.
Jorge
Hessen
Brasília - DF
.
José
Milbs
Macaé - RJ
.
Lourdes
Limeira

João Pessoa - PB
.
Luiz Zatar
Tabajara

Niterói - RJ
.
Marcelo
Sguassabia

Campinas - SP
.
Marta
Peres

Minas Gerais
.
Miriam
Zelikowski

São Paulo - SP
.
Monica
Braga

Macaé - RJ
roney
Roney
Moraes

Cachoeiro - ES
roney
Sandra
Almeida

Cacoal - RO
roney
Soninha
Porto

Cruz Alta - RS