Pelo direito de lutar: #EuApoioOs23

Enquanto esta matéria é redigida, os 23 ativistas processados no Rio de Janeiro (presos e perseguidos na véspera da final da Copa da Fifa em 12 de julho de 2014) esperavam a sentença do juiz Flávio Itabaiana, que pode sair a qualquer momento, pois, neste fim de 2015, o processo chegou em sua fase de decisão.

Durante todo esse tempo, tal processo, que obteve ampla repercussão em todo o país, foi desmascarado por completo por uma campanha democrática e pela atuação de advogados populares, como o Dr. Marino D’Icarahy, que atuou em defesa de 11 dos 23 ativistas. O que se viu foi uma sequência de violações cometidas pelo judiciário contra os ativistas e suas defesas, numa clara tentativa de criminalizar as organizações independentes da juventude, em particular a Frente Independente Popular (FIP-RJ), surgida após as jornadas de junho de 2013, acusada de ser uma “quadrilha armada”. E, indo além, o objetivo principal do processo foi o ataque ao legítimo direito de manifestação do povo, ainda mais num momento em que o país vive uma crise e a população se lança cada vez mais em lutas combativas exigindo seus direitos pisoteados pelas “autoridades” do “Estado Democrático de Direito”.

Segundo o advogado ativista Hare Brasil, em artigo publicado na página Mídia Coletiva, “o fim do ano chegou e tudo indica que o fim da primeira fase desse processo também se aproxima. O processo está em fase de conclusão/decisão, isto é, está prestes a sair a sentença do Juiz Flávio Itabaiana de Oliveira Nicolau. A defesa de todos os réus e o Ministério Público já apresentaram as alegações finais.

O processo está em fase de conclusão a mais de um mês, sendo que nesse espaço de tempo foram cumpridas apenas diligências de mero expediente. Em uma dessas diligências o Juiz solicitou ao cartório informações sobre o comparecimento periódico dos acusados e foi constatado que 5 dos 23 ativistas não foram ao cartório pra assinar a ficha de comparecimento periódico, o que configura em descumprimento de medida cautelar podendo resultar em decretação de prisão na sentença vindoura”.

LUTAR NÃO É CRIME!

Nesta reta final da primeira instância do processo, as organizações populares e ativistas atuantes na campanha #EuApoioOs23 e o Comitê em Defesa dos Presos e Perseguidos Políticos alavancaram com força redobrada a mobilização levantando as palavras de ordem em defesa do direito de manifestação, de organização e contra as perseguições e prisões políticas. Pelas ruas da cidade do Rio de Janeiro, centenas de cartazes e pichações repercutem a defesa dos jovens lutadores. Nas “redes sociais”, apoiadores, páginas da imprensa popular e personalidades democráticas prestam o seu apoio militante.

E não somente no Rio de Janeiro que a campanha obteve repercussão. Em São Paulo, onde a Juventude Combatente, que luta contra a “reorganização” escolar, tem enfrentado prisões e a feroz repressão policial, estudantes têm se posicionado em apoio aos 23 ativistas cariocas, estreitando os laços de solidariedade e luta.

UM ANO DA PRISÃO DE IGOR MENDES

Em 3 de dezembro de 2015, completou-se um ano em que, por decisão do juiz Flávio Itabaiana, Igor Mendes era preso e as ativistas Elisa Quadros e Karlayne Moraes foram forçadas a entrar na clandestinidade por terem, segundo afirma a “justiça”, quebrado uma das medidas cautelares que os proibia de participar de manifestações. Decisão travestida de “justiça” que revela o fascismo, que treme de pavor diante da juventude consciente, organizada e em luta.

Igor Mendes encarou com firmeza, serenidade e combatividade os mais de 6 meses de cárcere no Complexo Penitenciário de Bangu. E, exatamente um ano depois, a ameaça de encarceramento se volta, não só contra Igor, Elisa e Karlayne, mas contra os demais processados. Pode ser que, quando esta edição estiver nas bancas, a sentença já tenha sido publicada. O importante, segundo afirmam os ativistas, é “permanecermos atentos e fortes”.

publicidade
publicidade
Crochelandia

Blogs dos Colunistas

-
Ana
Kaye
Rio de Janeiro
-
Andrei
Bastos
Rio de Janeiro - RJ
-
Carolina
Faria
São Paulo - SP
-
Celso
Lungaretti
São Paulo - SP
-
Cristiane
Visentin

Nova Iorque - USA
-
Daniele
Rodrigues

Macaé - RJ
-
Denise
Dalmacchio
Vila Velha - ES
-
Doroty
Dimolitsas
Sena Madureira - AC
-
Eduardo
Ritter

Porto Alegre - RS
.
Elisio
Peixoto

São Caetano do Sul - SP
.
Francisco
Castro

Barueri - SP
.
Jaqueline
Serávia

Rio das Ostras - RJ
.
Jorge
Hori
São Paulo - SP
.
Jorge
Hessen
Brasília - DF
.
José
Milbs
Macaé - RJ
.
Lourdes
Limeira

João Pessoa - PB
.
Luiz Zatar
Tabajara

Niterói - RJ
.
Marcelo
Sguassabia

Campinas - SP
.
Marta
Peres

Minas Gerais
.
Miriam
Zelikowski

São Paulo - SP
.
Monica
Braga

Macaé - RJ
roney
Roney
Moraes

Cachoeiro - ES
roney
Sandra
Almeida

Cacoal - RO
roney
Soninha
Porto

Cruz Alta - RS