A energia nuclear é uma opção?

A utilização da energia nuclear, para fins de geração de energia elétrica, vem suscitando uma polêmica, que remonta aos anos 50 do século passado. Naquela época, todos tinham viva na memória a imagem do holocausto produzido pelos EUA, ao lançar duas bombas nucleares de baixa potência sobre o Japão, ao final da 2ª Guerra Mundial.

A rigor, a diferença entre uma bomba atômica e uma central termonuclear reside apenas no grau de enriquecimento do Urânio empregado como combustível e no grau de controle em que se dá a reação em cada caso.

Há na Natureza algumas áreas onde se acumulam grandes reservas de Urânio, inclusive no Brasil. Entretanto, 99% do Urânio presente nessas jazidas é o isótopo U238, ou Urânio natural, de pouca aplicação na geração de energia. O que interessa, neste caso, é o Urânio radioativo – o isótopo U235 – o qual é encontrado em pequenas quantidades: cerca 0,7% do total extraído na mineração. O processo de enriquecimento consiste, justamente, em ampliar a quantidade de U235. Este processo é realizado em plantas industriais de enriquecimento, através da separação - por ultra-centrifugação - que concentra o U235 na faixa de 2 a 3%, sendo o restante composto por U238.

A reação nuclear consiste em bombardear o núcleo dos átomos de U235 com nêutrons, provocando a fissão (ou divisão) do átomo de Urânio em átomos de elementos com menor massa atômica (Césio, Rubídio, Bário e outros), os quais por sua vez, liberarão novos nêutrons, que vão bombardear novos átomos de U235, num processo de “reação em cadeia”. A absorção de um nêutron por um núcleo de U238 produz o Plutônio (Pu239), também usado como combustível para bombas nucleares.

A fissão do Urânio libera uma imensa quantidade de calor que, a depender do grau de enriquecimento do Urânio e de controle da reação, pode ser usado para destruir ou simplesmente gerar energia, a partir do calor produzido. Para as centrais termonucleares convencionais, o combustível é o U235, enriquecido na faixa de 2 a 3%. Para a fabricação de artefatos bélicos nucleares, entretanto, o grau de enriquecimento requerido é de cerca de 90%.

Grosso modo, é lícito presumir que quem domina o processo de enriquecimento de Urânio para geração de energia, tem condições de, com alguns ajustes no processo, efetuar o enriquecimento em níveis compatíveis com a fabricação de artefatos nucleares.

Este é o estado da arte atual. Na atual matriz energética global, a energia nuclear responde por cerca de 6% do total, enquanto que, apenas para a geração de energia elétrica, a parcela de energia nuclear é de 16% do total. Sobretudo em países da União Européia, a parcela da energia nuclear responsável pela geração de energia elétrica é ponderável, como se pode observar no quadro a abaixo:

País

% de energia nuclear

França

78

Bélgica

55

Suécia

48

Suíça

38

Alemanha

32

EUA

20


Cabe, contudo, colocar uma questão: a energia nuclear é uma opção para a futura escassez de energia gerada a partir de combustíveis fósseis?

A favor da energia nuclear para geração de energia elétrica temos:

. a questão do custo de geração, francamente decrescente nos dias de hoje;

. a relativa abundância de reservas de Urânio em diversas regiões do planeta;

. a ausência de emissão de gases que causam o efeito-estufa e, em conseqüência, o aquecimento global.

Contra o seu emprego temos:

. a questão do custo do investimento em novas centrais;

. o problema da segurança inerente ao próprio processoi;

. o uso das instalações de enriquecimento de Urânio para aplicações militares;

. a problemática da disposição dos rejeitos radioativos provenientes do reator, cujo armazenamento e guarda demanda instalações complexas e longos períodos de estocagem desses resíduos (em alguns casos, milhares de anos).

Com base nesses dados - certamente ainda inconclusivos - é que se planeja caminhar para uma decisão, no sentido de ampliar, manter ou mesmo reduzir a participação da energia nuclear na futura matriz energética mundial. Visto que há inúmeras variáveis ainda em aberto e em debate, a questão permanece. Esperamos que prevaleça o equilíbrio e o bom senso dos responsáveis pelas decisões.

Argemiro Pertence

publicidade
publicidade
Crochelandia

Blogs dos Colunistas

-
Ana
Kaye
Rio de Janeiro
-
Andrei
Bastos
Rio de Janeiro - RJ
-
Carolina
Faria
São Paulo - SP
-
Celso
Lungaretti
São Paulo - SP
-
Cristiane
Visentin

Nova Iorque - USA
-
Daniele
Rodrigues

Macaé - RJ
-
Denise
Dalmacchio
Vila Velha - ES
-
Doroty
Dimolitsas
Sena Madureira - AC
-
Eduardo
Ritter

Porto Alegre - RS
.
Elisio
Peixoto

São Caetano do Sul - SP
.
Francisco
Castro

Barueri - SP
.
Jaqueline
Serávia

Rio das Ostras - RJ
.
Jorge
Hori
São Paulo - SP
.
Jorge
Hessen
Brasília - DF
.
José
Milbs
Macaé - RJ
.
Lourdes
Limeira

João Pessoa - PB
.
Luiz Zatar
Tabajara

Niterói - RJ
.
Marcelo
Sguassabia

Campinas - SP
.
Marta
Peres

Minas Gerais
.
Miriam
Zelikowski

São Paulo - SP
.
Monica
Braga

Macaé - RJ
roney
Roney
Moraes

Cachoeiro - ES
roney
Sandra
Almeida

Cacoal - RO
roney
Soninha
Porto

Cruz Alta - RS