Terra à vista

A cada dia somos bombardeados com notícias sobre a agressão ao meio ambiente causada pela civilização industrial, atualmente em franco processo migratório para a periferia do sistema, pela absoluta falta de espaço, infraestrutura e meios para sua ampliação nos países do centro.

Assim é que China, Índia, Brasil, África do Sul e outros vêm recebendo notáveis volumes de investimentos em novas indústrias, recebidas auspiciosamente pelos líderes políticos desses países, com a velha e surrada desculpa de vão gerar empregos e riqueza.

Toda pessoa medianamente informada sabe que não é bem assim que as coisas se dão. Serão gerados empregos, é verdade. Não tantos, porém. Os processos industriais de hoje prescindem cada vez mais de trabalho humano. A automação, a informática e a robotização ocupam hoje espaços de trabalho antes reservados a pessoas menos preparadas. A geração de riqueza para a sociedade local também não se dá em nível tão digno de nota. De início, os governos concedem toda uma série de benefícios fiscais e tributários visando atrair os investidores. Por seu turno, os salários na periferia do sistema são muito inferiores aos praticados no centro do sistema. São salários que permitem apenas a sobrevivência do operário, sem permitir que ele avance na escala social.

Adicionalmente, os investimentos implicam cada vez mais em encomendas de equipamentos e serviços industriais produzidos nos países de economia mais avançada ou em suas filiais no Terceiro Mundo. No final, tudo acaba ficando entre eles mesmos. Importam-se plantas industriais prontas, como pacotes fechados, conservando-se o conhecimento guardado a sete chaves nos bancos de patentes do Primeiro Mundo. Em resumo, os capitais oriundos dos países ricos têm toda a proteção nos países mais pobres, inclusive a garantia da remessa dos lucros para suas matrizes a cada balanço anual.

Cabe, entretanto, uma questão: no frigir dos ovos, o que sobra para os países periféricos, além de sub-emprego, exploração e exportação de capital? A resposta é simples: além do que já foi dito acima, é nos países mais pobres que ainda se encontram as maiores reservas de energia do planeta – petróleo, gás e carvão. Não há mais espaço nem clima moral para europeus, norte-americanos e japoneses prosseguirem na sua orgia energética em seus próprios territórios. Daí a migração!

Esquecem-se, todavia, que no médio prazo seus excessos vão prejudicar toda a natureza, inclusive eles mesmos. Não nos surpreendamos, contudo, com esta aparente miopia. A lógica do lucro a qualquer preço é que articula esses movimentos e produziu a atual migração. E ela se faz de cega.

Felizmente para todos, já se fazem prognósticos sobre o deslocamento do atual eixo de comando da economia do velho e desgastado Ocidente para o exótico e surpreendente Oriente, fazendo antever uma nova aurora da civilização chinesa - a mesma que deslumbrou Marco Polo - com seus valores diferentes, como um parâmetro para o futuro.
publicidade
publicidade
Crochelandia

Blogs dos Colunistas

-
Ana
Kaye
Rio de Janeiro
-
Andrei
Bastos
Rio de Janeiro - RJ
-
Carolina
Faria
São Paulo - SP
-
Celso
Lungaretti
São Paulo - SP
-
Cristiane
Visentin

Nova Iorque - USA
-
Daniele
Rodrigues

Macaé - RJ
-
Denise
Dalmacchio
Vila Velha - ES
-
Doroty
Dimolitsas
Sena Madureira - AC
-
Eduardo
Ritter

Porto Alegre - RS
.
Elisio
Peixoto

São Caetano do Sul - SP
.
Francisco
Castro

Barueri - SP
.
Jaqueline
Serávia

Rio das Ostras - RJ
.
Jorge
Hori
São Paulo - SP
.
Jorge
Hessen
Brasília - DF
.
José
Milbs
Macaé - RJ
.
Lourdes
Limeira

João Pessoa - PB
.
Luiz Zatar
Tabajara

Niterói - RJ
.
Marcelo
Sguassabia

Campinas - SP
.
Marta
Peres

Minas Gerais
.
Miriam
Zelikowski

São Paulo - SP
.
Monica
Braga

Macaé - RJ
roney
Roney
Moraes

Cachoeiro - ES
roney
Sandra
Almeida

Cacoal - RO
roney
Soninha
Porto

Cruz Alta - RS