Precisamos de um "blogueiro" brasileiro

O Brasil tem 11,5 milhões de favelados, ou seja, um número equivalente à população de Cuba. O Brasil tem um sistema de educação pública caótico, de baixa qualidade e que não ensina ninguém a raciocinar e a se expressar. O Brasil tem um sistema de comunicações de massas parcial, partidarizado e destinado a pautar o que a população pode ou deve saber, em obediência aos interesses de seus patrocinadores.
É possível que pessoas formadas num sistema com as características citadas acima tenha liberdade de expressão? Não.
Cuba tem problemas? É claro que tem. Cuba tem favelados? Não. Cuba tem um sistema de educação público caótico, de baixa qualidade e que não ensina a raciocinar e a se expressar? Não. Cuba tem limitações à liberdade de expressão? Sim. Além disto, Cuba é vítima de um bloqueio covarde praticado pela maior nação do mundo há mais de meio século. É bom que se faça a ressalva: os EUA são a maior nação do mundo em termos econômicos e militares, mas não em termos humanitários. Cuba não tem a liberdade de importar e exportar bens e serviços livremente por imposição e chantagem da "maior democracia" do mundo. Enfim, Cuba está cercada. Cuba vive uma situação especial.
Mas voltemos ao Brasil. Esteve aqui há pouco uma "blogueira" cubana recebida como heroína por lutar contra a situação em Cuba. Parece piada, mas ela veio pedir apoio à sociedade brasileira na qual há um número de analfabetos funcionais igual à população cubana. Ela veio a um país onde há 11,5 milhões de favelados e outros milhões de pessoas incapazes de se expressar livremente por total incapacidade de fazê-lo, graças ao planejado sistema de educação básica caótico que aqui impera há décadas. A "blogueira" veio ao Brasil pedir apoio ao povo brasileiro, povo este pautado por quatro ou cinco grandes órgãos de imprensa. Quando dizemos "pautado" estamos querendo dizer que nossa gente, e isto inclui nossa classe média, tem sua informação limitada, dirigida e moldada por esses órgãos de imprensa.
Tomando ciência deste quadro da população brasileira, como alguém pode afirmar que apenas a população cubana não tem liberdade de expressão? A população brasileira tem essa liberdade? É claro que não tem. A blogueira cubana ignorou ou foi enganada a respeito desses dados.
Aos brasileiros que se sentiram preocupados com a situação em Cuba, recomendo que se preocupem antes com a situação no
Brasil.
Enfim, precisamos de um "blogueiro" brasileiro para restabelecer os fatos.

 

publicidade
publicidade
Crochelandia

Blogs dos Colunistas

-
Ana
Kaye
Rio de Janeiro
-
Andrei
Bastos
Rio de Janeiro - RJ
-
Carolina
Faria
São Paulo - SP
-
Celso
Lungaretti
São Paulo - SP
-
Cristiane
Visentin

Nova Iorque - USA
-
Daniele
Rodrigues

Macaé - RJ
-
Denise
Dalmacchio
Vila Velha - ES
-
Doroty
Dimolitsas
Sena Madureira - AC
-
Eduardo
Ritter

Porto Alegre - RS
.
Elisio
Peixoto

São Caetano do Sul - SP
.
Francisco
Castro

Barueri - SP
.
Jaqueline
Serávia

Rio das Ostras - RJ
.
Jorge
Hori
São Paulo - SP
.
Jorge
Hessen
Brasília - DF
.
José
Milbs
Macaé - RJ
.
Lourdes
Limeira

João Pessoa - PB
.
Luiz Zatar
Tabajara

Niterói - RJ
.
Marcelo
Sguassabia

Campinas - SP
.
Marta
Peres

Minas Gerais
.
Miriam
Zelikowski

São Paulo - SP
.
Monica
Braga

Macaé - RJ
roney
Roney
Moraes

Cachoeiro - ES
roney
Sandra
Almeida

Cacoal - RO
roney
Soninha
Porto

Cruz Alta - RS