Como aparentar vitória mesmo perdendo (ARGO)

Quando eclodiu a "revolução" iraniana, em 1979, Soffiati publicou uma série de artigos na Folha da Manhã que eu, Edgar, só agora pude ler. Em sua análise, o movimento que conduziu o aiatolá Ruhollah Khomeini ao poder não se tratava de revolução, mas de um esforço da civilização islâmica xiita no Irã para expulsar a invasão ocidental em todos os planos. De fato, a ocidentalização do Irã caminhou a passos largos durante o regime monárquico e ditatorial do Xá Reza Pahlavi, apoiada incondicionalmente pelos Estados Unidos, que, em situações de seu interess e, esquecem por completo a defesa dos direitos humanos.
Mas o movimento iraniano chegou a confundir intelectuais. Foi o caso de Michel Foucault, que se entusiasmou com ele e lhe prestou solidariedade. Mais tarde, se arrependeu. Não é difícil iludir intelectuais que se encastelam na academia. Da mesma forma, é de bom tom intelectuais fazerem autocrítica. É pertinente, também, observar que uma questão comumente é avaliada no contexto da sua época. O casal Rosenberg foi condenado nos Estados Unidos por professar o comunismo durante o auge da Guerra Fria, não porque representasse uma grande ameaça para o país.
Assim, parece que "Argo" recebeu o Oscar de melhor filme mais por suas qualidades intrínsecas do que por evocar um episódio real que ocorreu nos anos de 1980-81. Como o Irã se tornou uma pedra no sapato dos Estados Unidos desde 1979, o filme veio a calhar, justamente agora, em que o Irã, com suas pretensões de se tornar um país detentor de armas nucleares, representa uma ameaça conveniente a Washington e a Israel.
Lembro de outro episódio semelhante: a Rebelião dos Boxers, em 1900, na China. Os chineses queriam não apenas expulsar os ocidentais do país, como também a influência ocidental. Quem julgar o movimento pelos cartazes e documentos dos rebeldes pode concluir, apressadamente, que os chineses alcançaram seu intento. Na verdade, a rebelião foi um fracasso completo. Conclusão: no papel, a China ganhou; na realidade, foi derrotada. O movimento de contra-aculturação do Irã, a partir de 1979, representou uma fragorosa derrota para os Estados Unidos. Contudo, pode-se pinçar um acontecimento isolado para se demonstrar que, mesmo perdendo, pode-se aparentar vitória.
Eis o que pretende o roteiro de "Argo", escrito por Chris Terrio com base no livro do agente Tony Mendez, que viveu a história, e num artigo de Joshuah Bearman. Ao lado do produtor Ben Affleck, que também o dirige e nele atua como personagem principal, estão George Clooney e Grant Heslov. Os cabeças do filme fazem um tremendo esforço para demonstrar que ele não é o que é: uma defesa dos Estados Unidos, do individualismo e do final feliz. O elenco não conta com homens e mulheres bonitos. O agente Tony não usa armas nem pratica ações acrobáticas. Tudo é muito discreto. O desfecho coletivo é coroado de êxito, assim como o da vida particular de Tony. Funcionários do alto escalão do governo norte-americano e da CIA reconhecem que os Estados Unidos apoiaram o regime ditatorial de Reza Pahlavi e que este praticava tortura.
Há também um grande empenho para demonstrar que os iranianos tinham razões de sobra para combater a intromissão norte-americana no Irã. Embora a população seja retratada como uma turba enfurecida, várias autoridades são muito bem educadas e informadas. Para elas, o Irã não é visto como o oriente exótico, com tapetes voadores, como o imagina o ocidente. Mas, no fim das contas, um único homem faz os iranianos de trouxas. E este homem é um agente da CIA que, usando unicamente sua inteligência e experiência, consegue resgatar seis cidadãos estadunidenses severamente ameaçados pelo novo regime do país.
A fim de conferir ao filme uma aura de suspense, parece que situações inverossímeis são criadas por ocasião da fuga, mesmo em se tratando de história baseada em fatos reais. Ninguém mais apropriado para divulgar o Oscar de melhor filme que a primeira dama Michelle Obama.
Lembro de "O resgate do soldado Ryan", dirigido por Steven Spielberg em 1998. Nele, toda uma unidade do exército norte-americano é colocada sob risco de morte para salvar um único homem. É bem verdade que, em "Argo", só um agente corre este risco para salvar seis cidadãos norte-americanos. Olhando por outro lado, porém, existiam muitos outros reféns do novo regime iraniano, que acabaram sendo libertados por negociação.
Mas o filme tem seus méritos. Nada de excepcional na fotografia, na montagem e na música. O que vale é a reconstituição de época nos seus mínimos detalhes. Exatamente por isto, ele ganha a cotação dada por este crítico.
publicidade
publicidade
Crochelandia

Blogs dos Colunistas

-
Ana
Kaye
Rio de Janeiro
-
Andrei
Bastos
Rio de Janeiro - RJ
-
Carolina
Faria
São Paulo - SP
-
Celso
Lungaretti
São Paulo - SP
-
Cristiane
Visentin

Nova Iorque - USA
-
Daniele
Rodrigues

Macaé - RJ
-
Denise
Dalmacchio
Vila Velha - ES
-
Doroty
Dimolitsas
Sena Madureira - AC
-
Eduardo
Ritter

Porto Alegre - RS
.
Elisio
Peixoto

São Caetano do Sul - SP
.
Francisco
Castro

Barueri - SP
.
Jaqueline
Serávia

Rio das Ostras - RJ
.
Jorge
Hori
São Paulo - SP
.
Jorge
Hessen
Brasília - DF
.
José
Milbs
Macaé - RJ
.
Lourdes
Limeira

João Pessoa - PB
.
Luiz Zatar
Tabajara

Niterói - RJ
.
Marcelo
Sguassabia

Campinas - SP
.
Marta
Peres

Minas Gerais
.
Miriam
Zelikowski

São Paulo - SP
.
Monica
Braga

Macaé - RJ
roney
Roney
Moraes

Cachoeiro - ES
roney
Sandra
Almeida

Cacoal - RO
roney
Soninha
Porto

Cruz Alta - RS