Propostas ecologistas

A atual crise do capitalismo finalmente está levando pensadores liberais a reconhecer os limites da Terra, mas não uma saída que ultrapasse a economia de mercado. Desde os anos de 1970, vários intelectuais vêm formulando um projeto alternativo de civilização que pode ser chamado de ecologismo. Em seus fundamentos, ele pode ser entendido como:
1- Um sistema filosófico sempre em construção que se empenha em repensar e redimensionar o relacionamento das antropossociedades com a natureza não-humana. Suas fontes são os humanismos ocidental e oriental, a ciência pós-cartesiana e o socialismo democrático. Embora pretenda se constituir num sistema filosófico totalizante, ele não pretende se fechar e se engessar, mantendo ativas a crítica e a autocrítica. Seu caráter utópico é claro, conquanto tenha sempre em vista os obstáculos à sua viabilização e a necessidade de se ajustar a contextos distintos.
2- Um sistema que crítica a Modernidade por um lado e formula um projeto alternativo e global de civilização por outro, incorporando o socialismo e superando-o ao mesmo tempo numa ecocivilização.
3- Um sistema que se considera historicamente situado por ter nascido das contradições entre os estilos civilizacionais criados pela revolução industrial e a capacidade de suporte do planeta. Assim, almeja evitar o idealismo.
4- Um sistema que considera o valor intrínseco da natureza não-humana, passando então da condição de entidade amorfa para ser sujeito de existência e de direito, o que implica na concepção de uma nova ética, uma eco-ética.
5- Um sistema que não é apenas um corpus filosófico a preconizar a junção epistemológica entre natureza e cultura pela placa giratória do cérebro humano, mas também uma práxis aqui e agora.
6- Um sistema que estende o humanismo à natureza não-humana de modo a substituir progressivamente o antropocentrismo por uma postura ecocêntrica.
7- Uma nova civilização que respeita os limites de renovação da natureza nos planos econômico, social, político e cultural. Para tanto, trata-se de perenizar ao máximo os recursos, utilizando-se, de preferência, recursos renováveis; ampliando ao máximo a vida útil dos bens; reduzindo a obsolescência planejada de uso e de troca; concentrando-se na produção e na oferta de bens e serviços essenciais à vida humana; reduzindo ao máximo a produção de bens e serviços supérfluos e eliminando a produção de bens e serviços nocivos; gerando empregos socioambientalmente úteis e, ao mesmo tempo, liberando o ser humano para atividades que lhe proporcionem prazer; produzindo bens que permitam uma reciclagem máxima e que, ao fim de sua vida útil, possam ser reincorporados ao ambiente sem causar altos índices de poluição; desenvolvendo projetos de pequeno porte, descentralizados e autônomos, que produzam bens essenciais em escala compatível com os limites do ambiente.
8- Para tanto, impõe-se a construção de uma sociedade justa nas dimensões sincrônica e diacrônica, descentralizada e constituída de pequenas e médias comunidades rurais e urbanas que busquem a autonomia e a autossuficiência.
9- No plano político, o Ecologismo não abomina o Estado, senão que luta pela sua democratização, pelo pluralismo, pela descentralização e pela imprescindível margem. Tal mudança implica no enfraquecimento dos Estados Nacionais em prol de uma organização mundial.
10- No plano cultural, nada mais salutar, porque ecologista, a liberdade de expressão e de manifestação.
publicidade
publicidade
Crochelandia

Blogs dos Colunistas

-
Ana
Kaye
Rio de Janeiro
-
Andrei
Bastos
Rio de Janeiro - RJ
-
Carolina
Faria
São Paulo - SP
-
Celso
Lungaretti
São Paulo - SP
-
Cristiane
Visentin

Nova Iorque - USA
-
Daniele
Rodrigues

Macaé - RJ
-
Denise
Dalmacchio
Vila Velha - ES
-
Doroty
Dimolitsas
Sena Madureira - AC
-
Eduardo
Ritter

Porto Alegre - RS
.
Elisio
Peixoto

São Caetano do Sul - SP
.
Francisco
Castro

Barueri - SP
.
Jaqueline
Serávia

Rio das Ostras - RJ
.
Jorge
Hori
São Paulo - SP
.
Jorge
Hessen
Brasília - DF
.
José
Milbs
Macaé - RJ
.
Lourdes
Limeira

João Pessoa - PB
.
Luiz Zatar
Tabajara

Niterói - RJ
.
Marcelo
Sguassabia

Campinas - SP
.
Marta
Peres

Minas Gerais
.
Miriam
Zelikowski

São Paulo - SP
.
Monica
Braga

Macaé - RJ
roney
Roney
Moraes

Cachoeiro - ES
roney
Sandra
Almeida

Cacoal - RO
roney
Soninha
Porto

Cruz Alta - RS