Laerte Braga em foco

Uma análise conjuntural do professor Eduardo Salomão Condé sobre as pesquisas e a candidatura Marina da Silva:

"Ontem saiu uma pesquisa IBOPE mostrando que, HOJE, Aécio estaria abatido em vôo e Marina venceria as eleições. Sim, lá diz que Marina venceria! Ressalto HOJE, porque pesquisa é captação de movimento. Explico: nesse momento da campanha eleitoral são aceitáveis movimentos, alguns mais largos outros mais estreitos, na morfologia de voto. A julgar pelo IBOPE, houve um deslocamento morfológico de MILH...ÕES E MILHÕES DE VOTOS em menos de 2 semanas, retirando algo como 4% de Aécio, 4% de Dilma e mais de 6% dos indecisos. Na margem de erro, ela encosta em Dilma. Não sou daqueles que demonizam o IBOPE, mas há muitos meios de perguntar e captar movimentos. Não tenho certeza do que fez o Instituto, mas é pouco provável que um movimento tão violento tenha ocorrido com tal velocidade. É possível? É! É muito provável? Não tenho certeza nenhuma disso. Vai permanecer e crescer? Não creio. E por que? Porque precisamos nos debruçar sobre uma explicação.
Não é movimento puro e simples, é tectônico. A julgar pelo resultado, havia um movimento profundo no tecido social contra os candidatos e naqueles que não desejavam mesmo votar. Depois que o Datafolha fez das suas inaugurando a pesquisa de boca de túmulo, o IBOPE foi a campo (com metodologia relativamente diferente do datafolha, como sempre fez) e captou uma rebelião em favor da seringueira dos bancos. Escrevo isso por ironia mesmo, porque creio que Marina é um atraso, obscurantismo, servil ao modelo representado pelo rentismo e não apresenta nenhuma ideia sobre o que seria seu governo. Dilma tem o que mostrar; Aécio representa, com toda sua personalidade limítrofe, algo mais racional como programa e Marina, bem, Marina "não quer desistir do Brasil". Alguns dizem que ela escapou do ódio das "jornadas de junho". É suficiente? Não sei. De onde vem os votos? Do Brasil mais profundo, dos mais ou menos escolarizados? qual o grau de conhecimento dos candidatos entre os eleitores? A questão é uma pergunta que os Institutos fazem e não vemos a resposta: "o sr/sra já decidiu seu voto ou pode alterá-lo até as eleições"? Com variações, mas esse é o espírito da questão . A avaliação do governo não caiu (variou positivamente na margem de erro), nem a rejeição se alterou tanto. A surpresa é que a candidata do Itau tenha apenas 10% de rejeição. Não me lembro de outros levantamentos, agora, para comparar. Enfim, ao invés de comemorar ou odiar resultados é hora de pensar, dando alguma confiança ao levantamento do IBOPE (minha boa vontade kantiana), tentar compreender o que aconteceu. Isso não muda opções de voto, mas evita fazer comentários idiotas citando inflação, corrupçao ou colunistas da veja, da folha, do globo ou do estado. Por hora Marina é um pastel de vento que está inflando ... será que fura???"


O deputado Marcus Pestana, secretário de Saúde de Aécio durante oito anos, um dos responsáveis pelo desvio de 4,3 bilhões de reais do setor em Minas, disse ao jornal O TEMPO que a campanha em Minas "vai partir para a porradaria". Eis a declaração do alucinado. Vai ser um tal de voar pena.

"A campanha estava errada, permitindo ao Pimentel falar mentiras, desconstruir o projeto do PSDB, prometer o ...que já existe. Enquanto isso, nossa campanha ficava ali, 'olímpica', permitindo tudo isso", afirmou.

Para dar o exemplo de como irá funcionar a partir de agora, Marcus Pestana citou situações na Argentina e nos Estados Unidos, onde o debate é mais pesado.
"Vamos ao confronto, politizar a campanha. O Brasil tem um marketing político que já se esgotou. Essa coisa de jingle, de ir às ruas mostrar apoio do povo, fazer caminhada, essa coisa de o candidato se mostrar caçando o povo não funciona mais. Está ultrapassado. É o que um amigo marketeiro argentino me diz: lá é porradaria pura e ganha quem ficar de pé. Nos Estados Unidos, os democratas compram comerciais na televisão. Os republicanos, também. E não é para falar bem deles não. É para falar mal do adversário. Todos desconstroem o adversário.. É o que precisa ser feito", diz.

Pestana afirma que hoje "todo mundo tem medo de falar mal do outro" e que com isso a "campanha fica muito bem comportadinha", prometendo que agora será diferente".


Penso que uma das iniciativas de Marina, se eleita fosse, seria criar o Ministério da Moral e dos Bons Costumes e nomear Silas Malafaia para o cargo. A primeira providência seria instituir o dízimo para preservar a "família". O projeto de lei que tramita na Câmara com apoio da bancada evangélica, logo de Marina, basta Malafaia twitar que ela cai de joelhos, exclui mãe solteira da definição de "família".


Quando alguém é aprovado em concurso público exige-se, entre outras coisas, sanidade física e mental. No momento que vivemos seria crível que os candidatos a presidente passassem por um exame completo, ou no mínimo um detetor de mentiras. Marina estava lascada em ambos os casos.


Isnard Carvalho, lucidez plena.
"O problema do "coque" da Marina é o rabo preso...."


Consta que o BANCO ITAÚ já prepara um gigantesco letreiro para colocar no Palácio do Planalto com sua logomarca. Mais ou menos assim - VENHA PARA O ITÁU, O BANCO DA DUPLA MARINECA.


Debates não necessariamente levam um candidato a vitória. São muitos os fatores que estão em cena num evento desses, embora a linguagem da tevê, ao contrário, seja capaz de fazer perder. Quando fui candidato a prefeito da minha cidade, consciente que seria derrotado, achei muita graça após o debate da GLOBO, quando um diretor do IBOPE me disse o seguinte - "o senhor ganhou todos os debates, mas va...i perder a eleição". Dilma saiu-se bem no debate de segunda-feira, Marina foi enrolação pura, Luciana Genro foi brilhante e Aécio sumiu. Está lutando para sobreviver pelo menos em Minas e manter seu feudo. A eleição vai ser ganha nas ruas, no corpo a corpo, na presença de Lula na campanha de Dilma e no tentar neutralizar a grande mídia e suas mentiras contra o governo. Fustigar os institutos de pesquisa, notadamente IBOPE e DATA FOLHA, farsas, basta olhar o retrospecto de ambos. Não é hora de luvas de pelica, é hora de confronto responsável, direto, olho no olho, pois a ameaça Marina é real. Mas não é imbatível. Pelo contrário, dá sinais que começa a se liquifazer, mas é preciso intensificar as críticas a sua insensatez, seu desvario, sua inconsequência. E ter em mente que debate não faz ganhar, mas faz perder. E nisso Dilma precisa melhorar. Ser mais Dilma e menos marqueteiros.


A crise na Ucrânia começou com um golpe de estado estimulado pelos EUA em sua política terrorista de "governo mundial". Derrubaram o presidente legítimo do país num ato traiçoeiro (após um acordo) e nazi/fascistas tomaram o poder. A Ucrânia não existe como país soberano, é parte histórica da Federação Russa e ganhou "independência" com o fim da União Soviética. A maioria da população tem origem r...ussa e fala russo. O presidente Vladimir Putin, após esgotar os recursos para um entendimento entre separatistas e o governo nazi/fascista de Kiev, apoiado pelos EUA e pela União Européia, anunciou em telefonema ao presidente da UE que se "se quiser ocupo a Ucrânia em duas semanas e chego a Kiev". É o primeiro desafio militar de uma potência mundial contra os EUA e a OTAN. Merkel e o governador geral da Grã Bretanha anunciam sanções. A OTAN fala em se preparara para uma guerra, temerosa do expansionismo russo. Nisso tudo a Europa Ocidental vai para o brejo e o mundo se vê diante de uma ameaça de guerra mundial. Putin quer apenas o que é da Rússia e sabe o que está dizendo, como hoje, os norte-americanos não sabem o real poder militar da antiga URSS. O terrorismo norte-americano e a vassalagem da União Européia começam a ser questionados. Comparar Putin a Hitler é inverter o jogo. Os nazistas estão em Kiev, na Grã Bretanha e na Alemanha, mas as matrizes são Washington e Tel Aviv.


Está sendo divulgado nas redes sociais e por todos meios possíveis, um texto atribuído ao jurista Ives Gandra Martins, em que se afirma que o governo Dilma Roussef, caso a presidente seja reeleita, vai acabar com a propriedade privada tanto urbana como rural. O texto, primário, fala que a imprensa está proibida de divulgar esse fato, como se a mídia fosse aliada de Dilma e não o contrário. Critic...am o Foro de São Paulo, a quem atribuem a responsabilidade pelos "projetos" de Dilma. Essa gente quer jogar o Brasil no precipício e não mede consequências, pois são os beneficiados pela corrupção, pelos privilégios e querem varrer com os direitos dos trabalhadores. É a campanha mais suja possível, só comparável à de Collor, e digo comparável, pois é bem pior. É preciso enfrentá-los, casa a casa, se tomarem conta do Brasil o País vira colônia, perde sua soberania, volta a um passado recente de privatizações dos bens públicos e das nossas riquezas. É isso o querem e para isso mentem, distorcem, inventam, contando ludibriar e enganar o brasileiro. FORA MARINA, FORA AÉCIO, dois representantes das elites e de potências estrangeiras.

publicidade
publicidade
Crochelandia

Blogs dos Colunistas

-
Ana
Kaye
Rio de Janeiro
-
Andrei
Bastos
Rio de Janeiro - RJ
-
Carolina
Faria
São Paulo - SP
-
Celso
Lungaretti
São Paulo - SP
-
Cristiane
Visentin

Nova Iorque - USA
-
Daniele
Rodrigues

Macaé - RJ
-
Denise
Dalmacchio
Vila Velha - ES
-
Doroty
Dimolitsas
Sena Madureira - AC
-
Eduardo
Ritter

Porto Alegre - RS
.
Elisio
Peixoto

São Caetano do Sul - SP
.
Francisco
Castro

Barueri - SP
.
Jaqueline
Serávia

Rio das Ostras - RJ
.
Jorge
Hori
São Paulo - SP
.
Jorge
Hessen
Brasília - DF
.
José
Milbs
Macaé - RJ
.
Lourdes
Limeira

João Pessoa - PB
.
Luiz Zatar
Tabajara

Niterói - RJ
.
Marcelo
Sguassabia

Campinas - SP
.
Marta
Peres

Minas Gerais
.
Miriam
Zelikowski

São Paulo - SP
.
Monica
Braga

Macaé - RJ
roney
Roney
Moraes

Cachoeiro - ES
roney
Sandra
Almeida

Cacoal - RO
roney
Soninha
Porto

Cruz Alta - RS