O IV REICH E A GEORGIA

O Conselho de Segurança das Nações Unidas intentou aprovar proposta determinando a imediata retirada das tropas russas da Ossétia do Sul, república separatista da Geórgia e de maioria russa. O governo russo usou o direito de veto, um privilégio concedido às chamadas quatro grandes potências da guerra fria: Estados Unidos, URSS (Rússia), França e Inglaterra.

O embaixador norte-americano na ONU considerou o veto russo à proposta um desafio à paz e a ordem internacional. Um desrespeito à democracia que seu país, os EUA, tenta levar ao mundo inteiro. Só faltou dizer que "com grande sacrifício". Em 2003 o Conselho de Segurança da ONU deliberou, com o veto dos Estados Unidos, que o Iraque não deveria ser invadido já que as "provas" apresentadas pelo governo Bush sobre a existência de armas químicas e biológicas naquele país eram insuficientes e os inspetores da Agência Internacional de Energia Nuclear não haviam encontrados indícios para corroborar o motivo alegado pelos norte-americanos.

Segundo esses inspetores o que existia em torno de armas químicas e biológicas no Iraque eram tambores de produtos químicos com mais de dez anos de uso, vazios e de fabricação ianque. Um dos inspetores chegou a falar em armas químicas e biológicas fornecidas pelo governo dos EUA a Saddam Hussein para a guerra contra o Irã.

Bush decidiu, com apoio da Grã Bretanha, invadir o Iraque alegando que cabia ao seu país combater o terrorismo com ou sem ONU. A operação de invasão e ocupação teve dois momentos. O primeiro foi chamado de "liberdade duradoura" e o segundo de "choque e terror". Um serviu para justificar a barbárie, outro para mostrar ao mundo que o poderio militar dos chamados aliados era a chave mestra do novo Reich. Austrália, Suécia, Itália e Espanha se juntaram à estupidez desse IV Reich.

A Geórgia é um dos países que formavam a União Soviética. Com o fim da URSS virou alvo da cobiça dos EUA através da OTAN (Organização do Tratado Atlântico Norte). Não só a Geórgia, como países estratégicos na política de cerco militar à Rússia. O principal deles a Ucrânia, potência nuclear (por coincidência, dois dos principais dirigentes soviéticos eram naturais da Geórgia (Stalin) e da Ucrânia (Kruschev).

A chamada revolução laranja fracassou na Ucrânia. Os objetivos políticos, econômicos e militares dos EUA, no entanto, foram alcançados. A Geórgia era o próximo alvo e já havia, através de seu governo, manifestado intenção de integrar a OTAN. Um pacto anterior entre a chamada CEI (Confederação de Estados Independentes) e países da Europa propunha manter as antigas repúblicas soviéticas fora da OTAN. Não foi cumprido.

Bush no delírio de criar o IV Reich decidiu que a Rússia deveria ser isolada e literalmente partiu para cima.

A decisão de invadir a Ossétia do Sul foi do governo da Geórgia. A reação da Rússia foi a de garantir a maioria da população russa na república, mais de 90% e assegurar que suas fronteiras não serão alvo de mísseis norte-americanos na eventualidade de um conflito menor ou maior.

O veto do governo russo à proposta do Conselho de Segurança da ONU é o exercício do direito de legítima defesa da soberania do país. 

O que nem Bush e nem o governo da Geórgia contavam é que os russos fossem reagir de maneira incisiva e definitiva. A Ossétia do Sul, neste momento, é um país em vias de se tornar independente e não há como evitar que isso não aconteça. A presença de tropas russas em território da Geórgia não tem nem de longe o mesmo caráter da invasão e ocupação do Iraque e do Afeganistão pelos norte-americanos.

Há uma diferença fundamental. Norte-americanos invadiram o Iraque pelo petróleo e o Afeganistão para justificar e encontrar um culpado pelo ataque ao território dos EUA que resultou na queda das torres do World Trade Center.

Russos garantiram a liberdade da Ossétia do Sul e da população russa a maioria esmagadora do país. A agressão, hoje está claro isso, contou com apoio logístico de assessores militares norte-americanos.

A decisão de permanecer com tropas na Geórgia até garantias internacionais de respeito à soberania russa é correta e legítima. Faz parte da reação ao expansionismo do IV Reich. 

A declaração de funcionários norte-americanos que no "século XXI não se invade um país assim como a Rússia invadiu a Geórgia é um primor de cinismo.

Na mídia brasileira nem uma palavra sobre a realidade nesse conflito. A exceção do jornalista Jânio de Freitas, FOLHA DE SÃO PAULO, todo o resto despejou a versão pronta do Departamento de Estado, o press release oficial, a própria FOLHA DE SÃO PAULO inclusive.

Só faltou o general Augusto Heleno oferecer as tropas da VALE, das quais é comandante, para enfrentar eventuais índios russos em defesa dos latifúndios e dos "grandes negócios". Que, aliás, em um vagido nacionalista contra a IV Frota em águas territoriais brasileiras. 
publicidade
publicidade
Crochelandia

Blogs dos Colunistas

-
Ana
Kaye
Rio de Janeiro
-
Andrei
Bastos
Rio de Janeiro - RJ
-
Carolina
Faria
São Paulo - SP
-
Celso
Lungaretti
São Paulo - SP
-
Cristiane
Visentin

Nova Iorque - USA
-
Daniele
Rodrigues

Macaé - RJ
-
Denise
Dalmacchio
Vila Velha - ES
-
Doroty
Dimolitsas
Sena Madureira - AC
-
Eduardo
Ritter

Porto Alegre - RS
.
Elisio
Peixoto

São Caetano do Sul - SP
.
Francisco
Castro

Barueri - SP
.
Jaqueline
Serávia

Rio das Ostras - RJ
.
Jorge
Hori
São Paulo - SP
.
Jorge
Hessen
Brasília - DF
.
José
Milbs
Macaé - RJ
.
Lourdes
Limeira

João Pessoa - PB
.
Luiz Zatar
Tabajara

Niterói - RJ
.
Marcelo
Sguassabia

Campinas - SP
.
Marta
Peres

Minas Gerais
.
Miriam
Zelikowski

São Paulo - SP
.
Monica
Braga

Macaé - RJ
roney
Roney
Moraes

Cachoeiro - ES
roney
Sandra
Almeida

Cacoal - RO
roney
Soninha
Porto

Cruz Alta - RS