CAUSAS E CONSEQUÊNCIAS

Pedágio é consequência, privatização de rodovias, vias urbanas, é causa. Desmatamento é consequência. Políticas de concessões do governo federal a latifundiários em troca de votos no Congresso é causa. E há inúmeros exemplos.

Que governo teria autoridade moral para determinar que nos cartórios de registro de imóveis – terras – fosse feita uma vistoria, auditoria, para mostrar as terras griladas por respeitáveis senhores e senhora que ocupam cadeira no Congresso Nacional, falsificação de registros, se os governos cedem à chamada bancada agrária e fica tudo do mesmo tamanho, pelo contrário, aumenta o desmatamento, aumenta a grilagem, principalmente no Centro-Oeste e no Norte e Nordeste.
O deputado federal Ronaldo Caiado defendeu a espionagem de norte-americanos no Brasil, por entender que isso é questão de segurança nacional. É latifundiário, tem reservas de minerais estratégicos em suas terras, é lógico que a espionagem garante os "negócios".

A reforma agrária é uma das causas mais importantes de toda a luta popular. Foi a primeira providência do general Douglas MacCarthur quando terminou a guerra com o Japão. A reforma agrária eliminou o poder dos senhores da boçalidade e do atraso, mas com grandes lucros.

Quando se fala em reforma política, como está desenhada, seja pela presidente, seja por seu partido, seja por alguns senadores e deputados, se fala em manter tudo como está. Não muda nada.

A necessidade prioritária é uma Assembléia Nacional Constituinte com ampla e direta participação popular, submetida a referendo após ser aprovada a nova Constituição. O alicerce de um edifício que está falido, colocando em risco a vida de seus moradores.

Não foi por outra razão que o jornalista Ricardo Boechat disse que "vandalismo não, mas explosão popular sim".

A ditadura ceifou o movimento estudantil. Está renascendo e tem que renascer por si e para si, somando-se e puxando os movimentos populares para que sejam enfrentadas as causas de um País que tem cerca de 40 partidos políticos, a maior parte propriedade privada de um ou outro, como o "partido do Kassab"
.
Não há como deixar as ruas e acreditar que os movimentos das últimas semanas conquistaram vitórias importantes. Reduzir o custo das tarifas de transportes coletivos urbanos é apenas um jogo do qual participam as empresas, que, aliás, controlam a maioria dos prefeitos do País e formam uma das mais perigosas máfias brasileiras, sob o comando de Clésio Andrade, senador e presidente de honra da Confederação Nacional de Transportes.

E quando se fala máfia não se está falando apenas de negócios, mas de crimes bárbaros, eliminação de concorrentes e coisas assim.

É preciso organizar a luta popular para as causas. Não para as consequências. É preciso que partidos populares, movimento popular participem dessa luta, do contrário, o combate puro e simples à corrupção vai virar apenas instrumento do retrocesso para mais depressa estejamos na época medieval.

Organizar não significa partidarizar, tampouco dar-lhe uma só bandeira, mas estabelecer um consenso que é fundamental construir um País novo, pois este, como está, está falido.

E a volta de forças retrógradas, que privatizaram, venderam o patrimônio público, é inadmissível. Se a luta não tomar esse rumo, os vencedores são eles.
O que é FHC que não um traidor ao permitir espionagem e escuta telefônica e invasão de caixa de mails de milhões de pessoas no País, através de um escritório da CIA e da NSA (Agência Nacional de Segurança) em Brasília.

E nossos militares diante dessa invasão, dessa ocupação, onde fica o patriotismo, nãofica. Só o temor que sejam revelados os crimes da ditadura. Nada além disso

Ou lutamos pelas causas, ou as consequências vão nos engolir.

 

publicidade
publicidade
Crochelandia

Blogs dos Colunistas

-
Ana
Kaye
Rio de Janeiro
-
Andrei
Bastos
Rio de Janeiro - RJ
-
Carolina
Faria
São Paulo - SP
-
Celso
Lungaretti
São Paulo - SP
-
Cristiane
Visentin

Nova Iorque - USA
-
Daniele
Rodrigues

Macaé - RJ
-
Denise
Dalmacchio
Vila Velha - ES
-
Doroty
Dimolitsas
Sena Madureira - AC
-
Eduardo
Ritter

Porto Alegre - RS
.
Elisio
Peixoto

São Caetano do Sul - SP
.
Francisco
Castro

Barueri - SP
.
Jaqueline
Serávia

Rio das Ostras - RJ
.
Jorge
Hori
São Paulo - SP
.
Jorge
Hessen
Brasília - DF
.
José
Milbs
Macaé - RJ
.
Lourdes
Limeira

João Pessoa - PB
.
Luiz Zatar
Tabajara

Niterói - RJ
.
Marcelo
Sguassabia

Campinas - SP
.
Marta
Peres

Minas Gerais
.
Miriam
Zelikowski

São Paulo - SP
.
Monica
Braga

Macaé - RJ
roney
Roney
Moraes

Cachoeiro - ES
roney
Sandra
Almeida

Cacoal - RO
roney
Soninha
Porto

Cruz Alta - RS