A ENCRUZILAHDA DE OBAMA

A proposta do presidente russo Vladimir Putin para que a Síria entregue as armas químicas e biológicas que dispõe deixa o presidente dos Estados Unidos numa encruzilhada. Obama já disse que está disposto a pensar no assunto e dessa forma recuar de sua intenção de bombardear instalações militares sírias.

Por outro lado os norte-americanos ficam diante de mais uma encruzilhada. As forças armadas sírias, sem armas químicas e biológicas (uma inspetora da ONU declarou que os rebeldes as utilizaram) são suficientes para derrotar os rebeldes, em sua maioria mercenários armados pelos EUA, ISRAEL e ARÁBIA SAUDITA e restabelecer a ordem no país, até então um dos mais prósperos do Oriente Médio.

Ou seja, Putin colocou Obama contra a parede. A vontade do presidente dos EUA é de fato a paz ou o massacre que pretende (ainda não disse que vai voltar atrás) é apenas um pretexto em nome da “democracia”, dos “direitos humanos” para tomar de assalto a Síria, suas riquezas naturais sobretudo o gás e aumentar o cerco sobre o Irã?

O jornalista Jânio de Freitas, um dos poucos independentes da mídia de mercado, disse na edição da FOLHA DE SÃO PAULO, dia 10 de setembro, que foi a “primeira voz inteligente na crise”. Referia-se a Putin.

Em um jogo de futebol se diria que o presidente russo deu um nó tático no presidente norte-americano.

E pior, na reunião do G-20 chamou, ostensivamente, o secretário de Estado John Kerry de mentiroso.

Referia –se ao ataque do governo sírio com armas químicas e biológicas quando, na verdade, esse ataque foi feito pelos rebeldes.

E as armas químicas e biológicas que os norte-americanos cederam a Saddam para a guerra contra o Irã? Ou as que Israel exporta para países em vários cantos do mundo, inclusive o Brasil (onde, aliás, as fabrica também)?

O grande problema de Obama é que não contava com resistências dentro do Congresso de seu pais, não contava com a reação desfavorável da opinião pública, tanto nos EUA como fora dos EUA e muito menos com a decisão do Parlamento inglês em não consentir a participação de seu país no conflito. Agora, abandono aumentado com a decisão do presidente francês, pressionado pela opinião pública, de consultar também seu parlamento.

A guerra na Síria chegou a um ponto em que os Estados Unidos perderam até as falsas e costumeiras mentiras que normalmente servem de pretexto para intervenções armadas e saques, além de destruição, como aconteceu e acontece no Iraque, na Líbia e no Afeganistão.

Se ocorrer será apenas demonstração de boçalidade, de vocação manifesta de imperialismo, de ais um saque contra um país no Oriente Médio.

Que relação esses fatos teriam com o Brasil, a América Latina de um modo geral?

Na cobiça norte-americana somos o próximo Oriente Médio e o processo de espionagem sobre nosso País, o México e outros, soam como preparativos para futuras intervenções, principalmente em governos considerados hostis (independentes) como no caso da Venezuela, da Bolívia, do Equador, Cuba e outros.

O Brasil de Dilma já está domado.

Obama, no Oriente Médio, particularmente na guerra na Síria está numa encruzilhada. Ou aceita a proposta de Putin ou mostra sua face terrorista, mesmo porque a proposta de Putin não implica na entrega pura e simples das armas químicas e biológicas, mas numa série de atitudes que garantam a paz na região e isso contraria os apetites nazi/sionistas de Israel.

Ou seja, se correr, Obama, o bicho pega, se ficara o bicho come.

Um lamentável mandato para o primeiro presidente negro dos EUA.

publicidade
publicidade
Crochelandia

Blogs dos Colunistas

-
Ana
Kaye
Rio de Janeiro
-
Andrei
Bastos
Rio de Janeiro - RJ
-
Carolina
Faria
São Paulo - SP
-
Celso
Lungaretti
São Paulo - SP
-
Cristiane
Visentin

Nova Iorque - USA
-
Daniele
Rodrigues

Macaé - RJ
-
Denise
Dalmacchio
Vila Velha - ES
-
Doroty
Dimolitsas
Sena Madureira - AC
-
Eduardo
Ritter

Porto Alegre - RS
.
Elisio
Peixoto

São Caetano do Sul - SP
.
Francisco
Castro

Barueri - SP
.
Jaqueline
Serávia

Rio das Ostras - RJ
.
Jorge
Hori
São Paulo - SP
.
Jorge
Hessen
Brasília - DF
.
José
Milbs
Macaé - RJ
.
Lourdes
Limeira

João Pessoa - PB
.
Luiz Zatar
Tabajara

Niterói - RJ
.
Marcelo
Sguassabia

Campinas - SP
.
Marta
Peres

Minas Gerais
.
Miriam
Zelikowski

São Paulo - SP
.
Monica
Braga

Macaé - RJ
roney
Roney
Moraes

Cachoeiro - ES
roney
Sandra
Almeida

Cacoal - RO
roney
Soninha
Porto

Cruz Alta - RS