EDITORIAL: FREEZERS PARA ESQUIMÓS

Os inuítes, esquimós pleiteiam a ajuda de países de todo o mundo para que possam receber freezers e assim conservar seus alimentos (carne de baleia e foca). É que o aquecimento global está provocando camadas de gelo  mais finas e cheias d’água e a carne, antes armazenada em celeiros, apodrece.
Os líderes inuítes, consideram a expressão esquimó depreciativa, registram um aumento no número de imigrantes. Uns vão para o Canadá e outros buscam aldeias mais seguras na Groelândia. Para eles isso começa a provocar a ocidentalização desse povo e segundo afirmam o mundo acordou tarde para o problema e só agora começam a perceber sua dimensão e sua gravidade.
Vivemos num mundo que esquimós dependem de freezers.
Obama, enquanto isso, para cada ataque contra supostos terroristas mata vinte e oito civis. Usa a guerra da mentirinha contra o Estado Islâmico para tentar derrubar o governo de Bashar Al Assad. Há dias deu o perdão presidencial aos perus da Casa Branca. Tradição que vem de anos e revela a infantilidade de uma sociedade cada vez mais violenta e boçal e onde a exclusão social é um fato relevante. Pelo menos 40 milhões de norte-americanos precisam de perdão para poder morar, comer e trabalhar.
Ou os mais fortes dentre esses servirem de bucha de canhão nas guerras insanas que os norte-americanos travam mundo afora. Um general desses malucos que Stanley Kubrick revelou em DOUTOR FANTÁSTICO, afirma que o Brasil pode ter o controle militar da Baía de Guanabara e isso contraria interesses dos EUA.
É possível que queiram invadir o Rio de Janeiro no carnaval, com direito a camarote de grandes empresas. Boca livre completa.
O fracasso de seu menino de ouro, Aécio Neves, que se mostrou de lata, assustou e assusta a turma da Casa Branca.
Inuítes que não gostam de ser chamados de esquimós querem freezers. Inimaginável há anos atrás. O Ártico está vindo abaixo com suas imensas geleiras. Sarah Palin, extrema direita, defensora dos bons costumes, da moral, mas que faz de suas lindas pernas ingrediente decisivo de campanhas políticas, foi governadora do Alasca. Deve entender de degelo.
As lideranças desse povo começam a sensibilizar alguns governos e os freezers vão chegando aos poucos e garantindo a sobrevivência de uns felizardos. Os que não conseguem vão para o Canadá, que segundo os norte-americanos é “um México melhorado”.
São sobertos.
No México é diferente. As costumeiras fraudes eleitorais são seguidas por barbárie governamental e controle do narcotráfico. São quarenta e três estudantes desaparecidos e onze corpos de jovens decapitados que vão para os freezers dos institutos médicos legais, onde aguardarão ser identificados.
Já os índices econômicos estão no padrão do FMI e do Banco Mundial, por extensão, dos banqueiros.
Breve a União Européia vai precisar de botes para que milhões não morram de neoliberalismo.

publicidade
publicidade
Crochelandia

Blogs dos Colunistas

-
Ana
Kaye
Rio de Janeiro
-
Andrei
Bastos
Rio de Janeiro - RJ
-
Carolina
Faria
São Paulo - SP
-
Celso
Lungaretti
São Paulo - SP
-
Cristiane
Visentin

Nova Iorque - USA
-
Daniele
Rodrigues

Macaé - RJ
-
Denise
Dalmacchio
Vila Velha - ES
-
Doroty
Dimolitsas
Sena Madureira - AC
-
Eduardo
Ritter

Porto Alegre - RS
.
Elisio
Peixoto

São Caetano do Sul - SP
.
Francisco
Castro

Barueri - SP
.
Jaqueline
Serávia

Rio das Ostras - RJ
.
Jorge
Hori
São Paulo - SP
.
Jorge
Hessen
Brasília - DF
.
José
Milbs
Macaé - RJ
.
Lourdes
Limeira

João Pessoa - PB
.
Luiz Zatar
Tabajara

Niterói - RJ
.
Marcelo
Sguassabia

Campinas - SP
.
Marta
Peres

Minas Gerais
.
Miriam
Zelikowski

São Paulo - SP
.
Monica
Braga

Macaé - RJ
roney
Roney
Moraes

Cachoeiro - ES
roney
Sandra
Almeida

Cacoal - RO
roney
Soninha
Porto

Cruz Alta - RS