Você Sabia...Que

http://www.jornalorebate.com/83/_MG_4593.jpg

Até os anos setenta o prédio da UNIR/Centro denominava-se de Porto Velho Hotel  ?
Isso mesmo, o autor do projeto foi o Arquiteto Leogin de Vasconcelos Chaves, sua construção iniciou-se em 1948 e foi acompanhada pelos Engenheiros José Otino de Freitas e Carlos Sales, tendo sido inaugurado em janeiro de 1953, com a presença de várias autoridades locais se destacando a do Governador do Acre. Na época foi um grande acontecimento para a vida social da cidade.
Está localizado na Av. Presidente Dutra no Centro, dominando com sua imponência grande parte da cidade.
O Governo do então Território do Guaporé entregou o prédio ao seu primeiro arrendatário o Senhor Henrique Valente que ali ficou administrando desde a sua inauguração (1953) até o ano de 1961. Depois teve como arrendatário o Senhor Abelardo Townes de Castro, no período de 1962 a 1963 e por último a Senhora Nilce  Lima Guimarães que permaneceu nos anos de 1964 a 1969. Era uma pessoa muito criativa e dinâmica; inovou o espaço, criando a Varanda Tropical, colocando chapéu de sol nas mesas, novidade na época, passando a ser o ponto obrigatório das personalidades da cidade.
 A partir daí por várias razões, entre elas o surgimento de outros meios de hospedagem, o Governo acha inviável o funcionamento do prédio como hotel, tanto que em 1974 o Porto Velho Hotel é desativado. No ano seguinte no Governo do Coronel Humberto da Silva Guedes o prédio sofre algumas reformas internas com a finalidade de ali sediar as Secretarias do Governo.
No ano de 1979 surge o Palácio das Secretarias que ali se instalaram até a criação da Esplanada das Secretarias, onde até hoje abriga parte das Secretarias do Estado de Rondônia.
Logo depois surge a Fundação Centro de Ensino Superior de Rondônia – FUNDACENTRO, criada em 1975 com os primeiros cursos: administração, ciências contábeis e economia.
Inicialmente foi intitulada de Fundação Universitária do Município de Porto Velho, com a Lei Municipal nº 125 de 1976, foi modificada sua denominação para Fundação Centro de Ensino Superior de Rondônia - FUNDACENTRO
Com a criação do Estado de Rondônia, surge a Universidade Federal de Rondônia – UNIR, criada  pela Lei nº  7.011 de 08/07/1982.
Mesmo passando por várias transformações internas, o antigo prédio do Porto Velho Hotel, hoje abriga a Reitoria e Pró-Reitorias da Universidade Federal de Rondônia, popularmente conhecido como prédio da UNIR/Centro, continua imponente no seu espaço  retratando o marco de uma época de ouro na nossa cidade de Porto Velho.

Fonte: Atrativo Histórico Cultural – SETUR/RO. - Centro de Documentação/SECEL.  – Inform.colhidas com a  Profª  Eva Albuquerque.
Fotografia: Acervo particular Ivo Feitosa
Fotografias: Murilo Valente.
Texto e Pesquisa: Ivo Feitosa Filho – Turismólogo.
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

publicidade
publicidade
Crochelandia

Blogs dos Colunistas

-
Ana
Kaye
Rio de Janeiro
-
Andrei
Bastos
Rio de Janeiro - RJ
-
Carolina
Faria
São Paulo - SP
-
Celso
Lungaretti
São Paulo - SP
-
Cristiane
Visentin

Nova Iorque - USA
-
Daniele
Rodrigues

Macaé - RJ
-
Denise
Dalmacchio
Vila Velha - ES
-
Doroty
Dimolitsas
Sena Madureira - AC
-
Eduardo
Ritter

Porto Alegre - RS
.
Elisio
Peixoto

São Caetano do Sul - SP
.
Francisco
Castro

Barueri - SP
.
Jaqueline
Serávia

Rio das Ostras - RJ
.
Jorge
Hori
São Paulo - SP
.
Jorge
Hessen
Brasília - DF
.
José
Milbs
Macaé - RJ
.
Lourdes
Limeira

João Pessoa - PB
.
Luiz Zatar
Tabajara

Niterói - RJ
.
Marcelo
Sguassabia

Campinas - SP
.
Marta
Peres

Minas Gerais
.
Miriam
Zelikowski

São Paulo - SP
.
Monica
Braga

Macaé - RJ
roney
Roney
Moraes

Cachoeiro - ES
roney
Sandra
Almeida

Cacoal - RO
roney
Soninha
Porto

Cruz Alta - RS