Homeopatia: eficácia na prevenção e tratamento da dengue

O universo da Homeopatia é bastante amplo e os tratamentos variados. A dengue vem assolando o Brasil em várias regiões. A professora Profª Eliete M M Fagundes, homeopata não médica, convidada do curso de Extensão Universitária de Homeopatia da Universidade Federal de Viçosa responde a algumas questões sobre a aplicação dessa ciência na prevenção e tratamento da doença. No próximo dia 26 haverá a segunda fase do curso regional sediado em Uberaba, cujas inscrições estão abertas a pessoas, entidades e organizações destinadas a estudar, divulgar, propagar e aplicar o conhecimento das terapias naturais, energéticas, holísticas ou ancestrais por meio desta ciência. Maiores informações podem ser obtidas no site www.homeopatias.com ou pelos telefones 34- 3338-7010 / 3833-1434 / 9908-6763.

 

1) Qual(s) a principal(s) vantagem(s) de tratar a dengue com medicamentos homeopáticos?
Eliete - A pessoa torna-se imune a doença na fase aguda e também quem já teve não a cronifica, o que possibilitaria a reincidência que é cada vez mais grave. O custo do remédio homeopático para dengue é muito baixo, sendo portanto acessível a toda a população.
 
2) A ciência já comprova a eficácia no tratamento para a dengue através da Homeopatia? E da Fitoterapia?
Eliete - O Brasil é um país pioneiro neste campo, as pesquisas são muito incipientes em ambas as áreas. No caso da homeopatia, a prática comprova, tanto que Cuba exportou este modelo de tratamento com muito sucesso naquele país.
 
3) O tratamento homeopático contra a dengue é apenas preventivo, ou pode ser utilizado para combater os sintomas e promover a cura da doença? Há contra-indicações?
Eliete - Além de preventiva, ela já ameniza os sintomas da doença nas primeiras horas e em poucos dias remove os sintomas. O remédio não pode ser tomado indefinidamente, a melhora quase que total se dará em uns 3 a 5 dias, mas deve continuar a tomá-lo por mais uns 10 dias e após suspender.
 
4) É possível que a pessoa se torne imune ao vírus, se utilizando de medicamentos homeopáticos, sem ao menos ter sido picada?
Eliete - Sim, a homeopatia é preventiva, se o organismo estiver fortalecido como um todo, não contrairá outros tipos de doenças também.
 
5) E no caso da Fitoterapia? Ela pode também ser preventiva ou apenas serve para agir contra o vírus?
Eliete - A fitoterapia também age preventivamente, mas a ação é mais limitada do que a da homeopatia.
 
6) O tratamento com Homeopatia ou com as plantas medicinais pode ser feito em quadros mais avançados da dengue?
Eliete - Sim, ambas são eficazes na fase aguda.
 
7) Pode se afastar a presença do mosquito Aedes aegipty com o uso de medicamentos fitoterápicos?
Eliete - Sim, a Citronella, a Arruda, estando plantadas em vasos ou usadas como insenso podem espantar o mosquito da dengue.
 
8) Para se obter os medicamentos, a pessoa deve apresentar prescrição-médica pelo homeopata, ou já existem algumas indicações já pré-estabelecidas de medicamentos nas farmácias homeopáticas que podem ser utilizados com segurança para tratar os sintomas e a doença?
Eliete - Não são todas as farmácias homeopáticas que tem conhecimento dos remédios, mas fizemos uma distribuição em massa de jornais nos principais estabelecimentos do RJ com a orientação de tratamento.
Não há necessidade de prescrição médica, basta ter o conhecimento dos remédios certos e saber como usá-los.
 
9) Poderia dar algumas dicas de tratamentos homeopáticos para a dengue?
1 - PREVENTIVO PARA DENGUE COMUM E A HEMORRÁGICA:
Eupatorium Perfoliatum CH 5, 5 gotas 2 vezes ao dia durante 3 dias.
Phosphorus CH5, Sulphur CH5 e Tuberculinum CH12, em frascos diferentes, alternados, 5 gotas 2 vezes ao dia durante 15 dias.
2 - PARA QUEM JÁ ESTÁ COM OS SINTOMAS DA DENGUE:
Eupatorium Perfoliatum CH 30, 5 gotas 5 vezes ao dia nos 3 PRIMEIROS DIAS e depois 2 vezes ao dia por mais 12 dias.
3 - PARA QUEM JÁ ESTÁ COM DENGUE HEMORRÁGICA:
Crotalus Horridus CH 30 e Phosphorus CH30 alternados, 5 gotas 5 vezes ao dia nos 3 PRIMEIROS DIAS e depois 2 vezes ao dia por mais 12 dias..
 
10) A Homeopatia já entrou na linha de frente do combate à dengue nos postos?

Eliete - Ainda não, mas se a homeopatia fosse adotada nos postos de saúde, o custo seria para o governo de no máximo uns R$ 0,01 por pessoa.
 
11) E o tratamento com Plantas medicinais?
Eliete - PARA QUEM JÁ ESTÁ COM OS SINTOMAS DA DENGUE:
1 - Usar as seguintes ervas: Cavalinha, Erva-tostão, Melissa, Guaco, Erva Cidreira e Picão. Pegar 2 centímetros de cada uma delas e preparar em 2 litros de água, assim que ferver, desligar o fogo e colocar as plantas tampando o recipiente por 15 minutos. Tomar várias vezes durante o dia por 6 dias consecutivos.
2 - ALTERNAR O CHÁ 1 COM: folha de Melão-de-são-Caetano junto com folha de Mamão. A forma de preparo e a posologia é a mesma citada acima.
 
12) É possível que a pessoa, ao se julgar curada da doença, continue com o vírus? Como verificar isso? Nesse caso, a medicina convencional é eficaz?
Eliete - Os exames da medicina convencional devem ser mantidos se houver alguma suspeita, mas se a pessoa seguir as indicações acima não haverá chance nenhuma de continuar com o vírus.
 
13) Que medidas você sugere no combate à epidemia de dengue que vem assustando o Brasil?
Eliete - As medidas sanitárias convencionais devem continuar sendo adotadas, mas se a população for tratada preventivamente para não contrair a dengue com as homeopatias citadas acima, os resultados serão mais eficazes e duradouros, além de redução de custos para o governo brasileiro.

Divulgação jornalístia  em Uberaba e região
Jornalista Maria Cândida Sampaio – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 

publicidade
publicidade
Crochelandia

Blogs dos Colunistas

-
Ana
Kaye
Rio de Janeiro
-
Andrei
Bastos
Rio de Janeiro - RJ
-
Carolina
Faria
São Paulo - SP
-
Celso
Lungaretti
São Paulo - SP
-
Cristiane
Visentin

Nova Iorque - USA
-
Daniele
Rodrigues

Macaé - RJ
-
Denise
Dalmacchio
Vila Velha - ES
-
Doroty
Dimolitsas
Sena Madureira - AC
-
Eduardo
Ritter

Porto Alegre - RS
.
Elisio
Peixoto

São Caetano do Sul - SP
.
Francisco
Castro

Barueri - SP
.
Jaqueline
Serávia

Rio das Ostras - RJ
.
Jorge
Hori
São Paulo - SP
.
Jorge
Hessen
Brasília - DF
.
José
Milbs
Macaé - RJ
.
Lourdes
Limeira

João Pessoa - PB
.
Luiz Zatar
Tabajara

Niterói - RJ
.
Marcelo
Sguassabia

Campinas - SP
.
Marta
Peres

Minas Gerais
.
Miriam
Zelikowski

São Paulo - SP
.
Monica
Braga

Macaé - RJ
roney
Roney
Moraes

Cachoeiro - ES
roney
Sandra
Almeida

Cacoal - RO
roney
Soninha
Porto

Cruz Alta - RS