Chico Serra encara desafio no único autódromo em que ainda não venceu.

Foto : Luca Basani
http://www.jornalorebate.com.br/168/1_clip_image001.jpgReUnion Press - A quarta etapa da temporada 2009 da Copa Nextel Stock Car, que acontece neste domingo (17), verá um dos principais nomes do automobilismo brasileiro, o tricampeão Chico Serra, competindo na única pista do calendário na qual ele ainda não venceu. Entre os seis já confirmados para este ano, o autódromo de Santa Cruz do Sul (RS) permanece como o único no qual o piloto da equipe Hot Wheels Racing não subiu ao degrau mais alto do pódio.

Em um início de temporada difícil, marcada pela estréia do novo modelo JL-G09, Chico Serra, no entanto, mantém uma perspectiva realista para a corrida. Até hoje, o tricampeão disputou três provas naquele traçado. O seu melhor resultado foi obtido em 2006, quando fechou em nono. Além do retrospecto no local não ser favorável, o piloto da Hot Wheels Racing prefere conferir as evoluções feitas no carro da equipe desde a etapa de Brasília, para só então falar sobre os seus objetivos no final de semana.

"Santa Cruz do Sul é uma pista na qual não me dei bem até agora. Não dá pra fazer prognóstico. Quero chegar lá e ver o que vai acontecer. Tenho falado direto com o (chefe de equipe José) Avallone e estamos mudando algumas coisas pra tentar melhorar. Mas uma coisa é a teoria e a outra, a prática. Evoluímos de Curitiba para Brasília, mas prefiro colocar o carro na pista antes de fazer uma avaliação mais precisa”, disse Chico.

A programação do fim de semana prevê três treinos livres entre sexta (15) e sábado (16) – mesmo dia que acontece a sessão classificatória que define o grid de largada.

Grand-Am: Zonta vence de forma brilhante em Nova Jersey

Foto: ricardozonta.com.br
http://www.jornalorebate.com.br/168/1_clip_image002.jpg

AD Comunicação-Ele terminou a prova com mais de 40 segundos de vantagem sobre o segundo colocado. Esta foi sua primeira vitória na categoria.

Nem a forte chuva conseguiu atrapalhar. O brasileiro Ricardo Zonta venceu de forma brilhante, a etapa de Nova Jersey da categoria norte-americana de turismo Grand-Am, a terceira da temporada 2009. Ao lado do sueco Nic Jonsson, seu companheiro na equipe Krohn Racing (Ford/Lola), ele completou as 87 voltas em 2h47min51s, seguido pelas duplas Max Angelelli/Brian Frisselle (Ford/Dallara), em segundo lugar, e Timo Bernhard/Romain Dumas (Porsche/Riley).

Jonsson, que começou a corrida na quarta posição, assumiu a liderança na 14ª volta e ali ficou até a 35ª, quando foi substituído por Zonta. Após a transição, o paranaense entrou na pista em 17º lugar, mas recuperou a ponta rapidamente, 23 voltas depois. Daí para frente, foi só abrir cada vez mais e cruzar a linha de chegada em primeiro, com toda a tranqüilidade e com 44s752 de vantagem sobre Angelelli.

"A equipe fez um trabalho perfeito. Estou muito feliz com esta minha primeira vitória na Grand-Am”, vibrou Zonta, que também disputa no Brasil a Copa Nextel Stock Car pela equipe Panasonic Racing. Sua melhor volta em Nova Jersey foi a 81ª, com tempo de 1min30s487 e velocidade média de 143,2 km/h.

Segundo ele, a chuva estava muito forte, o que dificultava a visibilidade da pista. "Outro problema foi que perdi a comunicação pelo rádio completamente. Eu não conseguia falar com a equipe para discutir as estratégias e por isso continuei dirigindo, dirigindo. Deu certo”, comemorou.

O próximo desafio dos pilotos da equipe Krohn será o GP de Laguna Seca, de 15 a 17 de maio.

KART: MARCO TÚLIO TEM BALANÇO POSITIVO DE SUA PRIMEIRA PARTICIPAÇÃO NO PAN-AMERICANO

Foto: Léo Wiebusch
http://www.jornalorebate.com.br/168/1_clip_image004.jpgKart Gaúcho- Em sua primeira participação em um Pan-Americano de Kart, o tocantinense Marco Túlio (Marco Banky) teve a felicidade de fazer um balanço mais do que positivo ao final da competição. Depois de abandonar a última e decisiva prova, o piloto da Sudam Júnior considerou-se extremamente satisfeito, ainda que não tenha lutado pelo título na Final.

Marco Túlio viveu situações extremas na tomada de tempos. Na primeira, não chegou a completar uma volta sequer e na segunda garantiu a pole, entre 15 pilotos do Brasil, Uruguai e Argentina. Nas duas provas que compuseram a fase de classificação, Marco Túlio venceu uma e chegou em 4º na segunda, resultados que somados deram-lhe o direito de largar da primeira fila – em segundo lugar – na Pré-Final. Nesta, que definiria o grid de largada para a Final, o piloto apoiado pela Marco Banky chegou em terceiro lugar.

Na Final Marco Túlio ia muito bem, quando, a seis voltas do encerramento teve que abandonar, com problemas na carburação. Encerrada a competição, no balanço final aparecem o domínio em seis treinos e na tomada de tempos e uma vitória em provas classificatórias, saldo mais do que positivo. “Estou satisfeito sim. Foi minha primeira participação em um campeonato internacional, disputando contra feras da categoria, vindos dos principais países da América do Sul, e consegui resultados importantes”, explica o piloto da Neri Motorsport.

O campeão da Sudam Júnior foi seu conterrâneo e amigo, Felipe Fraga, vencedor da grande Final.
publicidade
publicidade
Crochelandia

Blogs dos Colunistas

-
Ana
Kaye
Rio de Janeiro
-
Andrei
Bastos
Rio de Janeiro - RJ
-
Carolina
Faria
São Paulo - SP
-
Celso
Lungaretti
São Paulo - SP
-
Cristiane
Visentin

Nova Iorque - USA
-
Daniele
Rodrigues

Macaé - RJ
-
Denise
Dalmacchio
Vila Velha - ES
-
Doroty
Dimolitsas
Sena Madureira - AC
-
Eduardo
Ritter

Porto Alegre - RS
.
Elisio
Peixoto

São Caetano do Sul - SP
.
Francisco
Castro

Barueri - SP
.
Jaqueline
Serávia

Rio das Ostras - RJ
.
Jorge
Hori
São Paulo - SP
.
Jorge
Hessen
Brasília - DF
.
José
Milbs
Macaé - RJ
.
Lourdes
Limeira

João Pessoa - PB
.
Luiz Zatar
Tabajara

Niterói - RJ
.
Marcelo
Sguassabia

Campinas - SP
.
Marta
Peres

Minas Gerais
.
Miriam
Zelikowski

São Paulo - SP
.
Monica
Braga

Macaé - RJ
roney
Roney
Moraes

Cachoeiro - ES
roney
Sandra
Almeida

Cacoal - RO
roney
Soninha
Porto

Cruz Alta - RS