LEANDRO MACEDO RETORNA ÀS COMPETIÇÕES VENCENDO NO RBK PREMIER LONG DISTANCE 2007.


FOTO : MB ASSESSORIA

MB ASSESSORIA / Rio de Janeiro - Leandro Macedo, gaúcho radicado em Brasília, e Rita Correia, de Niterói (RJ), foram os vencedores da etapa de abertura do RBK Premier Long Distance, a principal competição do gênero feita no país. Na manhã deste domingo, no Aterro do Flamengo (RJ), Leandro, campeão pan-americano em 1995, completou o percurso de 1,9 km de natação, 90m km de ciclismo e 21 km de corrida com o tempo de 3h57min44seg. Foi o retorno em grande estilo do triatleta às competições após quase três anos, além de ser um excelente presente de aniversário no dia que completou 40 anos. No feminino, Rita garantiu o topo do pódio com o tempo de 4h43min32seg, resultado que teve um sabor especial porque foi no mesmo local que ela começou sua carreira, há 15 anos. A próxima etapa do RBK Premier Long Distance será no dia 22 de abril, em Ubatuba (SP).

A abertura do circuito foi perfeita. Em sua estréia no Rio de Janeiro, o RBK Premier Long Distance teve bom número de participantes, elevado nível técnico e disputas muito fortes no masculino e feminino. O dia nublado, com temperatura amena, acabou sendo perfeito para os competidores completarem a prova sem desgaste extremo. “Foi muito bom. Tivemos uma prova excelente e com tudo de emocionante que o esporte proporciona. A estréia foi melhor do que o esperado”, destacou Célio Balieiro, diretor da Cia. de Eventos, organizadora da competição.

A prova masculina reuniu muitas feras do esporte. Mauro Cavanha, vencedor da etapa de Pirassununga em 2006, saiu na frente e manteve a ponta na natação e no ciclismo, sendo o primeiro a sair para a corrida. Leandro Macedo começou sua recuperação ainda no ciclismo, uma de suas especialidades, diminuindo a diferença em relação ao líder. Ele acabou superando o adversário ainda na primeira das duas voltas da corrida, outro ponto forte, e precisou de muita concentração para manter o ritmo e seguir com forças para fechar a prova em primeiro lugar.

“O resultado foi melhor do que eu mesmo esperava. Senti bastante no final e pude perceber que ainda preciso de muito treino para competir no Ironman Brasil Telecom, dia 27 de maio, em Florianópolis (SC)”, explicou Leandro. “A participação aqui serviu para avaliar minha condição e de meus alunos. Sem falar que foi um ótimo presente de aniversário”, finalizou o atleta, que representou o país nos Jogos Olímpicos de Sydney e Atenas.

Na disputa masculino, o organização acabou penalizando alguns competidores de elite por vácuo no ciclismo, o que não é permitido. Este foi o caso de Guilherme Manocchio, segundo colocado, e Raphael dos Santos, quinto.

PARTICIPAÇÃO DE ÚLTIMA HORA

A disputa do feminino também foi bastante equilibrada. Rita Correia e Yana Glasser dominaram as atenções desde o começo, fazendo um duelo particular pelo topo do pódio. As duas estiverem praticamente juntas nas duas primeiras etapas, a natação e o ciclismo, mas na corrida, a triatleta de Niterói mostrou porque é uma das melhores do país na atualidade. Ela abriu boa vantagem sobre a adversária e conseguiu o título da primeira etapa do RBK Premier Long Distance.

Além do topo do pódio, Rita ainda teve muito que comemorar neste domingo. Afinal, ela decidiu participar da etapa na última hora, em razão dos problemas físicos que a prejudicaram na disputa do Brasileiro em Vitória (ES), na semana passada, e provou estar recuperada. Além disso, a conquista deste domingo aconteceu no mesmo local onde ela começou no triatlo, há 15 anos.

“Estou muito feliz e emocionada. Primeiro porque consegui me recuperar em relação ao meu desempenho no Brasileiro, o me obrigou a decidir pela participação somente na última hora. Mas o importante mesmo foi vencer aqui no Rio, no Parque do Flamengo, o mesmo local onde comecei a disputar provas de triatlo. Não poderia ser melhor o meu domingo”, declarou a triatleta de Niterói.

Os melhores da etapa carioca foram os seguintes: Masculino 1º Leandro Macedo (BRA), 3h57min44seg; 2º Mauro Cavanha Conceição (BRA), 4h0min28seg; 3º Marcus Ornellas (BRA), 4h0m46s; Feminino 1º Rita Correia (BRA), 4h43min32seg; 2º Yana Barcik Glaser (BRA), 4h54min16seg; 3º Paula Montanhini (BRA), 5h7min20seg.

O circuito tem quatro provas programas para 2007. As datas são as seguintes: 18/03 Rio de Janeiro (RJ); 22/04 Ubatuba (SP); 05/08 Caiobá (PR); e 25/11 - Pirassununga (SP). Estão programadas duas provas de short distance, no dia 28/04, em Ubatuba, e 24/11, em Pirassununga, ambas válidas pelo Campeonato Paulista.

Outros artigos
publicidade
publicidade
Crochelandia

Blogs dos Colunistas

-
Ana
Kaye
Rio de Janeiro
-
Andrei
Bastos
Rio de Janeiro - RJ
-
Carolina
Faria
São Paulo - SP
-
Celso
Lungaretti
São Paulo - SP
-
Cristiane
Visentin

Nova Iorque - USA
-
Daniele
Rodrigues

Macaé - RJ
-
Denise
Dalmacchio
Vila Velha - ES
-
Doroty
Dimolitsas
Sena Madureira - AC
-
Eduardo
Ritter

Porto Alegre - RS
.
Elisio
Peixoto

São Caetano do Sul - SP
.
Francisco
Castro

Barueri - SP
.
Jaqueline
Serávia

Rio das Ostras - RJ
.
Jorge
Hori
São Paulo - SP
.
Jorge
Hessen
Brasília - DF
.
José
Milbs
Macaé - RJ
.
Lourdes
Limeira

João Pessoa - PB
.
Luiz Zatar
Tabajara

Niterói - RJ
.
Marcelo
Sguassabia

Campinas - SP
.
Marta
Peres

Minas Gerais
.
Miriam
Zelikowski

São Paulo - SP
.
Monica
Braga

Macaé - RJ
roney
Roney
Moraes

Cachoeiro - ES
roney
Sandra
Almeida

Cacoal - RO
roney
Soninha
Porto

Cruz Alta - RS