PARIS É A MELHOR EXPRESSÃO PARA A ALEGRIA DE VIVER.

( JOIE DE VIVRE )

LUIZ ZATAR no interior da saint-Chapelle, PARIS

Uma leitora me pergunta: Ai Luiz, Paris é linda não é? Não tem um defeito. Na minha opinião é o lugar mais bonito. Eu viajo com umas reportagens dessas. Muito linda mesmo. Parabéns pela matéria.
Me responda uma coisa: qual a sensação de ver o quadro da Monalisa de perto? Deve ser indescritível. Meu sonho, todas aquelas obras de Da Vince no Louvre...
O que vc sentiu quando esteve diante da mona Lisa, Luiz?

RESPONDO AQUI, INICIALMENTE, COMO SE CHEGA ATUALMENTE COM FACILIDADE A TAL OBRA: Existe um elevador que tem o ícone da Mona Lisa no lugar do número do andar. Você aperta o botão e sairá exatamente na sala reservada para o quadro mais famoso do mundo... É verdade, tem muita gente que não sabe se acredita no que vê, que chora... mas todos se entreolham depois de algum tempo, é como se ali estivesse retido um pedacinho do tempo, da história do mundo. Alguns dizem que o quadro é pequeno, muito menor do que supunham, tolice. Essa mesma apreensão, quase reverência é dada a capela Cistina, que eles colocam guardinhas para dizer o tempo todo que não se podem tirar fotos ( os flashes ) danificam as obras e o trabalho de restauração. Por mim, acho que a Capela Sistina já foi tantas vezes restauradas que já nem é mais a mesma... Mas pé parte da história da humanidade, uma obra encomendada pelo papa ao jovem Da Vince, e ele está lá no filme e na EPCOT ( Parque da Disney) pintando o quadro deitado... se forem até a capela Sistina eu aconselho a levarem binóculos porque todos ficam olhando para o teto á procura das imagens mais famosas, ícones da humanidade, mas você vê tudo distante, somente o Juízo Final está pintado numa parede á sua frente onde você pode apreciá-lo melhor.

A maior sensação que qualquer museu pode me dar foi de me colocar frente a frente com Toulose Lautrec, Monet, Renoir,Degas, Serraut, ( os grandes impressionistas, os artistas mais contemporâneos, o qual aprendemos a ver seus quadros em revistas desde crianças.)

Estar diante de um Van Gogh, o quadro dos girassóis por exemplo, ou do Bar LA NUIT, que tive prazer em entrar ( imagine, entrar dentro de uma pintura ) é como estar diante de um fato da história, parece que passaram-se anos, mas não, não são meros quadros, são relíquias que contam os movimentos históricos e sociais do mundo, registros de uma época... meu pai passou grande parte do tempo colecionando Os mestres da pintura, e eu viajava naquelas pinturas desde a Idade Média, mas sempre voltava aos grandes mestres ( quando morreram viraram mestres e os quadros passaram a ter mais valor, incrível, né? ) E aberto diante a mim estavam todos aqueles pintores e suas obras, a experiência no Museu D´orsay para mim foi única, está acima da sensação que você pode ter ao entrar no Louvre, cuja entrada hoje é feita no interior de uma pirâmide de cristal, e você vai descobrir que não terá tempo o suficiente para visitar sequer uma única das 4 alas que ele se subdivide...

O Louvre tem muitas coisas obras de pintores italianos, mas Da Vince reina na Itália, em cidades como Roma, no museu do Vaticano, nas obras arquitetôtinas, em Florença com o seu David; na Basílica de São Pedro em Roma, logo na entrada, com sua Pietá... Ver tais obras é sentir a presença de Deus viva entre os seres humanos, capazes de tanta beleza e de tanta barbárie...

ENTRADA DO LOUVRE

O CHAMP-ELYSÉES COM SUAS LUZES FEÉRICAS E SUA NOITE MÁGICA

. Essa belezinha erguida por Napoleão na Place Vendome, onde atrás tem o Ritz , o hotel que hospedou a Princesa de Wales, Lady Di, morta num acidente misterioso num dos túneis ( qualquer um que passa vê a marca do acidente na parede do túnel ) foi feito de vários canhões derretidos, canhões que foram usados na Batalha de Austerlitz por Napoleão. A história do ser humano é de uma barbárie só, domínio e escravismo. Resumindo: Poder.

. A igreja Madeleine é famosa por só ter colunas e não janelas, foi mandada ser construída assim, por Napoleão, ao contrário da igreja de Saint- Sulpice e a fonte dos 4 cardeais, onde o Marquês de Sade foi batizado.

No natal de 2004, as luzes da s galeries Lafayette nunca estiveram tão brilhantes.

. Não contente com as compras no Printemps, La Samaritaine e Galeries Lafayette, Silvia Chiozzo encomendou um carro novinho, conversível, só que britânico.

Próximo a Madeleine vamos encontrar o Olympia de Paris, onde la Dietrich e Piaf fizeram história e até nossa Bibi Ferreira encantou os parisienses...

. Atrás da Notre Dame tem uma passagem para a ilha de Saint-Louis, e é lá que vamos encontrar a casa de sorvetes mais famosa, a Maison Berthillon, com mais de 50 sabores diferentes. Prove o sorbet de champagne. Não falha.

. A Opera Garnier é um marco, à sua esquerda tem o Café de La Paix e atrás as galerias Lafayete e o Printemps, no coração do centro d e paris, pertinho do museu de Cera Grévin, diante do metrô mais antigo e central, se mistura com a própria história, hoje, impossível ver uma ópera ali... somente apresentações de balet. Seu interior é faustoso, tem no teto uma enorme pintura de Chagall , um lugar imperdível para ser visitado.

Em direção a Madeleine, estamos próximos do Maxim´s ... do Fauchon , oh, La avie em rose...

. Aqui estamos os três viajantes, desesperados de fome, tendo que passar a pão com patê ou com um raro presunto e queijo, aliás, se acontecer de passar a hora do almoço e voc~e ficar sem comer, tente pedir o croque-monsieur que é um simples pão de forma com bastante queiijo derretido por cima, o que vai dar a idéia de que você está comendo um misto ao contrário, mas é assim por lá, e tem o croque-madam, que ainda leva um ovo...porque o parisiense é muito rígido nos horários das refeições, ou seja , se você não aparecer na hora do almoço você não conseguirá uma comida quente, a cozinha estará fechada e talvez você não encontre um MacDonald´s por perto ou a versa francesa do MacDonald´s que é um coelho sorridente, o Quick´s. Quando estive da primeira vez na Disney Paris, eles ainda costumavam servir vinho ao invés de coca-cola, agora a coisa está mudando, a globalização está levando para sempre os traços da Paris onde o fast food não tinha vez, e , se por um lado vence o prático hambúrguer, por outro, morre a poesia. Lá também é a terra dos grandes salões de thea, ou chá, sempre uma boa opção para você saborear os quiches e tortas. Mas voltando ao assunto sério do almoço, a que horas exatamente eles fecham??? A hora do almoço para eles é sagrada. Três horas eles já não servem mais nada, fecham para o jantar. Além dos crepes, o Parisiense é famoso por sua sopa de cebola que vem gratinada com uma grossa cobertura de queijo e parece bufar feito um vulcão, minha mãe se espantou mas achou deliciosa e chegou a voltar no AU PIED....

. Por que será que os franceses cobram mais caro por uma Coca Cola do que por uma garrafa de vinho? Estamos todos habituados a matar a sede com coca cola, lá, as garrafas são menores e você paga como se estivesse tomando ouro. Mas soube caçar restaurantes brasieleiros aonde servem até guaraná e oferecem desde feijoada a um elegante churrasco, com samba ao vivo, isso é a Paris dos latinos.

. O que é mais parisiense, O Lido com suas mulheres de peito de fora, os candelabros que sobem, as fontes que surgem do nada e você é fotografado e acaba numa caixa de fósforos, dessas que colecionávamos, ou o velho e bom MOULIN ROUGE ? Nicole kidman não pode estar errada... Aliás, por todos os cantos encontramos placas com marcos históricos da cidade a recontar a sua história fantastique!

. Indispensável um cruzeiro pelo Sena, seja com gala ou sem gala, mas resgatando aquele glamour que faz de paris uma cidade encantada, cheia de arrondissements e lugares misteriosos, cheios de poesia, você pode andar por aquelas pracinhas ao som de acordeão, entrar em alguns restaurantes em Montparnasse onde uma cover de Edith Piaf irá interepretá-la em seus dias de glória, enquanto você prova o trágico cuscuz marroquino.

Não me perguntem o porquê do trágico. O cheiro parecia bom, mas era um caldo grosso, esquisito, dentro só havia uma cenoura boiando que Silvia Chiozzo morrendo de rir a içou...

Na minha lasanha veio também um lindo e comprido fio de cabelo bem grosso, maior do que o rabo de cavalo da francesa que a serviu e, numa outra ocasião, num almoço de Natal, assiste uma cena inusitada, Flávio de repente saiu pulando pela mesa batendo com o cabo da faca em sua salada... ninguém olhou. É bem verdade que a salada saiu andando e ele saiu acompanhou a salada em movimento enxotando o alface pela mesa. Olhei ao meu redor, famílias inteiras almoçando, casais namorando, criancinhas vestidas como Homem-Aranha, seus super-heróis. Olhei para Flávio e perguntei o que tinha acontecido. Ele sussurrou: Tinha uma barata na minha salada, estava se escondendo sob as folhas.

Você acha que ele se queixou com a cozinha? Passamos para o segundo prato... As estradas parisienses são cheias de restaurantes e paradas para encher o tanque e eu aproveitava para ir na seção das saladas com batatas, salsichas, molhos da Alsácia. Às vezes o frio era tanto que o sanduíche que a gente levava pro carro para comer parecia duro feito um picolé.

. Chocolatiers -Paris, a cidade dos chocolatiers, das casinhas que escondem receitas de chocolates produzidos desde 1700 e qualquer coisa a 1800, encontrei a DeBauve & Gallais: 30 rue des Saint-Peres, Paris 7 and 33 Rue Vivienne, Paris 2. Não perca este endereço.

.Numa casa em Melun , há menos de 30 ou 40 quilõmetros de Paris, duas vezes por semana, são feitos jantares á luz de velas e tome velas, é como no passado onde os candelabros eram todos cheios de velas acesas ao grand estilo BARRY LYNDON de Stanley Kubrick. Você é levado de carrugaem até um certo ponto onde desce nos jardins cheios de artoches e iluminados por velas até adentrar a deslumbrante mansão, que quando passei, a caminho de Strasbourg, estava fechada, mas tirei fotos imperdíveis, o dono daquelas terras era o mesmo jardineiro real, ou seja, já havia naquela época a tal da corrupção... Até há pouco tempo, títulos de nobrezas eram leiloados, mas quem adquiria um título de nobre, tinha que arcar com as despesas de convidar uma vez por semana toda a nobreza e pagar pelo caviar e escargot, assim, o cara ia a bacarrrota.

A casa de qualquer chocólatra , a Disneylândia dos docinhos encantados, onde você não pode tocar nas caixas de doces, é recomendável...

... Você se encanta ao entrar numa dessas casas, cada bombom coberto com um confeito diferente, pessoas ao fundo bebendo chocolate quente. Me deu vontade de levar cinco caixas na hora e em paris, o cliente não sai pegando as caixas, assim, sem mais nem menos, há todo um ritual e eu que estava sem tempo descobri pelos olhares de horror da balconista que eu deveria estar assaltando a loja.

A minha resposta foi colkcoar as caixas no balcão diante a mulherzinha horrível que me olhava com ares diabólicos e mostrar para ela minha carteira cheia de dinheiro.l feito isso, ela não ficou mais me vigiando, isso depois de ter me tirado o meu prazer. Nunca mais consegui voltar aquela loja, somente numa noite da virada do ano em que os metrôs fecharam por greve e não havia táxis ( exceto se vc desse uma gorjeta de 200 euros, para atravessar a cidade. ) Resultado, acabei passando em frente a tal loja ... cruzei o rio sena, atravessei o Louvre a pé e só fui chegar ao hotel em Montparnasse ás cinco horas da manhã... a cueca eu joguei fora. A calça também. Naquela noite em que me senti um imbecil total com a bunda ardendo e usando creme nívea, assistia às últimas notícias da tsunami que devastara toda a Indonésia. Nos idos de 2004 para 2005.

. As fontes da Place de la Concorde , todas pintadas a ouro, a beleza ímpar dos seus cafés resguardam Paris – para as novas gerações – como um hino ao amor! Mas lembre-se, fazer amor sem tomar banho deve ser normal porque existem nos magazines e isto eu comprei, um desodorante com o poder de durar 7 dias. Não é de se admirar que ao fazer visitas nos supermercados haja tanto queijo verde, azul, com cabelo crescendo, mas você não estaria em Paris se não fizesse uma visita ao Bom marche com suas máquinas automáticas de pesar, você clica na fruta e lá sai impresso o preço da fruta desenhada. São mais de 5 quilômetros de mercado. E o que seria da França se não fossem aquelas lindas tendas vermelhas, toldos coloridos, as luzes dos lampiões acesos, as vitrines do Fauchon a maior casa de especiarias e iguarias para a festa dos gourmets e cozinheiros.

Uma vez, no Louvre, me enamorei por um quiche de alho poro que deu pena de ser comido. As tortinhas de framboesas, o que fazer? Je ne se pas... Procuro pelas vozes de Mireille Mathieu, Charles Aznavour, Françoise Hardy... e como num sonho parece que escuto:

tous les garsons et les filles de mon age
se promanent dans la rue deux par deux
tous les garsons et les filles de mon age
savent bien ce que c'est d'atre heureux

tous les garsons et les filles de mon age
font ensemble des projets d'avenir
tous les garsons et les filles de mon age
savent tras bien ce qu'aimer veut dir

. Ao fundo, a avenida toda verde que se perde de vista é o Champs Elysées.

Prometo voltar com aventuras na caverna de lascaux, uma passagem atribulado pelo castelo de Chenoceau e quem sabe um pulo a Riviera francesa? EuroDisney, vale a pena?

Me aguardem!

Breve percorreremos os caminhos da França, o vale do Loire, a Borgonha, a Normandia... cidades como ROUEN, CAEN, SAINT-MALOT...

publicidade
publicidade
Crochelandia

Blogs dos Colunistas

-
Ana
Kaye
Rio de Janeiro
-
Andrei
Bastos
Rio de Janeiro - RJ
-
Carolina
Faria
São Paulo - SP
-
Celso
Lungaretti
São Paulo - SP
-
Cristiane
Visentin

Nova Iorque - USA
-
Daniele
Rodrigues

Macaé - RJ
-
Denise
Dalmacchio
Vila Velha - ES
-
Doroty
Dimolitsas
Sena Madureira - AC
-
Eduardo
Ritter

Porto Alegre - RS
.
Elisio
Peixoto

São Caetano do Sul - SP
.
Francisco
Castro

Barueri - SP
.
Jaqueline
Serávia

Rio das Ostras - RJ
.
Jorge
Hori
São Paulo - SP
.
Jorge
Hessen
Brasília - DF
.
José
Milbs
Macaé - RJ
.
Lourdes
Limeira

João Pessoa - PB
.
Luiz Zatar
Tabajara

Niterói - RJ
.
Marcelo
Sguassabia

Campinas - SP
.
Marta
Peres

Minas Gerais
.
Miriam
Zelikowski

São Paulo - SP
.
Monica
Braga

Macaé - RJ
roney
Roney
Moraes

Cachoeiro - ES
roney
Sandra
Almeida

Cacoal - RO
roney
Soninha
Porto

Cruz Alta - RS