Machuca

http://www.jornalorebate.com/91/1_clip_image002_0000.jpg

Machuca é mais um filme latino-americano que mexe com os nossos brios. Influenciado pelas transformações político-sociais que o Chile atravessava no governo Allende, o padre McEnroe(Ernesto Malbran), diretor do conceituado colégio Saint Patrick, um dos mais conceituados do País, implementa o programa nacional de ação afirmativa que abre as portas da instituição para as crianças pobres da região, integrando assim os dois mundos.

Já no meio do ano letivo, Pedro Machuca ingressa no educandário religioso, em uma classe equivalente a sua idade (11 anos), e conhece Gonçalo Infante. Este mora numa boa casa em um tradicional bairro de classe alta, enquanto que aquele vive em uma favela de Santiago.

A despeito do enorme abismo social que os separa, os deixa deslocados e atrai brincadeiras preconceituosas por parte de algumas crianças ricas do colégio, como reflexo do descontentamento com as políticas governamentais de inclusão social, Pedro e Gonçalo tornam-se amigos.

 Nesse momento, o Chile passa por uma conturbada crise política. De um lado Salvador Allende, que tenta implantar um governo marxista em uma das sociedades mais conservadoras da América-Latina, apoiado por classes mais baixas urbanas, universitários, camponeses e de outro, as forças conservadoras, em geral compostas por segmentos da classe média burguesa e da elite reagem violentamente com boicotes, panelaços e pedidos de intervenção militar.

Sem tomar conhecimento das mudanças que estão por acontecer, apesar de participarem dos movimentos que a antecedem, Pedro e Gonçalo passam a conhecer as realidades completamente distintas de ambos. Pedro dorme um noite na casa de seu colega da burguesia e testemunha a hipocrisia de sua intocável família, a qual essa classe tanto se esforça em defender. Por outro lado, Gonçalo conhece a favela e na sua inocência sente-se confortável, apesar das enormes dificuldades.

Vale ressaltar a excelente atuação e a importância do papel de Manuela Martelli, como Silvana Ernesto, uma menina pobre, um pouco mais velha que a dupla, que já começa a tomar consciência do acirramento da luta de classe que está sendo travada em seu país, razão pela qual divide sentimentos de atração e repulsa pelo novo amigo rico.

 Em 11 de setembro de 1973, o Palácio La Moneda foi invadido a mando de Augusto Pinochet, para depor o presidente eleito democraticamente pelo povo. Com o golpe militar, a favela de Machuca, pessoas progressistas como o padre McEnroe e toda a classe trabalhadora do Chile passam a conhecer a fúria da classe burguesa, quando retoma o poder que havia perdido.

Ficha Técnica
Título original: "Machuca"
Gênero: drama
Distribuição: Mais filmes
Direção: Andrés Wood
Roteiro: Andrés Wood
Elenco:
Matias Quer
Ariel Mateluna
Manuela Martelli
Ernesto Malbran
Aline Kuppenheim
Estúdio: Wood Producciones/Tornasol Films

Veja o trailer

publicidade
publicidade
Crochelandia

Blogs dos Colunistas

-
Ana
Kaye
Rio de Janeiro
-
Andrei
Bastos
Rio de Janeiro - RJ
-
Carolina
Faria
São Paulo - SP
-
Celso
Lungaretti
São Paulo - SP
-
Cristiane
Visentin

Nova Iorque - USA
-
Daniele
Rodrigues

Macaé - RJ
-
Denise
Dalmacchio
Vila Velha - ES
-
Doroty
Dimolitsas
Sena Madureira - AC
-
Eduardo
Ritter

Porto Alegre - RS
.
Elisio
Peixoto

São Caetano do Sul - SP
.
Francisco
Castro

Barueri - SP
.
Jaqueline
Serávia

Rio das Ostras - RJ
.
Jorge
Hori
São Paulo - SP
.
Jorge
Hessen
Brasília - DF
.
José
Milbs
Macaé - RJ
.
Lourdes
Limeira

João Pessoa - PB
.
Luiz Zatar
Tabajara

Niterói - RJ
.
Marcelo
Sguassabia

Campinas - SP
.
Marta
Peres

Minas Gerais
.
Miriam
Zelikowski

São Paulo - SP
.
Monica
Braga

Macaé - RJ
roney
Roney
Moraes

Cachoeiro - ES
roney
Sandra
Almeida

Cacoal - RO
roney
Soninha
Porto

Cruz Alta - RS