Anemia

Quando há diminuição de glóbulos vermelhos ou da quantidade de hemoglobina, proteína do sangue encarregada de transportar o oxigênio dos pulmões para todas as células do organismo, começam a aparecer os sintomas de uma doença chamada anemia. Como é caracterizada pela palidez, que pode ser notada não só na pele, mas na perda de coloração das unhas, gengivas e do interior das pálpebras, faz parte da prática médica, durante o exame clínico, no consultório, a verificação desses sinais.

Sintomas

Os sintomas da anemia, muitas vezes passam despercebidos, confundidos com cansaço por excesso de trabalho, ou mal-estar passageiro, pois, de início, o paciente sente fadiga e sensação de fraqueza. Começam, então, a aparecer outros: perda de peso e diarréia, náusea e falta de apetite, olhos amarelados, baixa resistência a infecções. À medida que a doença se agrava, podem surgir falta de ar e taquicardia, febre e sudorese, urina escura, sangramento menstrual intenso e, até mesmo, problemas de visão.

Causas

Fatores genéticos que alteram a formação das hemácias, células em forma de disco que dão a cor vermelha ao sangue, devido ao pigmento chamado hemoglobulina. estruição dos glóbulos vermelhos devido a falhas no sistema imunológico ou em reação a certos medicamentos. Deficiência de vitamina B12 devido a problemas digestivos, falhas de absorção da vitamina, dieta pobre em carne, leite, ovos e leite. Problemas na medula óssea devido a infecções virais, hepatite A,B e C; exposição a radiações ou ambientes tóxicos.

Tipos de anemia

Existem vários tipos de anemia:

Anemia aplásica - A medula óssea não produz número adequado de elementos do sangue periférico. Anemia ferropriva - É a forma mais comum da doença, causada por falta de ferro no organismo. Aparece, em geral, em mulheres, devido a alimentação inadequada, durante a gestação ou amamentação, ou em idosos, devido a dieta pobre em ferro. Anemia por deficiência em ácido fólico - A suplementação de ácido fólico, antes da gravidez e nos primeiros meses de gestação, pode prevenir alguns defeitos congênitos no feto, como a espinha bífica.

Formas mais raras são:

Anemia falciforme - A doença, caracterizada pela incapacidade de os glóbulos vermelhos transportarem oxigênio para os tecidos do corpo, afeta, principalmente, os negros.Começa a manifestar-se no final do primeiro ano de vida, mas pode ser diagnosticada, por amniocentese, no segundo trimestre da gestação. Talassemia - Ocasionada pelo acúmulo deficiente de hemoglobina, com anormalidade das hemácias, é uma doença hereditária, prevalente na região do Mediterrâneo, Oriente Médio e Sudeste Asiático. Existe em forma mais branda e em forma severa. Anemia perniciosa - Doença causada pela incapacidade de o organismo absorver vitamina B12.

Diagnóstico

As anemias são diagnosticadas por determinados sinais clínicos e laboratoriais, dos quais o mais importante é a diminuição da taxa de hemoglobina. São várias as etapas de um diagnóstico. A primeira visa saber se trata de uma anemia por falta de produção, por excesso de destruição ou por perda hemorrágica.

Os exames de laboratório são:

Hemograma - para contagem de glóbulos vermelhos, brancos, plaquetas, reticulócitos, nível de B12, ferro, ácido fólico, G6PD, tamanho e formato das hemácias. Eletroforese da hemoglobina, para checar hemoglobinas anormais. Exame de urina, para medir a excreção do ácido metilmalônico. Exame de Coombs, para detectar anemia hemolítica. Exame de fezes, para verificar presença de sangue.

Tratamento

Dependendo do tipo e do estágio da doença, o médico poderá prescrever suplementos de ácido fólico, ferro vitaminas C e B12; medicamentos para prevenir infecções; transfusões de sangue; internação hospitalar para assistência adequada. Modernamente, existe a possibilidade de transplante de medula óssea de doador compatível, para tratamento da anemia aplásica.

Recomendações

A não ser que se trate de uma forma grave da doença, a anemia pode ser prevenida com alimentação rica em ferro, ácido fólico e vitamina B12:

Alimentos que contêm ferro: vegetais verdes e folhas; carne vermelha (magra); bife de fígado; aves, peixe, ostra; germe de trigo; frutas secas e cereais com adição de ferro. Alimentos ricos em ácido fólico: aspargo, espinafre, alface, brócolis, rúcula; feijão; germe de trigo; aveia. Alimentos que contêm vitamina B12: carne magra, peixe, aves e derivados do leite.

Além disso, deve-se ingerir alimentos com alta concentração de vitamina C, como frutas cítricas, tomates e morangos e evitar não só bebidas alcoólicas e fumo, mas chás, refrigerantes, cervejas e sorvetes, pois contêm fosfatos.

Um dos cuidados importantes é evitar contato com produtos químicos e radioativos.

publicidade
publicidade
Crochelandia

Blogs dos Colunistas

-
Ana
Kaye
Rio de Janeiro
-
Andrei
Bastos
Rio de Janeiro - RJ
-
Carolina
Faria
São Paulo - SP
-
Celso
Lungaretti
São Paulo - SP
-
Cristiane
Visentin

Nova Iorque - USA
-
Daniele
Rodrigues

Macaé - RJ
-
Denise
Dalmacchio
Vila Velha - ES
-
Doroty
Dimolitsas
Sena Madureira - AC
-
Eduardo
Ritter

Porto Alegre - RS
.
Elisio
Peixoto

São Caetano do Sul - SP
.
Francisco
Castro

Barueri - SP
.
Jaqueline
Serávia

Rio das Ostras - RJ
.
Jorge
Hori
São Paulo - SP
.
Jorge
Hessen
Brasília - DF
.
José
Milbs
Macaé - RJ
.
Lourdes
Limeira

João Pessoa - PB
.
Luiz Zatar
Tabajara

Niterói - RJ
.
Marcelo
Sguassabia

Campinas - SP
.
Marta
Peres

Minas Gerais
.
Miriam
Zelikowski

São Paulo - SP
.
Monica
Braga

Macaé - RJ
roney
Roney
Moraes

Cachoeiro - ES
roney
Sandra
Almeida

Cacoal - RO
roney
Soninha
Porto

Cruz Alta - RS