O ESTRESSE E A FAMÍLIA .

O estresse é definido como um conjunto de reações do organismo à agressões de ordem física, psíquica, infecciosa e outras, capazes de perturbar-lhe a homeostase ( equilíbrio/estabilidade).

Não há dúvida que o estresse acarreta uma reação fisiológica de impacto em nosso corpo: altera a respiração, os batimentos cardíacos, o consumo de oxigênio e todo o nosso bem estar.

Por mais incrível que possa parecer, o estresse vem se tornando parte de nossas atribuladas vidas e alguns de nós já começamos a nos acostumarmos a ele...
Em pequenas doses, pode vir a ser algo positivo na medida em que ajuda-nos a ficar mais alertas e a potencializar a memória. Entretanto, situações prolongadas de estresse ou mesmo o estresse crônico podem acarretar sérios e irreversíveis danos à nossa saúde, às funções cognitivas e, principalmente ao espírito!

As fontes de estresse são muitas e variadas. Podem ser transitórias ou pertencer ao ciclo de mudanças naturais da vida como divórcio, por exemplo, ou a perda de um ente querido. Também estão ligadas a causas externas como trabalho e escola ou à conflitos pessoais como timidez e solidão.

A maneira de lidar com o estresse varia amplamente de indivíduo para indivíduo e depende de fatores como:

- vulnerabilidade - há pessoas mais resistentes à frustração sendo, portanto, menos vulneráveis a serem atingidas e outras com baixa resistência à frustração o que as torna facilmente fragilizadas.

- recursos de colaboração - se há uma disponibilidade de ajuda no núcleo familiar, entre amigos, colegas de trabalho ou escola, a superação do problema é alcançada com maior facilidade.

- flexibilidade – pessoas mais rígidas tendem a estressar-se com mais freqüência do que aquelas com maior capacidade de adaptação à situações novas, por exemplo.

- capacidade de recuperação – algumas pessoas permanecem mais tempo no estado de sofrimento pela dificuldade em obter recursos próprios que as levem a sair da situação dolorosa e estressante a que estão expostas.

A predisposição genética para a ansiedade e também fatores familiares muito contribuem para o estresse e precisam ser levados em consideração. Observamos dinâmicas familiares onde seus membros ora agem de forma a amenizar os fatores de estresse, ora exacerbam os mesmos fatores.

Quem de nós já não conviveu com uma família estressada onde qualquer situação banal é dramatizada ao extremo por todos? E onde um simples episódio transforma-se logo em gritaria ou drama, paralisando a todos e acabando por contagiar a quem esteja por perto?

E quantas famílias, também já assistimos, que conseguem driblar, contornar e tranqüilizar a todos a sua volta diante da experiência de uma situação pesada ou difícil?

Observando a maneira como algumas famílias se unem em torno de uma meta comum para expulsar o estresse para fora de suas vidas é que podemos constatar como elas podem ser engenhosas em fabricar soluções para amenizar o impacto que o estresse causa.

Uma família bem estruturada ensina-nos, desde pequenos, a usar nossos recursos internos e nossa energia da melhor forma possível para encarar e contornar uma simples tarefa de dever de casa até a entrevista para o nosso primeiro emprego. São famílias constituídas por pais e avós acolhedores e sábios que preservam os velhos hábitos de férias familiares, jantares em comum, participação ativa nas conquistas e dores que atingem a cada um.

Elisabeth Noël Ribeiro

publicidade
publicidade
Crochelandia

Blogs dos Colunistas

-
Ana
Kaye
Rio de Janeiro
-
Andrei
Bastos
Rio de Janeiro - RJ
-
Carolina
Faria
São Paulo - SP
-
Celso
Lungaretti
São Paulo - SP
-
Cristiane
Visentin

Nova Iorque - USA
-
Daniele
Rodrigues

Macaé - RJ
-
Denise
Dalmacchio
Vila Velha - ES
-
Doroty
Dimolitsas
Sena Madureira - AC
-
Eduardo
Ritter

Porto Alegre - RS
.
Elisio
Peixoto

São Caetano do Sul - SP
.
Francisco
Castro

Barueri - SP
.
Jaqueline
Serávia

Rio das Ostras - RJ
.
Jorge
Hori
São Paulo - SP
.
Jorge
Hessen
Brasília - DF
.
José
Milbs
Macaé - RJ
.
Lourdes
Limeira

João Pessoa - PB
.
Luiz Zatar
Tabajara

Niterói - RJ
.
Marcelo
Sguassabia

Campinas - SP
.
Marta
Peres

Minas Gerais
.
Miriam
Zelikowski

São Paulo - SP
.
Monica
Braga

Macaé - RJ
roney
Roney
Moraes

Cachoeiro - ES
roney
Sandra
Almeida

Cacoal - RO
roney
Soninha
Porto

Cruz Alta - RS